No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Nocaute - Southpaw - EUA (2015)
Publicado em 02/10/2015

Ricardo Beleza

E-mail:
Cidade: Bagé / RS
Jornalista e crítico de cinema
Ricardo Beleza

Drama esportivo dirigido por Antoine Fuqua

Foto: Alicia Ibañes/Especial FS

O boxeador Billy Hope (Jake Gyllenhaal) é detentor do título mundial na sua categoria.  Em meio a isso tudo ele sofre com as investidas de outro pugilista que almeja seu titulo. Em uma dessas provocações, uma tragédia acontece.  Billy entra em estado de culpa e autocomiseração e, a partir daí, perde seu cinturão, sua fortuna e a guarda de sua filha.
Essa é uma dessas histórias de superação, muito bem contada, mostrando de pertinho os bastidores do mundo do boxe.  “Southpaw” ou “Pata do Sul” é o nome que se dá, nos EUA, ao boxeador canhoto. Reza a lenda que esses desportistas aguentam muita pancada, mas que também são azarões. A temática de pugilista canhoto já foi abordada em outro filme de 1976 chamado: Rocky, um Lutador.
Nocaute é muito bem feito, principalmente nas cenas de luta. Gyllenhaal está em ótima forma física e cênica, demonstrando que é um dos grandes talentos do cinema na atualidade. No elenco principal temos ainda: Rachel McAdams, 50 Cent e o grande  Forest Whitaker no papel do treinador Tick Wills.
A coluna de hoje vai para três amigos praticantes de boxe e artes marciais: Renato Ramos Gasparri Filho, Marcelo Xavier de Bem e o meu professor de jiu jitsu e lutador de MMA: Émerson Navalhada. Um bom fim de semana a todos.

Deixe sua opinião