No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Coluna Social 85502
Publicado em 19/07/2019

Marcos Pintos

Cidade: Bagé / RS
Colunista social - Paralelo MP
Marcos Pintos

Paralelo MP

Foto: -

Professor Marcos Machado assina a direção pedagógica do Festival Internacional de Música no Pampa

“Harmonia: sensação de prazer gerada pela combinação de elementos ligados pela faixa condutora da beleza”
MP
 
FIMP: a Clave de Sol desponta no horizonte
Há 10 anos, a coluna dava destaque à primeira edição do Festival Internacional de Música no Pampa. Imaginem que, neste 2019, comemora-se uma década do Fimp de maneira ininterrupta. O festival teve início quarta-feira, 17 – dia do aniversário de Bagé –, reunindo artistas nacionais e internacionais em concertos diários e abertos, gratuitamente, ao público. Como reza a tradição, a direção artística do festival leva a assinatura do consagrado maestro Jean Reis. A frente da direção pedagógica, Marcos Machado, bageense radicado nos Estados Unidos, professor de contrabaixo erudito e jazz na University of Southern Mississippi. Atualmente, Machado brilha na constelação das grandes estrelas filhas da Rainha da Fronteira. O esposo da levíssima, e também bageense, Lola Alcalde Machado, aperfeiçoou-se em Paris com Fraçois Rabbath – considerado o mais importante contrabaixista da atualidade – recebendo do mestre os diplomas de performance e professor pelo Rabbath International Institute. A programação dos concertos noturnos e comunitários está disponível no site www.fimp.com.br. Que todos se permitam aquecer pelo calor esplendoroso da Clave de Sol em dias de frio e arte.
 
Expansão AZ
          Em sintonia com o bom-gosto, Angela Zaffari investe alto na expansão da sua AZ Galeria. O novo espaço contará com ambientes direcionados à exposição de peças assinadas por renomados artistas brasileiros; à educação artística, bem como a distintas vertentes criativas ainda “in off”. “O projeto esteve guardado na gaveta durante três anos. Agora, toma forma. Creio que agradará os apreciadores da arte e aqueles que a estudam”, comenta a galerista e professora de pintura. A coluna promete todos os detalhes ao final da temporada inverno. Aguardem...
 
Âmbito mundial
Considerada a principal publicação direcionada a pautas de Endoscopia Digestiva do planeta, a revista “Gastrointestinal Endoscopy” veiculará, em sua próxima edição, artigo assinado pelo médico bageense Carlos Eduardo Oliveira dos Santos. “O conteúdo aborda nova tecnologia de cromoscopia eletrônica que possibilita o aumento na detecção de lesões pré-malignas no cólon e no reto”, elucida Duda. Vale destacar que, em território nacional, Bagé foi a primeira cidade a possuir tal tecnologia através do consultório do gastroenterologista. Na mesma mensagem confirmando a publicação do artigo, o convite: para que Duda torne-se revisor da revista. #FilhoMaravilha!
 
Retorno à bancada
O programa Paralelo MP/Pop Rock de logo mais, marca o retorno deste que vos escreve à bancada mais astral da cidade. Como é do conhecimento de todos, precisei me ausentar devido a um pequeno – e já resolvido – contratempo na cervical. Só mesmo quem faz rádio sabe a falta que ele faz em período de recesso. Em pauta, o “Vá de Bike”, projeto idealizado pelos caps do Grupo JW que disponibiliza bicicletas novinhas aos clientes. Também de frente comigo, ele, Marcos Machado, o internacionalmente conhecido solista, professor e músico de câmera falando sobre o Fimp 2019. Nosso reencontro promete a partir das 11h30min, pelas ondas das 98.1FM. Bom estar de volta. De volta com tudo!!!
 
Bageense, povo solirário
É com imensa alegria que a coluna repercute: o valor arrecadado no último pedágio em prol da Apae bateu a marca dos R$ 8mil! Sim! Mesmo realizada no dia mais frio do ano, a ação reuniu voluntários de vários setores empenhados em arrecadar à instituição que ampara 480 assistidos com fila de espera. O valor será de grande valia aos custeios da Associação. Porta-voz da Apae, em nome do seu presidente, Luís César Rosa da Silva, e da equipe comprometida que faz acontecer, a coluna agradece a todos os bageenses que compreendem o valor do trabalho realizado. Obrigado, de coração...

Deixe sua opinião