No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Lincoln (EUA, 2012)
Publicado em 15/02/2013

Ricardo Beleza

E-mail:
Cidade: Bagé / RS
Jornalista e crítico de cinema
Ricardo Beleza

Filme

Foto: Alina Souza / Especial FS

Estadista interpretado pelo premiado Daniel Day-Lewis

Este longa-metragem é o grande favorito na premiação dos Oscars de 2013, que acontecerá no dia 24 de fevereiro. Tem na direção o bom e velho Steven Spielberg, e no roteiro Tony Kushner, que o escreveu se baseando no livro de Doris Kearns Goodwin. Nesta cinebiografia sobre o presidente norte-americano Abraham Lincoln, o que se vê é uma aula sobre política e democracia, durante quase todo o filme é mostrado como o presidente e seus aliados fizeram para aprovar por votação a décima terceira emenda, que aboliria a escravatura, acabando assim com a guerra civil.
Mais uma vez, o melhor ator do mundo Daniel Day-Lewis hipnotiza o espectador com uma atuação soberba. A fotografia de Janunz Kaminski é uma cópia muito fiel das fotos que se tiravam na época, e o figurino de Joanna Johnston idem. A música composta por John Williams emociona juntamente com os diálogos perfeitos. No elenco principal temos ainda atuações inspiradas de Sally Field como a esposa de Lincoln, e Tommy Lee Jones como o abolicionista Thaddeus Stevens.
Dedico esta coluna a uma pessoa muito especial para mim, que é do mesmo signo do presidente Lincoln (aquário), e que também luta pelos direitos humanos, um beijo para ti minha linda e siga nessa nobre jornada.

Deixe sua opinião