No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Coluna Social 77495
Publicado em 05/10/2018

Marcos Pintos

Cidade: Bagé / RS
Colunista social - Paralelo MP
Marcos Pintos

Paralelo MP

Foto: -

Visconde de Ribeiro Magalhães

“Os mecanismos do progresso só funcionam mediante a disciplina implantada pela ordem.”
MP
 
À memória de um visionário
Em 5 de outubro de 1841, nascia, na freguesia de Castelões de Cepeda – cidade do Porto, Portugal – figura emblemática da história bageense: Antônio Nunes de Ribeiro Magalhães, o Visconde de Ribeiro Magalhães. Estamos falando em um visionário, idealizador da Charqueada e Vila de Santa Thereza, incentivador angular da cultura e do progresso local, o homem que alavancou a economia da cidade colocando-a entre as mais importantes em arrecadação para o tesouro nacional. À época, caríssimos, ressoava a herança exploratória escravista no tocante à mão de obra. Enquanto isso, o homem de pensamento humanamente inovador, mantinha relações assalariadas com seus operários, tanto negros, quanto brancos, importando condutas europeias e a utilização de maquinários modernos convergindo em vital período de transformações sociais, culturais e econômicas nos domínios bageenses. Em seu belíssimo palacete de traços neoclássicos (vide foto), recebia, em saraus, apresentações eruditas e bailes lendários adicionando requinte à rusticidade fronteiriça. Assim, no dia do seu aniversário, a coluna presta especial reverência à memória do Visconde de Ribeiro Magalhães, almejando que seus feitos jamais sejam esquecidos pelo bem da história de todos os bageenses.
 
Tradicionalmente italiano; deliciosamente bageense     
“Excelência: substantivo feminino; qualidade do que é excelente; superior”. A definição literal vai ao encontro do trabalho que Shaiane Gonçalves desenvolve à frente da sua Petít Bonbon. Conhecida pelo capricho empregado na produção de doces (e também salgados!), Shai entra na onda dos grandes centros e disponibiliza sorvetes artesanais que, em poucos dias, viraram sucesso na pâtisserie. A proposta nasce de uma parceria com Alexandre Tonini – outro empresário de excelência –, cap Meltoni. “Trata-se de sorvetes elaborados artesanalmente, que primam pela qualidade e sabor. Na produção, são utilizados ingredientes naturais e orgânicos, sem adição de estabilizantes ou corantes artificiais”, explica Shaiane. Os sabores?! Dulce de leche Conaprole, chocolate belga, morango com leite condensado, banana e “Petit Bonbon” – criação especialmente elaborada à pâtisserie com base de brownie produzido por lá mesmo + Nutella. Pode?! Além destes, os veganos chocolate belga 100% cacau, sorbet de abacaxi e sorbet de coco – todos sem lactose – também caíram nas graças do público. A Petít Bonbon está localizada na rua José Otávio, 91. O atendimento, de terça a sexta, das 14h às 19h. Aos sábados e domingos, das 15h às 20h. Paralelo indica de olhos fechados. Bon appétit!
 
Remate Premium
A terça-feira, 9 de outubro, será marcada por mais uma edição do remate Premium Hereford & Braford – parceria São Jorge Agropecuária + Estância Rio Negro. Sob o martelo Trajano Silva, serão ofertados 60 touros e 80 fêmeas de alto padrão genético, além do trio Hereford Grande Campeão da Expointer 2018. Os administradores das respectivas propriedades, Élio Coradini Filho e Gustavo Camponogara, estarão anfitriões a partir das 16h, no pavilhão de remates do parque Visconde de Ribeiro Magalhães. Lembrando que o leilão ganhará transmissão, ao vivo, pelo Canal Rural.
 
B'day
Alto astral, vibrando na frequência dos 220 volts, Lúcia Ollé Brundo comemora o b'day 3.4 neste sábado, 6. A função rola no Los Angeles Pub, com start às 20h, embalada pelo Som da Cor. Na sequência, os guris do Clave sobem ao palco prometendo botar a galera para dançar até alta madrugada. À Lúcia, o carinho paralelo. #Congrats!
 
Flash news
Representantes natos da geração Cristal – caracterizada pela desconstrução de maneiras arcaicas de pensar e agir –, os manos Maria Júlia e Henrique Silveira de Carvalho destacam-se pela educação onde quer que passem. Eles são dez!   Falando na duplinha, a avó deles, Zenia Aranha da Silveira, lidera a delegação brasileira de golfistas que participa, até hoje, em Santiago do Chile, do 23º Campeonato Sul-Americano de Golf de Damas Senior. Integrante da equipe Cobame, Mauren Delabary repercute o número de participantes da primeira edição do Mundo Mágico: 600 pessoas subiram o pico da colina para prestigiá-lo. Que venham muitos mais! Cristiane e Ricardo Silva celebram as Bodas de Prata amanhã, 6 de outubro. Os brindes aos 25 anos de casamento serão erguidos nos jardins da morada, a partir das 21h. #Parabéns! Despeço-me desejando voto consciente a todos os leitores/eleitores. O longo período de provas e expiações chega ao seu ocaso dando passagem ao período de regeneração previsto para este tempo...

Deixe sua opinião