No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Coluna Social Marcos Pintos 4771
Publicado em 22/02/2013

Marcos Pintos

Cidade: Bagé / RS
Colunista social - Paralelo MP
Marcos Pintos

Paralelo MP

Foto: -

Aline Colpo e Natália Maschendorf dando o chic no Conrad Cassino & Resort

“A arte não vem dormir nas camas que se preparam para ela; ela escapa assim que se pronuncia seu nome: o que ela gosta é do incógnito. Seus melhores momentos são quando ela se esquece de como se chama.”
Jean Dubuffet
 
A arte e o seu retorno ao essencial
Logo mais, às 19h, todos os caminhos levarão ao Espaço Cultural da Maya. Por lá, acontece o vernissage da exposição que promete entrar para o hall das mais interessantes da temporada cultural bageense. “Fora dos Limites” apresenta 30 obras de três artistas autodidatas mineiros – Célio de Faria, Amadeo Lorenzato e Valmir Silva – que transparecem uma pureza indelével na composição de óleos sobre telas e madeiras. O que é arte? Qual o seu valor? Técnicas ditatoriais sobrepujam-se ao sentimento que emerge do talento empírico de um artista? Tais perguntas bifurcam-se na estrada da criação destes três mineirinhos que têm na despretensão a batuta regimental da orquestra inventiva de suas produções.
Todas as obras transparecem um sentimento puro, suave, que liberta a aura modesta do que é imaculado –  verdadeiro desafio aos cânones tradicionais da atividade plástica. “Que não se espere desta exposição o impacto imediato e a grandiloquência. Ela é antes uma mostra em surdina, singela, onde cada obra, por ser tão diferenciada do que se vê comumente, merece uma reflexão também diferenciada e amorosa”, escreveu a assessora de comunicação do Da Maya, Angelina Quintana, acerca da exposição.
Assim, caros leitores, as obras de Célio de Faria, Amadeo Lorenzato e Valmir Silva nos convidam a retornar a tudo que é essencial, descomplicado, verdadeiro... Todas elas falam mais a simplicidade do sentimento do que a complexidade do intelecto. À moda mineira, cabe ao espectador prospectar ouro na aparente rudeza.
 
A estrela mineira que brilha no Pampa
José Alberto Nemer retorna a Bagé para assinar a curadoria da exposição “Fora dos Limites: três autodidatas mineiros”. Terei o prazer de entrevistá-lo logo mais, às 11h30, em Paralelo MP da Pop Rock. Já comentei na coluna, mas vale relembrar... Nemer pertence a geração dos chamados “desenhistas mineiros”. O artista se firmou na constelação das estrelas da arte brasileira na década de 1970 sendo incluído pela crítica – e pelo júri popular – entre os dez melhores artistas nascidos sob o terroir mineiro. Nemer participou de inúmeras exposições e bienais no Brasil e no exterior. Entre os vários prêmios recebidos, incluem-se o Grande Prêmio de Viagem a Europa e o Prêmio do Desenho Brasileiro. Assim como seus conterrâneos Célio de Faria, Amadeo Lorenzato e Valmir Silva – artistas que serão apresentados a Bagé na noite de hoje no Da Maya – Nemer também guarda em sua personalidade aquela doçura apaixonante associada aos traços típicos do povo mineiro. A todos eles, as boas-vindas a Bagé e o nosso muito obrigado!
 
Nirvana artístico
Todos sabemos que as produções dos vernissages que têm o Da Maya Espaço Cultural como cenário formam um espetáculo a parte. Desde o décor, passando pela iluminação, a beleza dos jardins até se chegar a orquestração do serviço, tudo emana o padrão de qualidade Maya. Os petiscos que serão degustados logo mais levam a assinatura da talentosa Simone Raguzzoni – cap da cozinha do Da Maya Porão. Já a parte de infraestrutura está sob os cuidados de Marta Martins. Ah! E não posso esquecer! A banda Roda Viva, de Porto Alegre, estará interpretando os sucessos de ninguém menos que Chico Buarque de Holanda no palco do Espaço! Agora, imaginem a harmonia desta combinação: o encanto da arte mineira + o capricho da produção da equipe do Espaço Cultural + a genialidade das letras de Chico Buarque na interpretação da Roda Viva. A soma das variantes só pode mesmo resultar num autêntico Nirvana artístico!  
 
Save the date
Os convidados já começam a receber o “save the date” para o casamento de Roberta Maia e Fernando Assis... Em 18 de maio, a viparada bageense rumará a Porto Alegre a fim de prestigiar este Sim que promete figurar entre os mais estruturados da temporada social 2013. A cerimônia religiosa acontece em grande estilo na Igreja São José e, a recepção, para 500 convidados, terá os clássicos salões da Associação Leopoldina Juvenil como palco. Cobertura maciça de Paralelo MP. Quem não sabe?!
 
Bolsa atleta
Cecília Nunes Vieira Lacerda vai retornar aos campos de golfe neste 2013. Depois de receber uma bolsa de estudos do Governo Federal através do Ministério do Esporte pelo alto rendimento alcançado nos campos em 2011/2012, a filha de Ana Celina e José Cipriano Lacerda se viu motivada a dar continuidade a prática do esporte. Ciça está determinada a equilibrar a extenuante rotina de treinos aos estudos em Arquitetura. STOP! Caso Ciça continue tendo alto rendimento até 2016, ela terá boas chances de integrar a equipe que disputará os jogos olímpicos! Já imaginaram: ver uma bageense brilhando nos campos da principal disputa esportiva do planeta?! A coluna bota fé na conterrânea!
 
Fotógrafo relax
Depois de descansar durante 15 dias ao lado de sua Raíssa Fico em uma pousada dos sonhos de Bombinhas, Santa Catarina, Diones Alves está de volta à city. O top fotógrafo falou à coluna e disse que não pretende imergir no trabalho até os primeiros dias de março – ele aproveita este hiato de tempo para colocar a leitura e a apreciação dos últimos lançamentos do cinema em dia. Diones, como todos bem sabem, é ligado em “220 volts” e precisava mesmo de bons e relaxantes dias de descanso, até porque, a partir de março, a temporada social vai exigir todo gás dele e de todos os colaboradores desta social. Recarregadas as energias, mãos à obra!
 
Grito do Rock
Conectando 300 cidades de 30 países, o Festival Grito Rock torna-se global neste 2013. Além da América Latina, mais países da Europa, Oceania, África integram-se ao evento. Produzido de forma colaborativa desde 2005, o Grito Rock foi criado como uma alternativa ao carnaval tradicional e este ano acontece entre os dias 1º de fevereiro e 3 de março. STOP! Pela segunda vez em Bagé, o Grito do Rock acontecerá nos dias 22 e 23 de fevereiro – hoje e amanhã! –no Atelier Coletivo. O cenário do Rock’n Roll e da música alternativa se reafirma na Rainha da Fronteira.
 
O samba rock de Adriano Trindade invade o Parador Griffe
Logo mais, um dos maiores expoentes do bom e clássico Samba Rock estará no palco do Parador Griffe. Depois de se firmar no cenário musical brasileiro graças à qualidade indiscutível das sonzeras que faz, Adriano Trindade alçou voo rumo a Europa onde, atualmente, bilha como ícone da brasilidade. Tanto é que, em 2012, ele se apresentou no badalado Favela Rica – top pub de Londres – onde, na plateia, estava ninguém menos que o príncipe Harry de Windsor com sua turma de jetsetters. Todos aplaudiram o músico tupiniquim em pé. A festa de logo mais será IMPERDÍVEL!

Professora Maria do Carmo retorna dos EUA
Retornou ontem dos EUA, a professora Maria do Carmo Machado que se encontrava naquele país desde o dia 9 de fevereiro. Maria do Carmo, representando o Distrito Rotário 4.780, participou do NAYEN - North America Youth Exchange Network, encontro dos coordenadores distritais do PIJ- Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary International realizado na cidade de Orlando, Flórida, de 14 a 17 de fevereiro de 2013. Antes do encontro, que lhe rendeu muitos contatos, além das informações e instruções rotárias visando o aperfeiçoamento do PIJ, Maria do Carmo aproveitou para visitar famílias amigas nas cidades de Hollywood e Weston. Durante os dias do Encontro, no Disney's Contemporary Resort, os participantes, desfrutam de horas de lazer e visitas de entretenimento no mundo Disney.

Deixe sua opinião