Resumo esportivo 5862
Publicado em 21/03/2013

José Higino Gonçalves

E-mail: higinobage@gmail.com
Cidade: Bagé / RS
Editor de esportes, Higino Gonçalves foi editor geral do tradicional jornal Correio do Sul por quatro décadas. Conhecedor do esporte e de sua história, mantém cobertura diária das atividades desportivas e coluna sobre a história e curiosidade do esporte local e regional, compondo um verdadeiro almanaque do tema aos sábados
José Higino Gonçalves

VISITA – O gabrielense Ronaldo de Paula Ferraz esteve na cidade, em visita a amigos. Trazido pelo saudoso presidente jalde-negro, José Helvécio Siqueira Prates, Ronaldo foi zagueiro do Bagé entre 1983 e 1986. Atualmente, reside em Torres, no litoral norte gaúcho.

REFORÇOS – De volta ao cenário do futebol amador da cidade, o Fronteira Futebol Clube conta agora com o volante/lateral Fabrício Lamas e o goleador Eduardo Lence, que tiveram momentos altamente positivos na década passada, pelo Guarany, na chamada “Família Leco”, no vitorioso time comandado pelo treinador Paulo Afonso Coelho.

GAUCHÃO – Pela Copa Farroupilha, hoje, às 19h, São José x Esportivo; 19h30min, Internacional x São Luiz de Ijuí, em Novo Hamburgo.

MORTE DE DESPORTISTA – Adão Garcia Quintana era uma figura especialíssima, tal a sua simplicidade e popularidade. Foi garçom atuante na noite bageense, marcou presença no antigo Clube Operário, na Líbio Vinhas. Criou cavalos. E foi torcedor do GE Bagé. Morreu no início da semana, ele que foi personagem marcante no antigo “Ground do Bagé”. Paz à alma do “Gordurinha”, desaparecido aos 69 anos de idade.

SAMUEL – Internacional de Santa Maria pode ser o novo clube do jovem goleiro, ex-jogador da dupla Ba-Gua.

COPA DO BRASIL – Estreia dos gaúchos, dia 3 de abril: Rio Branco do Acre x Internacional de Porto Alegre, Brasil de Pelotas x Atlético Paranaense, Veranópolis x Santo André (SP), Resende (RJ) x SER Caxias (do bageense Dener).

COPA DO BRASIL (II) – Na edição ampliada da competição que, em 2013, vai de abril a novembro, os clubes que disputam a Libertadores da América, entre os quais o Grêmio Porto Alegrense, somente fazem a estreia em agosto.

COPA DO BRASIL (III) – Além de Dener, outros bageenses marcam presença: Cianorte (do treinador Ronaldo Rangel) contra o Grêmio Barueri (SP), Crac de Goiás (do zagueiro Ben-Hur) diante do Náutico do Recife, Guarani de Campinas (do treinador Cláudio Ibraim Vaz Leal, o Branco), enfrentando o Confiança de Sergipe; Goiás (do auxiliar técnico Luiz Fernando Rosa Flores) contra o Oratório do Amapá.

VISITA ANUNCIADA – Flávio Fiorin, jornalista da Rádio Guaíba de Porto Alegre e um dos maiores divulgadores do futebol do interior, anunciando para a próxima semana entrevista ao vivo com Heráclito Tato Moreira, presidente do Guarany.

A PROPÓSITO – Segundo a mesma fonte, Tato estará domingo em Campinas (SP) para assistir ao jogo do Guarani paulista (do treinador Branco) contra o Corinthians.

LISONJEADO – Nas redes sociais, circula o apelo “Fica Ducos: eu apoio”. Mas o atual presidente do Bagé, Carlos Alberto de Macedo Ducos, mesmo se declarando gratificado pela manifestação espontânea, assegura que a decisão de entregar o cargo em maio é irreversível.

A PROPÓSITO – Os bastidores jalde-negros continuam em pleno vapor. Até que os personagens citados venham a público para um posicionamento definitivo, os nomes de Luís Carlos Alcalde e Alencar Dal-Molin aparecem de forma potencial. Ambos foram presenças salientes no jantar do último sábado no Pedra Moura.                

ELE FOI UM CRAQUE – Gaúcho de Pelotas, Vitorino Lopes Garcia, de 64 anos, morreu anteontem, em Florianópolis, onde residia. O Torino, como era conhecido, despontou no futsal, pelo Brasil de Pelotas, na década de 1960. Levou o seu talento para os gramados, como atleta do próprio Brasil, Grêmio Porto Alegrense, Botafogo do Rio de Janeiro e muitos outros clubes, entre os quais o Atlético Paranaense e o La Serena do Chile.


Deixe sua opinião