No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Cinema
Publicado em 07/12/2012

Ricardo Beleza

E-mail:
Cidade: Bagé / RS
Jornalista e crítico de cinema
Ricardo Beleza

Looper - Assassinos do Futuro ( EUA, 2012)

Foto: Alina Souza / Especial FS

Ficção científica misturada com filme de ação, dirigida e escrita por Rian Johnson.
Em 2044 as viagens no tempo se tornam uma realidade, e os Estados Unidos vivem o caos com sua economia em pedaços, a pobreza, a violência, e o crime imperam nas ruas. As viagens no tempo não são legalizadas, e o crime organizado as utiliza para cometer assassinatos, enviando suas vítimas do futuro para serem executadas no presente, evitando assim o rastreamento da polícia. Joe (Joseph Gordon-Levitt) é um desses assassinos a preço fixo, que são chamados de “Loopers”.
É raro hoje em dia encontrar um roteiro de Sci-Fi dos bons, às vezes parece que todas as opções de previsão futura já foram escritas. “Looper” demonstra que há muito ainda para se explorar nesse gênero de filmes. O talentoso Joseph Gordon-Levitt rouba as fichas montando um personagem que além de carregar o peso na consciência de ser um assassino, ainda tem que imitar os trejeitos de outro ator, no caso, o astro de ação Bruce Willis. Os cenários do filme são bem feitinhos mostrando um futuro no qual a energia solar predomina em edifícios e carros. O figurino é retrô, ou seja, mais ou menos o que está na moda hoje em dia. Embora todos esses outros aspectos tecnológicos do futuro sejam bem trabalhados pela produção, o que impressiona mesmo neste longa-metragem é a criatividade da história que não deixa furos, dando um realismo que ajuda a envolver o espectador na trama. No elenco principal temos ainda: Emily Blunt, Paul Dano, Noah Segan, Piper Perabo, Jeff Daniels, e Qing Xu.
Agradeço a indicação deste filme ao amigo veterinário, cinéfilo, ator, e colecionador de “Action Figures” Michel Godinho. 

Deixe sua opinião