Comentando - 18 de abril de 2020
Publicado em 18/04/2020

José Higino Gonçalves

E-mail: higinobage@gmail.com
Cidade: Bagé / RS
Editor de esportes, Higino Gonçalves foi editor geral do tradicional jornal Correio do Sul por quatro décadas. Conhecedor do esporte e de sua história, mantém cobertura diária das atividades desportivas e coluna sobre a história e curiosidade do esporte local e regional, compondo um verdadeiro almanaque do tema aos sábados
José Higino Gonçalves

O DIA 19 DE ABRIL é data das mais significativas para o esporte bageense e gaúcho. Há exatos 113 anos, um grupo de 11 amigos fundou o Guarany Futebol Clube, protagonista de grandes feitos memoráveis, confrontados com momentos de dificuldades, estas superadas com galhardia por dirigentes e sua fiel massa de torcedores. Parabéns a todos os alvirrubros!

FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL está mostrando em seu canal televisivo, à tarde e à noite, jogos das três primeiras rodadas da Divisão de Acesso. A série começou dia 9, com São Gabriel 2x1 Guarany.

ESPORTIVO VOLTOU aos treinamentos em plena época de coronavírus. A Federação quer explicações formais a respeito.

CONFEDERAÇÃO Brasileira de Futebol dispõe de quase 40 alternativas para a realização do campeonato nacional deste ano. Uma delas, certamente a mais absurda, prevê a realização de todos os jogos em São Paulo, com portões fechados, em cinco estádios diferentes. Os clubes seriam divididos em dois grupos de 10, classificando-se quatro de cada um para as séries mata-mata, até apontar o campeão. Os jogos seriam mostrados às quartas-feiras e domingos pela Globo e, os demais dias, por canais fechados.

PRESIDENTE do Bagé, Rafael Vieira Alcalde, completa 46 anos neste domingo. Nascido no Rio de Janeiro, ele veio para nossa cidade com apenas 2 anos, quando os pais, o também médico José Emílio e a mãe, a escritora Sônia Alcalde, para cá se transferiram.

RADIALISTA Jerônimo Costa Hernandes postou em sua página on-line a morte do antigo zagueiro Ivoir. Acrescemos que Ivoir Pereira, que jogava tanto na zaga como na lateral-esquerda, tinha 60 anos e despontou no time que, comandado por Danilo Couto, participou do quadrangular decisivo de juniores em 1978. Entre outros, eram seus companheiros de equipe o irmão Paulinho, mais Ivo, Rodinei, Juarez, Marco Antônio, Ricardo Lemos, Paulo César, Totonho, Ivan Couto, Roberto.

ARQUIVO PÚBLICO Municipal, dirigido pelo historiador Cláudio de Leão Lemieszek, recebeu precioso material. Nele, toda a trajetória de Alcides Vitoriano Pacheco Martins, o Tidão, como professor, comentarista e repórter de rádio e televisão e atleta de futsal, nos tempos marcantes da quadra cimentada Prof. Frederico Petrucci, na praça de Desportos.

NARRADOR ESPORTIVO nas emissoras locais, Sivaldo Sousa está mostrando no Facebook gols por ele narrados, em jogos da dupla-Ba-Gua. Nomes que deixaram saudade, como Otacílio Fontana, Antônio Luís Girassol e José Augusto Gonçalves também têm suas vozes no documentário.


Deixe sua opinião