Dezesseis Luas - Beautiful Creatures (EUA-2013)
Publicado em 19/04/2013

Ricardo Beleza

E-mail:
Cidade: Bagé / RS
Jornalista e crítico de cinema
Ricardo Beleza

Filme

Longa-metragem direcionado ao público jovem dirigido por Richard LaGravenese e com o roteiro baseado no livro de mesmo nome.
Trata-se de um romance com fantasia e drama que conta a história de um jovem do interior, mais precisamente da cidade de Gatlin, que fica no estado da Carolina do Sul.
O jovem se chama Ethan Wate (Alden Ehrenreich), ele cursa o terceiro ano do colegial e cuida de seu pai, que se isolou no dormitório após o falecimento da esposa. Ethan é um rapaz esperto que aprecia literatura de contracultura como: William S. Burroughs, Anthony Burgess, entre outros... Esses autores são malditos e seus livros proibidos na cidadezinha, que possui um povo pacato e religioso. Ethan se interessa por uma aluna recém-chegada, chamada Lena Duchannes (Alice Englert), uma jovem de 15 anos que também é fascinada por literatura de contracultura, mais precisamente no “dirty old man” Charles Bukowski. Lena é descendente dos fundadores da cidade e mora em uma casa longe do centro, junto a sua excêntrica família, que carrega a má fama de serem satanistas. A história do romance desses adolescentes lembra bastante a “Saga Crepúsculo”. Os trunfos que diferem essa produção da outra, foram a escolha de Jeremy Irons, Viola Davis e Emma Thompson, para o elenco coadjuvante, eles enriquecem a dramaticidade que é alicerçada pelos dois protagonistas de pouca experiência. A música e os efeitos especiais são bem clichês. O que fica do filme são as referências literárias de altíssima qualidade, a fotografia bucólica do interior da Carolina do Sul e a sedutora Emmy Rossum no papel da fatal Ridley Duchannes. Dedico esta coluna à memória de Gino Nonticuri, cidadão e marido exemplar, avô do amigo Guilherme e pai de Gisela, Gino nos deixou na última sexta-feira.

Deixe sua opinião