No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Mulheres fazendo história
Publicado em 01/08/2019

Meilene Fontes

Meilene Fontes

Hoje quero destacar mais um avanço das mulheres no esporte. Entre tantas conquistas que já foram alcançadas, os Jogos Pan-Americanos 2019 nos revelam números que devemos comemorar.

Nesta edição, o Brasil enviou a maior proporção de mulheres dentro de sua delegação em toda a história dos jogos.

Dos 486 atletas que vão representar o país, 236 são do sexo feminino (48,5%) e 250 do sexo masculino (51,5%). Visto, especialmente pelos brasileiros, como o Pan da igualdade, a competição é mais uma ferramenta que mantém pulsante a ideia de que as mulheres ganharam espaço em diferentes modalidades esportivas.

O Comitê Olímpico Brasileiro tem reafirmado que a meta deste Pan-Americano é conquistar o maior número possível de  vagas ou pontos no ranking para Tóquio 2020, além, é claro, de melhorar o aproveitamento no quadro de medalhas. Em Toronto 2015, a equipe brasileira subiu ao pódio 141 vezes, com a conquista de 42 medalhas de ouro. Até hoje, a melhor participação dos brasileiros foi em casa, no Rio 2007, quando o Brasil faturou 157 medalhas, sendo 52 de ouro. Desde então, figura sempre na terceira colocação do quadro geral de medalhas. Todos estes números trazem a participação feminina, com talentos em diferentes modalidades, como: patinação (Bruna Wurts), mountain bike (Jaqueline Mourão) taekwondo (Milena Titoneli), triatlo (Luisa Baptista), wakeboard (Mariana Nep) e no pentatlo moderno (Iêda Guimarães). Além destas, a equipe de handebol faturou o ouro, mantendo-se no topo da modalidade apesar de todas as limitações de investimentos.

Paralelamente, enquanto as brasileiras brilham na capital peruana, no Rio de Janeiro uma estrangeira dá seus primeiros passos na Granja Comary. Pia Sundhage, primeira estrangeira a comandar a Seleção feminina, traz com ela toda a expectativa de que novos talentos possam ser revelados e que nosso país passe a ser referência mundial.

Então, no esporte, 2019 vai indo bem, pois elas estão com tudo!


Deixe sua opinião