No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Coluna Social 13888
Publicado em 18/09/2013

Marcos Pintos

Cidade: Bagé / RS
Colunista social - Paralelo MP
Marcos Pintos

Paralelo MP

Foto: -

Com banda completa, o compositor e instrumentista Duca Leindecker é quem agita a noite pré-feriado da San Carlo

"Não tenha medo de pensar diferente dos outros, tenha medo de pensar igual e descobrir que todos estavam errados".
Eça de Queiroz
 
“Damas da Noite”: o livro dos cabarés
Tudo começou em 1994 quando, no Museu da Gravura Brasileira, Heloísa Beckman assinava a exposição “Damas da Noite”. Ao pé de cada aquarela, poemas escritos pelo maior dos poetas bageenses, Ernesto Wayne, evocavam a atmosfera dos cabarés bageenses dos anos 1930 e 1940 com suas nostalgias, glamour e também tristezas. Passados 19 anos da exposição, Heloísa faz renascer o tema através de livro homônimo viabilizado graças às fotografias tiradas por ela mesma das obras – já que todas foram vendidas – somadas aos poemas de Wayne. “Depois de quase duas décadas guardadas, as imagens ressurgem para ilustrar os poemas do grande Ernesto em livro. Um projeto que só fora possível graças à sensibilidade dos empresários locais”, disse Heloísa, empolgada, à coluna. O lançamento de “Damas da Noite” acontece às 19h do dia 24 de setembro, na Casa de Cultura Pedro Wayne, com performance teatral dirigida por Gladimir Aguzzi. Na manhã do pré-lançamento, Heloísa estará no programa Paralelo MP junto à presidente da Associação da Casa de Cultura, Cristina Wayne Silveira. Curiosidade: muitas das meretrizes que trabalhavam nos cabarés bageenses na primeira metade do século XX tinham origem europeia, principalmente francesa, húngaras e romenas.
 
Première de “O Tempo e o Vento”
Entre os convites mais cobiçados da temporada está o da première de “O Tempo e o Vento”. A exibição acontece amanhã, véspera do Dia do Gaúcho, em duas sessões, às 19h e às 21h30min, no Cine 7. Em entrevista, o prefeito Dudu Colombo destacou que a cidade não poderia ficar de fora da pré-estreia. “Bagé faz parte da historia do filme, brigamos muito para que a cidade cenográfica fosse montada aqui. Com certeza, com a exibição do longa e após com a minissérie, a Rainha da Fronteira entra definitivamente para o mundo da Sétima Arte”, diz o chefe do Executivo. STOP! O governador Tarso Genro confirmou presença e desembarca no Aeroporto Comandante Kraemer pouco antes da sessão das 19h, a mesma em que a coluna realizará cobertura. Momento histórico...  
 
“Grandes Nomes” em Bagé
A temporada artística bageense 2013 já figura, sem sombra de dúvidas, no hall das mais preciosas dos últimos anos. Graças a exposições de alto quilate, compostas por obras assinadas por artistas admiráveis, Bagé pode orgulhar-se de ter uma cena artsy tão fervilhante – referência para todo o Estado. E falando em ebulição artística, mais uma mega exposição vem aí. Em 26 de setembro, acontece o vernissage de “Grandes Nomes”, mostra que reúne as obras de ninguém menos que Antônio Soriano, Érico Santos, Glória Corbetta, Paulo Amaral, Marion Lunke e Velcy Soutier – todos artistas brasileiros prestigiados nacional e internacionalmente. Claro, essa conjuntura só poderia alinhar-se em Bagé graças ao prestígio que a cap da AZ Galeria, Ângela Zaffari, possui junto aos protagonistas. “Grandes Nomes” está sendo delineada com apuro por Ângela junto à curadora de sua galeria, Lúcia Gomes. A exposição acontece de 27 de setembro a 25 de outubro, na AZ, localizada na rua Marcílio Dias, 1466. #Imperdível!
 
Aberto de duplas do Cantegril Clube é sucesso
Nem mesmo o mau tempo impediu que o primeiro Torneio Aberto de Duplas, organizado pela nova diretoria do Cantegril Clube, fosse sucesso. Os jogos aconteceram no último finde mobilizando duplas masculinas e femininas que fizeram bonito nos mais de 40 jogos. As competições aconteceram no ginásio do Cantegril e, também, do Círculo Militar. No primeiro lugar do pódio estiveram Rinaldo Carvalho (já brilhava nas quadras do Cantegril na década de 1980) e Leonardo Godinho, Paulo Alves e Leandro Ávila, Fernando Menezes e Bruno Pichler, João Gervásio e Beto Gervásio, Maria Inês Vaz Belleza e Carla Larini, Veveca Madeira e Márcia Lemos.
 
Flash News
·         Amanhã, véspera de feriado, todos os caminhos levarão a San Carlo. No palco, Duca Leindecker & banda mandam ver as sonzeras do último álbum, “Voz, Violão e Batucada”. A pedida é, sem dúvida, assistir ao espetáculo com a visão do mezanino. #Promete...
·         Com apenas 15 anos de idade, o ginete Luis Gustavo Ruas já inscreveu seu nome na história do universo crioulista. O bageense conquistou, montando a égua Dormida Cala Bassa, de Aceguá, o Freio de Ouro Jovem na categoria juvenil masculino. A prova aconteceu no Parque Assis Brasil, no último finde, sob céu azul e temperatura elevada, atmosfera bem diferente daquela de frio e chuva responsável pela transferência da prova durante a 36ª Expointer.
·         A presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Márcia Ivanoff, envia lamentável notícia à social. Em e-mail, ela diz: “Este ano, NÃO haverá o concurso Glamour Mais. Infelizmente não tivemos candidatas suficientes. No entanto, agradecemos, sensibilizadas, às pessoas que já tinham dado seu apoio das mais diferentes formas”, argumenta.
·         João Roberto de Lima Gaffrée foi escolhido primeiro presidente do Rotaract Clube de Bagé Campanha. Na sua diretoria estão Suélen Delabary Nogueira, vice-presidente; Rodrigo Silveira Collares Thompson Flores, secretário; Bruno Holsbach Nunes, tesoureiro; Alexandre Bueno Camargo, diretor de protocolo, e Nathaly Miranda Carvalho Barcelos, diretora de imagem pública. Sucesso aos jovens de boa vontade!
·         Na vip list do níver 2.5 de Maria Eugênia (Nenha) Kalil: Luiza e Mariana Fetter (Pelotas), Angélica Krolow (Pelotas), Pedro Suñé e Roberta Azambuja (Camaquã), George Morgado, Guto Cercal, Gustavo Bertei (Miami) Rossandra Moraes (Pelotas), Cíntia Machado e José Paulo Féo, Luisa Sarmento e Pedro Moglia, Carlos Sá Azambuja Neto, Cristian do Couto, Manuel Vieira, Felipe Azambuja, Matheus Pons, Alice e Henrique Salis, Rachel Morgado e Rodrigo Pilon, Brunos Salis, Antônia Scalzilli...
·         A recém-inaugurada Guatambu Estância do Vinho será palco, em 5 de outubro, da 41ª edição do remate das estâncias Guatambu, Caty e Alvorada. O convite que chega à coluna traz os números: serão 240 animais selecionados das raças Polled Hereford e Braford, além de 10 exemplares da raça crioula.
·         Agência que vem dando o que falar pelo capricho das produções audiovisuais é a Propaga, capitaneada pelos gêmeos Laura e Daniel Romero. No Face, dois vídeos elaborados por eles vêm ganhando muitas curtições: um é o da loja Strelitza; o outro, do leilão Capanegra.
·         Leonardo Nascimento é quem assina a capa do livro “Damas da Noite”, de Heloísa Beckman e Ernesto Wayne.
·         Quem partiu, ontem, para temporada na Europa, foram Cristina e Márcio Fonseca. Quem também aproveita os últimos dias do verão no Hemisfério Norte é Clarissa e Favorino Collares. O casal está em Cancún, no México.
·         Extra-extra! Nasceu Catarina Vaz de Araújo, filha de Camila Vaz e Guilherme de Araújo! A irmãzinha de Théo chegou ao mundo ontem, às 7h49min, pesando 2,970 kg na Santa Casa de Caridade de Bagé. Feliz da vida, a vovó Dóris Sá de Moraes Vaz postou a participação que recebeu mais de 360 curtições no Facebook. #Parabéns! 

Deixe sua opinião