No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Coluna Social 77687
Publicado em 12/10/2018

Marcos Pintos

Cidade: Bagé / RS
Colunista social - Paralelo MP
Marcos Pintos

Paralelo MP

Foto: -

Entre os nomes conhecidos que circulam pela Expofeira, as manas Reiniger Severo, Luíza e Eduarda

“O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade.”
Sir Winston Churchill
 
Pela volta da sensatez
Entre as funções do Sistema Democrático emerge a proteção aos direitos humanos fundamentais, dentre eles, a liberdade de expressão. Parece-nos elementar, porém, em tempos de “guerra eleitoral”, tal liberdade ou extrapola invadindo a do outro, ou é agredida pelo outro. Ofensivas nas redes sociais; bate-boca generalizado; membros saindo dos respectivos grupos familiares; amigos rompendo amizade de anos em função de posições políticas opostas. Deselegância máxima. Sensatez zero. Pois bem, triste exemplo de desrespeito à opinião alheia aconteceu em terras bageenses na última semana. Empresários convidaram clientes a se retirarem de seus estabelecimentos por serem estes últimos simpáticos às ideias de candidato X. Empresários solicitando, via redes sociais, a fregueses defensores de determinada ideologia que não “pisem mais em suas empresas”. Onde fomos parar? Onde o bom-senso, meus amigos?! Precisamos recuar diante de tamanho equívoco. Carecemos entender que passamos pelo momento mais difícil da história da República e que, quanto mais subtrairmos energia em confrontos ideologicamente bélicos – passando longe do saudável debate de ideias – mais estaremos maculando as bases democráticas constituídas. Em momento tão determinante, aqueles que não sabem fazer uso da liberdade de expressão sem ferir pensamentos contrários, deveriam apropriar-se de outro direito garantido: o de manterem-se em silêncio.
 
Dia das Crianças Lolli
Na era de smartphones hipnotizantes – sim, eles são usados por muitos pais esperando o efeito do velho e bom “para quietinho” – trabalhar as potencialidades dos pequenos de modo prático é dez! Ao encontro desse pensamento, hoje, Dia das Crianças, a equipe LolliCreatrive realiza a oficina de Customização de Abajur. “Utilizando retalhos, fitas, miçangas, pérolas e muita criatividade, os pequenos criarão abajures segundo as suas próprias ideias. Em seguida, levarão as criações para casa a fim de decorar os seus quartos”, comenta a cap Lolli, Daiane Coradini. Além da oficina, brincadeiras e atividades lúdicas também ficam garantidas. Lógico, programação tão intensa vai dar fominha. Por isso, um cardápio recheado de delícias foi pensado para repor a energia dos cristais. A programação tem start às 14h, estendendo-se até as 18h. Lembrando que restam poucas vagas. Boa diversão!
 
Santa Thereza, rogai por nós
A segunda-feira, 15 de outubro, marca a partida de Thereza d'Ávila – santa espanhola que dá nome à Vila Santa Thereza – à espiritualidade. Na programação alusiva à data, a tradicional procissão seguida de missa festiva. Os devotos sairão, às 15h30min, da escola Ana Moglia em direção à capela erguida pelo Visconde de Ribeiro Magalhães nos domínios da sua antiga charqueada.
 
Remate Campana + Santa Leontina
Maria Alice e Mário Moglia Suñé, junto aos filhos e colaboradores, recebem, logo mais, 20h30min, no remate que brindará os 30 anos da Cabanha Campana. Integrando a programação da Expofeira, o leilão ofertará 45 lotes compostos por potrancos e potrancas + éguas de cria + éguas de montaria + castrados. Com transmissão ao vivo pelo canal Terra Viva, o remate terá a tradicional cabana aceguaense, Santa Leontina (leia-se Carlos Mário Antunes Suñé), como convidada especial. Dá-lhe!
 
Posse + homenagens + leilão
Crioulistas bageenses estarão reunidos, amanhã, 13, em torno da cerimônia de posse da nova diretoria do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos. Luiz Mário Queirolo Diaz transmitirá o cargo a Maurício Fernandes Machado em coquetel assinado por Neisa Budó. Na ocasião, os fundadores da entidade serão homenageados pelos serviços prestados à raça. Ainda na programação, o primeiro leilão de coberturas dos vencedores dos Freios de Ouro 2018.
 
Flash news
Carlos Eduardo Risch, Mauro Sacco, Leonardo Morales e Olavo Brasil comandam o Campos do Sul, restaurante de pegada gaúcha na 106ª edição da Expofeira. No cardápio, entrecot, picanha, costela, maminha... Inclusive, Paralelo já deu rasante por lá e parabeniza pelo atendimento. #FicaDica! Maria Celina Donazar Vieira aterrissou, direto de Floripa, para curtir os amigos e a família no feriado que inicia. Ela é show! Falando em Maria Celina, amanhã, 13, o pai dela, de Feliciano, de Maria Cristina, Maria Isabel e Fernando, dom Ricardo Saraiva Vieira, será homenageado pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos por integrar a equipe fundadora da entidade. Muy digno. A pleno vapor, a 106ª edição da Expofeira recebe elogios pela produção assinada por Bah Entretenimento + Elisa Quintanilha. Nota dez!  No alto da boa forma, sem perder a magia de “guria de Bagé”, Inês Nicoloso Castro brilha nos eventos da agenda social carioca. Inezita retornou ao Rio ontem, 11, depois de dias de trabalho no Haras Santa Maria de Araras e de matar a saudade da mãezona Bernardete Nicoloso. Me despeço enviando fluidos de amor e evolução a todas as crianças do planeta. No papel de seres regeneradores, elas merecem e precisam da nossa mentalização positiva. Que a mãe Aparecida, em seu dia e por todo o sempre, cubra os cristais com a sua divina proteção. Assim seja.  


Deixe sua opinião