No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Coluna Social 13330
Publicado em 06/09/2013

Marcos Pintos

Cidade: Bagé / RS
Colunista social - Paralelo MP
Marcos Pintos

Foto: -

Na San Carlo, Fabiano Marimon entre os seus fiéis escudeiros, Lubatã Figueiredo e Carlinhos Garcia

“Não há distâncias, montanhas ou muralhas que a sua determinação não consiga vencer”.
MP
 
Casamento real brasileiro?
Ora, pois! Yasmine Paranaguá e João Phillippe de Orleans e Bragança, filho de Dom João Henrique de Orleans e Bragança – bisneto de sua alteza imperial, princesa Isabel de Bragança e do príncipe imperial consorte do Brasil, Conde d’Eu – subiram ao altar no último sábado, 3, em Paraty, no Rio de Janeiro. O economista de sangue real – chamado pelos seus de “Dom Joãozinho” –, se casou com a neta da conhecida designer carioca Glorinha Paranaguá, em cerimônia diurna na igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios. Yasmine subiu ao altar em vestido tomara que caia assinado por Marta Macedo, com cauda de três metros e meio e flor na cabeça. Já casados, Yasmine e João Phillippe partiram de carruagem rumo à festa para 500 convidados na casa dos pais dele. Detalhe: a arte decorativa da mansão é toda composta por relíquias das coroas portuguesa e francesa.
 
#PositiveVibe #Conexão #Natureza #Balada
Depois de se apresentar na noite de Boteco & Violão do Obino Hotel, numa noite fria do inverno 2012, convidei Catuípe para sentar conosco à mesa. Após parabenizar “o artista” pela astral apresentação, descobri ali um baita ser humano, isso sim. O compositor de “Ver o Mar” – música que figura entre os hits independentes mais energizantes dos últimos tempos – deixou transparecer naturalmente o seu ideal de vida: comunicar mensagens de positividade e conexão com a natureza à juventude. “Minha força vem de tudo que é natural. Sou vegetariano, “moro” no mar e, sempre que posso, fico de pés no chão em contato com a mãe terra”, disse ele, sereno, a MP. Inclusive, no seu terceiro álbum, “Ver o Mar”, Catuípe canta a magia da natureza e o calor do litoral brasileiro, destacados em músicas como “Noite de Verão”, “Seu Olhar” e “Você e a Paz”. Quando perguntei quais eram as influências que o inspiravam, mais do que rápido ele confirmou o que já supunha em silêncio – Ben Harper, Jack Johnson, Eagle Eye Cherry, Seal e John Mayer. Na mosca! Toda essa “positive vibe” vai inundar, logo mais, a atmosfera da San Carlo no pré-feriado de 7 de Setembro numa balada que promete ser de pura paz & amor. A temporada inverno 2013 se despede; as boas energias não.
 
Pelos caminhos do mundo & lições de vida
Depois de desbravar a África selvagem e se reencontrar no caminho de Santiago de Compostela, Pedro Ferrugem de Blanco volta para casa. O fotógrafo aterrissa, hoje, na cidade, com imagens surpreendestes na bagagem. Certamente, uma big exposição vem aí... Falando em Pedro, dia desses fui visitar os avôs dele, Helena e Tancredo Blanco. Ao chegar à morada da Barão do Triunfo, fui conduzido ao pátio onde o casal, sempre naquela cumplicidade admirável, apreciava a bela tarde de céu azul. Conversar com Helena e Tancredo – a quem me refiro carinhosamente como tios – é tomar aula de vida. Com fé inabalável, o casal sempre serviu de esteio aos filhos, netos e amigos, transformando os golpes do destino em autênticas lições de vida. Ter amigos/mestres desse quilate é mais do que motivo para agradecer a Deus. Amém.
 
De Rainha da Fronteira à Rainha da Sucata 
Na última semana, veiculei vídeo no Facebook DENUNCIANDO um crime ambiental que me deixou atônito enquanto cidadão, jornalista e amante da natureza. Minha gente, aquele hiato existente entre o Centro da cidade e a zona Norte (atrás da Vila Vicentina se estendendo até o São Bernardo), transformou-se num lixão a céu aberto.
Há mais de um ano a coluna já escrevia sobre o assunto pedindo providências ao Executivo. Nada foi feito. A situação piorou e, o que se vê agora, é uma cena deplorável, criminosa e que coloca em risco a saúde da população (consciente e inconsciente). Cadáveres de animais, restos de construções, pneus – muitos pneus – e, o que mais me assombrou: o descarte de centenas de carcaças de televisores antigos. Gente, esse local fica ao lado do Centro da cidade! Como, por favor alguém me responda, os órgãos fiscalizadores ficam omissos ao crime? Consciência ambiental ZERO de ambas as partes: do povo e da Prefeitura. Onde estão as campanhas de educação ambiental? Onde está a fiscalização? Onde estão as multas – única forma de reeducação conhecida pelo povo brasileiro –? Onde foi parar o respeito pela natureza e pela cidade que, outrora, fora titulada pelos forasteiros como Rainha da Fronteira pelo capricho de suas ruas e avenidas? Vocês me perdoem, mas o título de “Rainha” não concorda, há muito, com essa Bagé imunda, mal educada e de mau gosto que aí está. Vivemos na Rainha da Sucata, isso sim!
A exemplo do Rio de Janeiro e Porto Alegre, a lei precisa fechar o cerco contra esses sujismundos criminosos. Por que a Prefeitura não protocola na Câmara um projeto de lei complementar que institua um novo Código Municipal de Limpeza Urbana? Chegamos ao limite...
  
Mariage
Como a coluna antecipou, o casamento de Carolina Martins Rotta e Jorge Suñe Grillo Neto será realizado na Catedral São Francisco de Paula, em Pelotas, às 18h45min, do dia 21 de setembro. Depois, os 250 convidados serão recepcionados no Dunas Club. Em primeira mão nas sociais, aqui vai a ficha técnica do mariage... A noiva vestirá modelo assinado pela estilista pelotense Beth Schneid. Já o noivo, trajará terno clássico italiano by Spirito Santo. A noite de núpcias acontece no Jacques Georges Tower; já a lua de mel, nas paradisíacas praias de Fortaleza, no Ceará. Que bem.
 
#FlashNews
·         O povo fashion da cidade que realmente entende o valor da moda no contexto histórico e cultural das sociedades, iniciou, ontem, o MBA em Moda promovido pela faculdade Ideau. O corpo docente é formado por doutores, mestres, especialistas e pesquisadores, com titulação nacional e internacional. MP – um apaixonado pelo tema – volta à sala de aula!
·         Integrante da Trem Imperial, Andrei Corrêa comemora o níver amanhã, em show no Atelier Coletivo. Junto aos parceiros de banda e colegas no curso de Música da Ufrgs, Lucas Kinoshita e Filipe Narciso, Andrei promete mandar ver o mix de reggae + rock inglês que é a especialidade do trio e que faz o maior sucesso na cena musical porto-alegrense.
·         A pequena Martina Egas Fonseca, filha de Naiara Egas e Michel Fonseca, ganhou big festa para comemorar o primeiro aninho. O parabéns aconteceu sábado, 31, no Balakatoon. Os clics ficaram a cargo do fotografo Leonardo Diniz (PoA) e o serviço de Josi Cantareli.
·         Atenção leitores apaixonados pela boa mesa: a MadreMaria está com cardápio novinho em folha! A dica paralela fica a cargo do Camarão ao Molho de Coco e Especiarias, guarnecido por arroz ao perfume de limão. #Delícia.  
·         Falando em MadreMaria, foi no restô que Vanessa Dallé reuniu a turma, quarta-feira, para comemorar o níver.
·         Muito antes de o namoro entre arte e moda virar regra, Chirstian Dior já recorria a pintores como Monet e Renoir para criar roupas. Até o fim de setembro, o Museu Dior (Normandia) exibe uma mostra que associa alta costura & impressionismo, com 70 vestidos, 100 acessórios, 50 fotos e 20 quadros que estabelecem essa preciosa conexão. Très bien!
·         A banda Samba Rock e Cia e Dj Augusto agitam o coquetel de posse da nova diretoria do Cantegril Clube, logo mais, às 20h30min. A presidente do próximo biênio, Heloísa Duarte Madeira Brito, estará em Paralelo MP (Pop Rock, 11h30min) contando todas as metas agendadas para a sua gestão que, pelo visto, “chega chegando”.
·         Merecida foi a homenagem prestada pela Câmara de Vereadores ao trabalho desenvolvido pela APAE. A sessão especial aconteceu ontem, no plenário da Casa Legislativa, com proposição da vereadora Márcia Souza. Nota DEZ!
·         A empresária Luíse Dalé é quem informa a coluna sobre o curso “Gestão na Arte do Bom Relacionamento e Atendimento ao Cliente”, promovido pelo Cobame, de 9 a 13 de setembro, na Exatus. Quem ministra é a consultora Stella Ibañez. Maiores informações pelos fones 3242-0873 e 3241-4119.
·         Bom final de semana a todos e até segunda-feira! 

Deixe sua opinião