Desafio do Agronegócio: Questão ambiental e sustentabilidade
Publicado em 10/02/2020

Marcelo Lopes Vieira

advogado, especialista em direto previdenciário, com pós graduação em Direito Processual e do Trabalho e Direito Ambiental.

Marcelo Lopes Vieira

 

 

 

Descrição do Colunista: Marcelo Lopes Vieira, advogado no Escritório
Abero&Vieira Advogados Associados
, com pós graduação em Direito
Processual, do Trabalho e Direito Ambiental.      

 

O grande avanço da indústria agropecuária e sua enorme capitalização, em contraste com o constante aumento da população, gerou uma necessidade de se produzir cada vez mais, o que acabou levando a enormes impactos no meio ambiente e na qualidade de vida das pessoas.

Os impactos são diversos e eles são advindos de diversas práticas, como: o uso extensivo de agrotóxicos, que acaba contaminando o solo, água e ar; o aumento do desmatamento para abrir espaço para pasto e plantações; um desequilíbrio ecológico, causado pelo desmatamento que está levando diversas espécies à extinção, pelo fato de seus habitats estarem diminuindo cada vez mais; a degradação do solo, proveniente de cultivos extensivos que acabam com os nutrientes do solo, tornando-o improdutivo; fora diversos outros problemas como uma enorme produção de lixo, poluição e o grande gasto de água.

Todos estes problemas, trazem atualmente como maior desafio para o Agronegócio, uma produção sustentável, que minimize ao máximo os danos causados à natureza e que não dependa de bens não renováveis, como fertilizantes e combustíveis fósseis para o transporte.

E como em tudo nos dias atuais, a tecnologia também possui diversas aplicações dentro do Agronegócio e hoje já podemos notar, aplicativos, sensores, drones e plataformas para assinatura digital presentes no cotidiano do trabalhador rural.

Levando em conta que o setor agropecuário tem de lidar com diversas variáveis, como condição climática, peso dos animais, quantidade de comida para os animais, estado do solo e muitas outras, já era de esperar que a tecnologia seria de grande serventia para essa área.

Das principais tecnologias utilizadas no campo hoje em dia, nós temos como principais exemplos os drones, aeronaves não tripuladas equipadas com câmeras, que sobrevoam as plantações, registrando imagens, identificando o surgimento de pragas e acompanhando o desenvolvimento da lavoura, além disso, na pecuária, também pode auxiliar na contagem do rebanho.

Ao fim deste artigo, podemos ter uma boa visão do que é o Agronegócio e como ele influencia a nossa rotina e o mundo todo, sendo peça principal da sociedade desde os séculos passados, porém seu grande avanço nos traz alguns alertas, como os impactos ambientais e a precariedade dos trabalhadores rurais.

O agronegócio sustentável é primordial para os próximos anos, assim como utilizar práticas de Segurança do Trabalho dentro das lavouras, silos, fazendas e etc.

 


Deixe sua opinião