No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Coluna Social 82720
Publicado em 10/04/2019

Marcos Pintos

Cidade: Bagé / RS
Colunista social - Paralelo MP
Marcos Pintos

Paralelo MP

Foto: -

Helena Grimaldi durante o evento que teve o Hotel Maksoud Plaza como palco

"Para sintonizar ao plano das ideias, antes, necessário é, alinhar-se através da prática do bem no convívio interpessoal. Eis a chave do merecimento”.
MP
 
Sushi & Endoscopia
Diretor científico da Sociedade Interamericana de Endoscopia Digestiva (Sied); ex-presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed); o gastroenterologista bageense, Carlos Eduardo Oliveira dos Santos é o convidado protagonista em mais uma edição do “Sushi & Endoscopia” – encontro mensal que reúne endoscopistas de todo o país em torno do debate de casos clínicos e discussão de temas relacionados à endoscopia digestiva. O evento acontece na próxima segunda-feira, 15, regado ao melhor sushi do Recife (leia-se restaurante Nirai), em Pernambuco.
 
Expandir é preciso
A abertura de mercados para a cadeia orizícola e a diversificação produtiva do agronegócio gaúcho marcaram o último dia de visitas dos adidos agrícolas e representantes de nove embaixadas ao Rio Grande do Sul. A convite da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a comitiva finalizou a missão em visita à Estância Guatambu, bem como à Coradini Alimentos, ambas em Dom Pedrito. Na Coradini, a comitiva aplaudiu o processo de industrialização do arroz em casca, desde a seleção da semente até o empacotamento. Como anfitriões, Elio Coradini, junto aos filhos, Elio Coradini Filho e Antônio Carlos Coradini.
 
Humanismo especial
“Tudo era para nós, ainda, profundamente nebuloso. Pouco ou nada sabíamos de nossas reações emocionais, de nossas fantasias, de quão pouco sabíamos lutar; primeiro contra nossa própria desesperança e frustração, depois com os problemas em si. Nosso elo comum, o grave problema da deficiência mental...”. Tal depoimento partiu de uma das grandes damas brasileiras do século XX, senhora Alda Moreira Estrázulas, referindo-se ao sentimento imediato ao nascimento de um filho especial e a tudo que poderia acompanhar tal realidade. Assim, com classe peculiar e força humanista extrema, traz para si o compromisso de lutar pelos especiais fundando a Apae São Paulo; presidindo a Apae Brasil e girando o mundo (falava cinco idiomas) a fim de trazer à luz mitos e verdades sobre os mestres das provações humanas. Como você deve perceber, caro leitor, venho trazendo, constantemente, a pauta “especiais” à coluna por ser, desde criança, encantado por ela. Assim, em minhas pesquisas, descobri a senhora Alda Moreira Estrázulas que, vejam só, vem a ser avó paterna de dois queridos amigos, Rogério e Rejane Estrázulas. Sincronicidade define...
 
Sobre o plano das ideias...
Imaginem receber um forte abraço. Imaginem olhar para quem o deu e ver lágrimas correndo a face. “Minha filha partiu e, com a alma sem chão, conseguiste trazer conforto a ela pelas tuas palavras”. Já lhes contei essa passagem em outro momento. Saía da Igreja Auxiliadora, quando fui abordado por este pai e pela avó de uma jovem que há pouco partira para o plano espiritual. Por que volto ao assunto? Porque, caríssimos, uma leitora perguntou-me, há poucos dias, de onde viria inspiração de tal natureza. Resolvi não dizer. Pedi que lesse a presente edição. Vamos lá. Seguidor da Filosofia Clássica, acredito, a exemplo de Platão, que por trás do nosso mundo, chamado “mundo dos sentidos”, existe outro, denominado filosoficamente de o “plano das ideias”, onde tudo é beleza e conhecimento. Sim, cara leitora, é de lá que chegam as inspirações através de atributo divino – dos poucos que possuo –, um decodificador de nome sensibilidade. É preciso ver além das aparências. É preciso ver com o coração...
 
Saúde & beleza
Especialista em Dermoestética, a médica Helena Grimaldi desembarcou em São Paulo onde participou do XVI Congresso Mundial de Medicina Estética. Em uníssono ao evento, o Congresso Nacional de Dermatologia + Congresso de Prática Integrativa no Envelhecimento Saudável + Simpósio de Medicina e Cirurgia Capilar. “Trago para Bagé novas tecnologias para o tratamento de melasma, acne, rosácea e tratamento capilar, além de novidades referentes à aplicação de botox, microagulhamento e peelings”, contou à coluna.

Deixe sua opinião