No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Coluna Social 78441
Publicado em 09/11/2018

Marcos Pintos

Cidade: Bagé / RS
Colunista social - Paralelo MP
Marcos Pintos

Paralelo MP

Foto: -

Anfitriãs "Arte + Arquitetura", Ângela Zaffari e Rachel Morgado felizes com o sucesso da mostra

“Já que a vida é feita de escolhas, eu fiz a minha: vibrar na frequência da paz subtraindo pessoas com as quais não se atinge a sintonia evolutiva.”
MP
 
Festa das letras & compilação inspiradora
Ao cair da tarde de quarta-feira, 7, dirigi-me ao largo do Centro Administrativo a fim de prestigiar a abertura da Feira do Livro. À chegada, fui recebido pela mui competente secretária de Educação de Bagé, Adriana Lara, e pela supervisora de Língua Portuguesa do município, Magda Gehres. Das mãos de Adriana, recebi a 1ª Antologia, livro composto pelas produções textuais dos alunos da rede municipal de ensino fragmentado nos gêneros crônica, poema, conto e fábula. Trata-se, caríssimos, de trabalho/vanguarda, autêntico despertador de potencialidades que, além de revelar talentos, serve como alavanca de autoestima direcionada à abertura dos olhos da sensibilidade para o mundo. A 2ª Antologia já está no forno e será lançada, ainda, na 21ª edição da festa literária. Bravíssimo!
 
Encontro com o patrono...
Do stand da Secretaria de Educação, segui à procura do patrono José Francisco Botelho. Abraço apertado. Corações pulsantes. Reencontro de colegas. Marejei os olhos porque, ali, diante de mim, estava não apenas o jornalista reconhecido nacionalmente; o escritor premiado e tradutor de Shakespeare, mas o amigo que nasceu no mesmo ano que eu; o colega que sentava ao meu lado em sala de aula me surpreendendo com seus desenhos incríveis forjados a 6B e papos altamente elevados. Esse é Chico Botelho: escritor que despertou o amor pelas letras na biblioteca do Colégio Auxiliadora e que, incentivado pelos pais e familiares, tornou-se gênio da literatura. O mais bonito? Jamais perdeu de vista a essência de ser guri de Bagé. 
 
“Sensibilidade antes do conhecimento”
Outro momento bacana da abertura da Feira do Livro foi quando, ao presenciar meu encontro com seu sobrinho José Francisco, Yara Maria Botelho Vieira, também absorveu os raios da emoção. Nos abraçamos e, do espírito, materializou-se as seguintes palavras da mestra Yara Maria: “A leitura que fazes do belo encanta quem te acompanha. Não esqueças, meu querido: a sensibilidade vem antes do conhecimento”. Estado de graça...
 
Noite do Pijama
  Apedidos, a LolliCreative receberá a criançada de 6 a 12 anos em mais uma edição da Noite do Pijama. A aventura fora de casa acontece amanhã, 10, com jogos, óculos de realidade virtual (sucesso!) e muitas brincadeiras até o dia seguinte. A turminha poderá dormir ou brincar até cansar sob a observação cuidadosa dos brincadores e arte-educadores componentes da equipe. O programa também inclui alimentação + bebidas + guloseimas + café da manhã. #Astral!
 
Finissage
Depois de semana intensa de visitações, a exposição do Atelier Rejane Karam chega ao ocaso, logo mais, 15h30min, quando Rejane, junto às alunas Caia Martins + Cristina Kalil receberem convidados no Fórum Trabalhista de Bagé. Confirmadas as presenças da juíza do Trabalho, Marcele Antoniazze, e da presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargadora Vânia Cunha Mattos. Temporada cultural fervilhante na Rainha da Fronteira!
 
“O dia em que a morte morreu de confusão”
Visualizem a fantasia do encontro de quatro personagens com a morte que, subitamente, sai de um quadro onde fora pintada... Essa a linha mestra do livro “O dia em que a morte morreu de confusão”, da escritora curitibana radicada em Bagé, Fernanda Matzenbacher. A obra faz um convite a reflexões sobre a vida; sobre as nossas decisões e escolhas, além de iluminar a capacidade humana de transformação. O relançamento acontece amanhã, 10, às 19h30min, integrando a programação da Feira do Livro. Stop! E, hoje, às 11h30min, eu recebo Fernanda para um superpapo, ao vivo, em Paralelo MP/Pop Rock. Sintonizem a 98.1FM e não percam.
 
Botox week
Atenção! Atenção! É tempo de harmonizar a pele para sair bem nas fotos de fim de ano! Pensando nisso, a médica Helena Grimaldi comanda mais uma “botox week”. “A toxina botulínica é indicada para homens e mulheres que desejam tratar rugas da glabela (entre as sobrancelhas), rugas da testa, em volta dos lábios e pés de galinha (área dos olhos). O procedimento também é indicado para quem deseja levantar as sobrancelhas, abrir os olhos (ocidentalização das orientais), levantar a ponta do nariz ou os cantos da boca”, explica. A semana de botox com descontos especiais acontece entre os dias 12 e 16 de novembro com marcação pelo telefone (53) 3241 6966. #FicaDica.
 
“The Secret”
Amanhã, Dj Thomaz Segredo comanda a picape em mais uma edição “The Secret Party”. “Queremos juntar os amigos em um local ao ar livre já na vibe do verão. Rap, funk e hits do momento vão embalar a galera a partir das 23h”, antecipou o Dj à coluna. Vale lembrar: a festa é fechada para convidados que confirmarem presença via Facebook.
 
Pintores da solidariedade
          Chegou o dia! Logo mais, a partir das 21h, Nando Farinha e turma incansável de colaboradores recebem na Old Friends! Em sua edição especial, como maciçamente veiculado na coluna, a tradicional festa terá renda destinada à pintura do Hospital Universitário – #oamorpinta. Nada seria possível sem o apoio de ASM, Hotel Residencial Geriátrico, Novolar Imóveis, Bueno Sines, Immed, G.Solução e gestão, CTSul, Tterrasul, CC Corretora, Rodam, Armazém Rural, Ótica Visual, Auditar, Centro de Patologia, Chili, Mirian Kaé, Ritta Leilões, Cia do Cão, Unimed e oncologista Maurício Collares Araújo. #Partiu!

Deixe sua opinião