SOCIAL 4 DE DEZEMBRO
Publicado em 04/12/2019

Marcos Pintos

Cidade: Bagé / RS
Colunista social - Paralelo MP
Marcos Pintos

Foto: Divulgação/FS

Jean Saliba e Carine Sachett pelas lentes da coluna no último dia da Mostra Villa Toscana de Arquitetura

“As sombras se fazem para aqueles que, conhecedores da verdade, preferem deitar-se na cama da ignorância onde o sono da ansiedade os aguarda”. MP

Mostra coroada 
Domingo, 1º, marcou o encerramento da 2ª Mostra Villa Toscana de Arquitetura deixando atmosfera de saudade, tanto no timaço de arquitetos protagonistas; quanto nos “décor lovers” que por lá circularam nos cinco dias de evento. Segundo a organizadora, Marinei Paiva Sá, 1483 pagantes – fora arquitetos e colaboradores –, adentraram a propriedade da família Frazão superando os 900 visitantes da edição 2018. “O sentimento que nos move é de gratidão e dever cumprido. Os feedbacks são unanimemente positivos comprovando a maturidade almejada e amplamente atingida. Nosso plano era torná-la, ainda, palco de negócios e difusora de conhecimento, o que materializou-se com sucesso. Muitas ideias nascendo para a 3ª edição”, comentou Marinei, exausta, porém feliz, à reportagem social. #Bravíssimo! 

Ecletismo & badalação: 10 anos de Paralelo MP
Amigos, familiares, leitores, ouvintes e seguidores bombaram a comemoração aos 10 anos de Paralelo MP sexta-feira, 29 de novembro, superando as expectativas. Para todo o lado que se olhasse no lounge assinado pelos profissionais da Sá Moglia Arquitetura, avistava-se turmas conhecidas vibrando no ecletismo característico das mídias paralelas sob céu cravejado de estrelas. As ilhas gourmet criadas por Sushi House, Panta Avancini, Mad House, Las Tapas, Sonho e Sabor confirmaram que, no quesito gastronomia, Bagé está muito bem servida sim senhor. As comidinhas ganharam harmonização junto a espumantes oferecidos pela Dinapolli Centro Automotivo e Bueno Wines. Sucesso! Na picape, Leandro Manolas mostrou o porquê de brilhar como DJ residente de consagradas boates como a Ovo Club, (leia-se Enjoy Punta del Este). Táxi Driver mandou ver o bom e clássico rock ‘n’ roll colocando todos para dançar em repertório de extremo bom gosto. Assim, movido a pura gratidão, encerro a cobertura da Mostra Villa Toscana de Arquitetura e dos dez anos de trabalho na mídia bageense. Até a 11ª comemoração! 

Gastro news 
    A Sociedade Europeia de Endoscopia finaliza 2019 concluindo o guia de diretrizes direcionadas ao uso de imagem avançada em Neoplastia Colorretal. A prata da casa, Carlos Eduardo Oliveira dos Santos integra o guia contabilizando quatro referências baseadas em artigos de sua autoria. Falando nele, Duda prepara-se para viagem a Miami a convite do “Fujifilm Medical Systems USA”, como palestrante e consultor da multinacional para a América Latina. Nota 10! 

Grupo de Bagé: retrospectiva de peso 
Ganhou vernissage, sábado, 30, aquela que é considerada a maior exposição, nos últimos 20 anos, de um grupo de artistas gaúchos que foi fundamental na popularização da arte no Brasil e no Exterior. A mostra “Grupo de Bagé - Os Quatro” apresenta obra e vida de Carlos Scliar, Danúbio Gonçalves, Glauco Rodrigues e Glênio Bianchetti na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre. Curadoras da exposição que ocupa o terceiro e o quarto andares da fundação até 1 de março de 2020 com entrada gratuita, Carolina Grippa e Caroline Hädrich receberam o convite para organizar a retrospectiva pouco depois da morte de Gonçalves, último remanescente do Grupo de Bagé. #Imperdível! 

Sobre os quatro notáveis 
Os amigos Edmundo Rodrigues e Glênio Bianchetti começaram o Grupo de Bagé realizando exercícios de pintura e desenho sob a luz do verão bageense. A partir de 1948, ao lado do já iniciado nas artes Danúbio Gonçalves, e outros curiosos, como Clóvis Chagas, Deny Bonorino e Julio Meirelles, o conjunto aprofundou seus interesses nas técnicas e teorias clássicas. Na Rainha da Fronteira, brilhava a estrela de Pedro Wayne, escritor politicamente engajado que correspondia-se com Erico Veríssimo e Jorge Amado, além de ter relações com o pintor José Moraes, tornando-o mentor intelectual dos rapazes. O círculo foi fechado ao retorno de Carlos Scliar, da Europa, onde participou da II Guerra Mundial, trazendo na bagagem contatos de valor imensurável de artistas atuantes na cena global. 

Brinde a 2019 
Logo mais, o astralíssimo time de colaboradores da rádio Pop Rock estará reunido para brindar 2019. “Esperamos todos, às 20h30, a fim de, juntos, celebrarmos o ano que termina. Foi um ciclo de muitas conquistas para a 98.1FM graças à dedicação/colaboração de todos. Unidos, somos mais fortes e podemos conquistar muito mais”, disse o gerente geral da empresa, Pedro Kalil Silva, no grupo da galera via WhatsApp. 

 


Deixe sua opinião