No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Ex-Machina: Instinto Artificial - Reino Unido (2015)
Publicado em 04/09/2015

Ricardo Beleza

E-mail:
Cidade: Bagé / RS
Jornalista e crítico de cinema
Ricardo Beleza

Ficção científica dirigida por Alex Garland

Um jovem programador de computadores chamado Caleb (Domhnall Gleeson) é escolhido para um programa de uma semana na casa de Nathan Bateman (Oscar Isaac). Nathan é o dono e fundador da empresa onde Caleb trabalha. O programa consiste em analisar uma androide com inteligência artificial chamada Ava (Alicia Vikander).
Excelente filme sobre inteligência artificial, um dos melhores que já vi, comparando com outras boas produções que abordam o mesmo assunto, como: Chappie (2015) e A.I. Inteligência Artificial (2001).
Este tema está muito em voga, porque estamos bem próximos, a meu ver, do momento em que teremos androides com inteligência trabalhando a nosso favor. E esse é o grande medo, pois o discurso que tem sido apresentado em algumas produções cinematográficas como Matrix (1999) apresenta um mundo onde as máquinas se voltam contra os humanos, seus criadores, e tomam conta de quase tudo.
Em Ex-Machina, temos essa abordagem também, mas de forma mais sutil. A produção é nota 10 em: fotografia, música, sets, efeitos e roteiro. Quem se destaca é Oscar Isaac, no papel do excêntrico Nathan, uma espécie de doutor Frankenstein e Barba Azul da robótica.
Show de bola esse filme por conseguir misturar entretenimento com uma discussão séria sobre essa questão que, acredito, será de interesse de todos num futuro próximo. Um bom final de semana e um grande abraço a todos.

Deixe sua opinião