Comentando - 23 de maio de 2020
Publicado em 23/05/2020

José Higino Gonçalves

E-mail: higinobage@gmail.com
Cidade: Bagé / RS
Editor de esportes, Higino Gonçalves foi editor geral do tradicional jornal Correio do Sul por quatro décadas. Conhecedor do esporte e de sua história, mantém cobertura diária das atividades desportivas e coluna sobre a história e curiosidade do esporte local e regional, compondo um verdadeiro almanaque do tema aos sábados
José Higino Gonçalves

NA RECÉM-INSTALADA loja central do Bagé, na rua General Sampaio, 184, estão à venda magníficos trabalhos artesanais confeccionados pelo antigo goleiro jalde-negro Reni Spíndola, com o símbolo do clube.

NASCIDO NA CIDADE catarinense de Lauro Müller, em 6 de janeiro de 1961, Reni começou no Hercílio Luz de Tubarão, passou pelos juvenis do Grêmio. Jogou pelo Bagé entre 1981 e 84, quando foi contratado pelo Botafogo do Rio de Janeiro, então treinado por Abel Braga. Depois, atuou pelo Novo Hamburgo, Esportivo, Santa Cruz, Brasil de Pelotas, São Luiz e encerrou a carreira pelo Bagé, participando de dois acessos para o Gauchão. Fora dos gramados como profissional, dedicou-se definitivamente à atividade artesanal, expondo suas obras, inclusive, na Europa. Ganhou o título de Cidadão Bageense, proposto pelo então vereador Geraldo Saliba.

GUARANY ADEQUA-SE à legislação federal para manter seus compromissos com o grupo de jogadores.

TÊNIS E PADEL, esportes que não exigem o contato físico, são exemplos de modalidades em franca atividade, em pleno tempo de pandemia.

IMAGINEM A SAUDADE dos coroas bons de bola do futebol dos fins de semana no amadorismo, nos campeonatos da Liga Bageense de Futebol de Veteranos...

PARA OS MAIS ANTIGOS, a lembrança da passagem do alegretense Januário de Oliveira pelos microfones da Rádio Cultura, no início da década de 1960, ele que, na época, vendia a Senit, a loteria esportiva de então. Consagrou-se nacionalmente nas transmissões esportivas da TV Bandeirantes, sendo considerado um gênio na criação de famosos bordões jornalísticos. Esteve pela última vez em Bagé em 2001, como hóspede de seu amigo Vacionir Silva Lopes, que hoje reside em Caxias do Sul. Com a saúde debilitada, Januário mora em Goiás.

COM O CONVÊNIO com seu antigo zagueiro Renato Martins, o Guarany vai disputar o campeonato estadual das categorias sub-15 e 17. Isto, depois que a covid-19 permitir.

TREINADOR BADICO continua esperando chamado do Villa Nova de Minas Gerais para a volta aos treinamentos. Faltam ainda duas rodadas para a conclusão da primeira fase do campeonato estadual.


Deixe sua opinião