No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Coluna Social 82384
Publicado em 29/03/2019

Marcos Pintos

Cidade: Bagé / RS
Colunista social - Paralelo MP
Marcos Pintos

Paralelo MP

Foto: -

"Peregrinando" é o tema da palestra que a jornalista Mariana Kalil vai proferir hoje, 18h30min, na Biblioteca Pública Otávio Santos. A apresentação dá start ao projeto "Falando em Arte", temporada 2019

“Grandes são as almas enviadas para ocuparem-se da gestão dos sistemas de saúde. Vencedoras nas missões confiadas, seus lugares ficam garantidos entre os bem-aventurados nos planos superiores”.
MP
 
Hospital Universitário: da brasa ao sonho
Churrasco de domingo. Amigos reunidos. Carne no fogo. Tudo ok. Lá pelas tantas, uma brasa cai na grama. Quem estaria premiado à pisá-la graças à mania (de gringo) de andar descalço? Sim. Este que vos escreve. Pensem numa senhora bolha. Um dia, dois dias, três dias. A dor aumenta. O ferimento infecciona. Partiu Hospital Universitário. Ao adentrar o HU, olhar para o ambiente onde nasci e sentir como se por lá tivessem passado os anjos reformadores da falange de São Raphael (saúde), anestesiei-me. Dor? Que dor?! Fiquei tão maravilhado que parecia flutuar. Minha gente, nos rostos, sorrisos de gente feliz; no espaço físico, tecnologia de ponta. Estava diante de um sonho. Enfim, os lábios da excelência beijaram os da Saúde bageense! Eis que se aproxima um velho amigo. Guri que fora meu colega de colégio e pelo qual guardo especial carinho. Henry Ritta. Ou melhor, doutor Henry Ritta, o gestor do Hospital Universitário Doutor Mário Araújo. Após abraçarmo-nos, o convite: “Marquito, queres conhecer as benfeitorias?” E não?! Partimos. Medidas as proporções, senti-me como se estivesse caminhando pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Ala do SUS? Tão digna quanto a dos convênios e particulares com camas motorizadas, climatização e TVs (todas doadas por famílias locais). Bloco cirúrgico? Pura tecnologia em salas que, como brincamos, “parecem potreiros” de tão amplas. Agora, a menina dos meus olhos, a sala de recuperação. Só mesmo quem já passou por uma cirurgia sabe o quanto o despertar pode ser traumático. A do HU? Luz natural, vista de árvores seculares; energia de cura na atmosfera. Também lindo observar: os alunos do Centro da Saúde da nossa Urcamp praticando o que aprendem na academia – ao todo, 19 consultórios/salas de aula multidisciplinares compõem a estrutura. Mestres e aprendizes em uníssono movimento. Beleza do conhecimento. Descreveria muito mais, porém, seriam necessárias todas as editorias do jornal. Detalhes são muitos! O trajeto não poderia ser finalizado em outro local. A capela. Ali, diante do sacrário, entreguei Henry, seu parceiro de gestão, doutor Rafael Ribeiro, equipe e todos que virão a precisar dos serviços deste que podemos considerar o mais completo hospital da região. Lágrimas. À Fundação Attila Taborda, à Consulta Popular, aos clubes de Rotary, bem como a todos que, de alguma forma, contribuíram para transformar o sonho em realidade, a máxima reverência de um cidadão/jornalista bageense.
 
Giovanna Pereira: 15 do ano no pico da colina
Um dos momentos mais aguardados da temporada social 2019 acontece neste sábado, 30, quando, ao lado dos pais, Potira Kluwe Costa Pereira e Gedeão Avancini Pereira, e do mano, Gedeãozinho, Giovanna Costa Pereira receber na comemoração aos 15 anos. Delineada com devida antecedência, a festa acontece no Cantegril Clube com estrutura saída das pranchetas das arquitetas Mauren Piegas e Mariana Fetter. No comando da picape, Thiago Mathias, DJ residente da franquia gaúcha do club nova-iorquino Provocateur e o queridinho dos “jetsetters” gaúchos em seus eventos particulares. Outra estrela das baladas, Vini Netto, aporta para fazer dobradinha com Mathias no “sax live” mandando ver os hits que levantaram as mais elegantes plateias – de São Paulo a Punta – nas pistas do verão 2019. Flora Nobre desembarca de Pelotas para conduzir o serviço gastronômico que ganha harmonização junto ao de bebidas comandado por Clodoaldo Monteiro – ambos com suporte de louças by César & Greice Pereira. Com a discrição de sempre, Mana Romero e Simone Salles orquestram o cerimonial. Panta Pereira, avó paterna de Giovanna, assina a mesa de doces finos com generosas pitadas de carinho. Diones Alves e equipe disparam os flashs que ilustrarão as mídias paralelas nas próximas semanas. Trata-se, caríssimos, da festa do ano, ou seja, todos os olhares estarão voltados ao pico da colina neste último sábado do mês de março... 
 
Mariage íntimo
Em cerimônia reservada à família, Ana Paula Vaz de Souza dirá sim a Fábio Wachholtz, neste sábado, 30 de março. O sim acontece na morada dos pais da noiva, Maria Ivonete Vaz de Souza e José Nicanor de Souza, com décor assinado pela expert Miriam Akagi. Os pais do noivo, Tereza e Cláudio Wachholtz (leia-se Porto Alegre). #Felicidades!
 
Flash News
A convite da maison Gucci, quarta-feira, 3, a coluna desembarca na capital para o lançamento da coleção “Cruise 2019”. O evento acontece no salão “Villa Rica”, Associação Leopoldina Juvenil, com chancela do publisher Deu o Chic, Vitor Raskin. Logo mais, às 10h, prefeito Divaldo Lara estará anfitrião na cerimônia de entrega do novo reservatório da Estação de Tratamento de Água (ETA) nos domínios da Hidráulica. Com capacidade de quatro milhões de litros, o reservatório de traço futurista fora adquirido por R$ 3 200 409,40 – recurso próprio do Daeb. Belíssima obra! Mariana Ruas comanda, amanhã, 30, oficina de Slime – especial de Páscoa – na LolliCreative. A programação acontece das 14h às 18h30min, com atividades lúdicas e lanchinhos à garotada. Sonzeras da década – mágica! – de 1990 compõem o repertório da sexta-feira no Barô. Daniel Romero y Los de Fuego mandam ver set latinho seguidos pelo pagodinho de Celinho e Trio Acústico. Amanhã, os guris do Som da Cor abrem a noite que conta, também, com Celinho e os guris do trio. Assim, me despeço desejando um finde repleto de boas vibrações a todos os leitores da nossa Folha do Sul. Não esqueçam: estamos juntos... Fuuuui!

Deixe sua opinião