No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Coluna Social 12981
Publicado em 30/08/2013

Marcos Pintos

Cidade: Bagé / RS
Colunista social - Paralelo MP
Marcos Pintos

Paralelo MP

Foto: -

Luísa Sarmento e Pedro Moglia estiveram no lançamento da 101ª Expofeira de Bagé, na Casa Rural, Parque Assis Brasil, Esteio

“Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade”.
Carlos Drummond de Andrade
 
Moinhos de Vento: o life style de um bairro sem igual 
Eis que o sol volta a brilhar no firmamento do Rio Grande! Aqui em Porto Alegre, o dia amanheceu lindo, com temperatura amena e super agradável. Ao abrir as janelas do apartamento onde estou hospedado, no bairro Moinhos de Vento, fiquei admirando como os porto-alegrenses usam o frio a favor do bem vestir. Na rua, mulheres e homens desfilam apressados em looks impecáveis guarnecidos por luvas e mantas harmoniosamente combinados.
Reconhecido como um dos bairros mais tradicionais e elegantes da cidade – inicialmente em razão do conjunto de mansões que abrigavam as famílias mais abastadas –, é região que implementou grandes inovações comportamentais na Capital. Recebeu uns dos primeiros salões de cabeleireiros masculino do Brasil (de Fernando Mendes), na rua Quintino Bocaiúva, assim como a instalação da Academia do Parque, na rua 24 de Outubro, que deu início ao período “geração saúde”, incentivando o culto ao corpo e a prática de exercícios físicos – depois do trabalho, não há porto-alegrense que não malhe. O Moinhos possui ampla área arborizada e compõe-se de ruas pitorescas que agregam arquitetura antiga e contemporânea; requinte e informalidade; sossego e agitação. O nome do bairro faz referência aos moinhos trazidos pelas famílias açorianas que aqui se estabeleceram plantando e moendo trigo. Trata-se de uma área relativamente pequena, de ruas e avenidas que concentram aclamados cafés, lojas e restaurantes.
Dentre diversas outras não menos graciosas, algumas vias merecem destaque. A rua Fernando Gomes, conhecida como "Calçada da Fama", é o epicentro da badalação, perfeita para a happy hour com a turma. Bares, cafés e restaurantes com cardápio variado estão dispostos lado a lado nas duas calçadas que constituem a rua – ideal para curtir a noite porto-alegrense, por onde passam os chiques e famosos. Mas, atenção: a mais conhecida rua do bairro Moinhos é a Padre Chagas. Guarnecida de bares, cafés, restaurantes, floriculturas e lojas de grife. Além de excelentes profissionais e serviços, a Padre Chagas é uma autêntica “Sunset Boulevard” dos Pampas. Nesse clima delicioso onde elegância e apuro apresentam-se como estilo de vida, que me despeço de Porto Alegre depois de uma semana prá lá de revigorante. Amanhã, desembarco em Bagé com a alma devidamente formatada e alimentada pelo Belo que constitui a capital dos gaúchos.
 
A arte contemporânea gaúcha aterrissa em Bagé
A partir do dia 6 de setembro, Bagé vai receber a aclamada exposição “A Medida do Gesto – Um panorama do acervo do MACRS” que recentemente recebeu o Prêmio Especial do Júri do 7º Açorianos de Artes Plásticas. A mostra é uma realização conjunta do Arte SESC e do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS). Simultaneamente à exposição, irão acontecer interessantes atividades educacionais, coordenadas pelo curador educativo do da Maya Espaço Cultural, Igor Simões. O coquetel de abertura está marcado para o dia 5 de setembro, às 19h. A visitação estará aberta de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h30min, e aos sábados, das 15h às 19h no da Maya Espaço Cultural.
 
Happy birthday list
A coluna canta os parabéns neste mês de agosto para: Cláudia Magalhães (2), Camila Gonçalves (4), Inaiara Azambuja (5), Letícia Dachery (5), Filipe Teles (5), Eduardo Loureiro de Souza (5), Grêmio Esportivo Bagé (5), Maria Moglia (6), Queli Vidal (6), Marília Fara (6), Clarisse Collares (6), Adriana Cleary (7), Francisco Thompson Flores (7), Patrícia Machado (8), Marcelo e Guilherme Batistella (9), Eulália Anselmo (10), Fernando Medeiros (11), Geraldo Almeida (11), Amanda Kader (11), Leandro Lignon (12), Lula Barros (12), Raquel Barvachan (12), Bia Lamego (13), Helton Gafrée (13), Khota Calvete (13), Daniel Vasconcellos (14), Rinaldo Carvalho (15), Berta Barbachan (15), Isabella Kalil (15), Ana Alice Parera (16), Heloísa Beckman (16), Ana Luisa Aranha (17), Mariana Vidal (17), Mauro Messias (18), Taís Navarro (18), Simone Kluwe (19), Cristina Moglia (19), Silvia Moglia (20), Léo Salles (21), Tati Pacheco (22), José Frederico Gomes Neto (22), Giuliana Bruni (23), Suzana Borba (23), Mael Sacco (23), Mario Moglia (23), Jaque Moglia (24), Duda Fleck (24), Gustavo Faller (26), Luciene Carneiro (27), Thêmis Sebolt (28), Eurico Salis (29), Suzana Grillo (29), Laura La-Rocca (29), Alexandre Brose (29), Luciana Duarte (30), Ana Maria Ceolin (30), Cláudia Dalmolin (30), Ana Dolores Contreiras Rodrigues (30), Mauren Dalé (31), Maria Ximena Ferrer (31), Simone Ebert (31), Gilberto Alagia (31), Bianca Blanco (31), Tao Dias (31). #Parabéns!
 
Flash news
·         Ao melhor estilo “viagem mãe & filha”, Sandra Mara Araújo e Alice Araújo Salis desembarcaram na Europa para uma semana de muita arte e cultura em Paris.
·         Entre os points mais concorridos da Expointer, destaque à movimentação no restaurante da ABCCC. Na happy hour, o restô bomba de gente conhecida afinada ao dress code rural/chic.
·         Em 14 de setembro, o Rotary Club de Bagé Campanha promove a primeira reunião do Rotaract Club de Bagé Campanha – clube que vai reunir jovens de 18 a 30 anos de idade.
·         O engenheiro Wagner Brasil enviou “fotos nevadas” à coluna. Nos clics, a bela propriedade dele e de José Wilson Coronel, em Canela, aparece coberta pela neve em cenas que mais lembram o inverno alpino.
·         Hoje e amanhã, em Esteio, acontece o Freio Jovem, prova que evidencia a nova geração de ginetes sob organização da ABCCC. Na disputa, um bageense de 15 anos está entre os favoritos: Luis Gustavo Ruas, montando Dormida Cala Bassa.
·         Em comemoração aos 11 anos da La Gitana Shows & Eventos, Nando Reis e “Os Infernais” apresentam-se amanhã, a partir das 23h, no Ginásio Militão. #Imperdível.  
·         Dois shows movimentam a sexta universitária da San Carlo. No palco, Chico Padilha manda ver com o seu pop rock seguido de Celinho e Banda. Na pista, é Flavinho Rodrigues quem comanda a picape e, no pátio, Felipe Marrero manda ver no rap/hip hop. 


Releitura dos irmãos Ramil no Atelier Coletivo

Hoje à noite, o músico Tiago Cesarino, junto com convidados, apresenta, no Atelier Coletivo, o espetáculo “Releitura da obra dos irmãos Ramil". No repertório "A Canção da Meia-Noite" e outros sucessos. A entrada custa R$ 10 até a meia-noite. O atelier fica na avenida General Mallet, 765.

Deixe sua opinião