Coluna Social Gilmar de Quadros 1355
Publicado em 20/11/2012

Gilmar de Quadros

Cidade: Bagé / RS
Colunista social
Gilmar de Quadros

Aplausos

Foto: -

Wesley de Souza Santo e Mariana Brasil, José Wilson Coronel

O ASSUNTO da semana é o Festival Internacional de Cinema que chega a sua quarta edição. Os mais pessimistas nem acreditavam nisto: Bagé com um festival de cinema bombando. Foi preciso um cara jovem e muito talentoso, que se  chama JOSÉ,  tomar para si a tarefa de “bolar” uma primeira edição meio acanhada se comparada a esta, uau!

FOI no teatro Santo Antônio, Centro Histórico Vila de Santa Thereza, onde se realizou a primeira mostra de curtas-metragens, há quatro anos. Assim começou a se concretizar o sonho do diretor de cinema e também ator Zeca Brito. Aplausos!

O BOM MESMO é que agora nós também temos um Festival de Cinema para chamar de nosso. Até domingo, o epicentro do cinema de fala latina e portuguesa estará aqui com gente importante desse meio, como o cineasta César Charlone e o ensaísta Jean-Claude Bernardet. Aplausos!

FILMES premiados, no Brasil e no exterior, que não chegariam a Bagé se não fosse o festival serão exibidos: Riscado, de Gustavo Pizzi, com produção de Cavi Borges; Mãe e Filha, do cearense Petrus Cariry; Mea Culpa, de Júlio Léllis; Remissão, de Sílvio Coutinho; Ardor Irresistível, de Ava Rocha. Também um média-metragem: O Palhaço Menino, do capixaba Leonardo Alves.

TODOS vocês meus leitores sabem o quanto sou palpiteiro, o quanto torço para que as  ideias boas se solidifiquem ainda mais, ganhem volume e expressão. Por isso, sugiro à direção do festival, ano que vem, prestem uma homenagem ao casal Lucy e Luiz Carlos Barreto, pelos 50 anos de contribuição que prestam ao cinema nacional.  A chamada grande mídia está sempre de olho neles, tudo que eles fazem vira notícia, entenderam?

NO PROGRAMA Aplausos, hoje, às 11h, Antena 1 e Difusora, vou entrevistar Aurora Miranda Leão, que mais uma vez é quem assinada a curadoria do Festival de Cinema de Bagé. Também, converso com a antiquaria Marta Barbosa Corrêa... EM PORTO ALEGRE, Sônia Alcalde e Sarita Barros participam da posse da historiadora Hilda Agnes Hubner Flores na Academia Rio-grandense de Letras. Aplausos!

GENTIL, educado, inteligente, Jorge Luiz de Oliveira da Silva autografou a 2ª edição de seu livro: “Assédio Moral no Ambiente de Trabalho”, evento que se realizou ontem, às 19h30min, abertura da 33ª Semana Jurídica da Urcamp, no Complexo Cultural Dom Diogo de Souza. Inclusive, Jorge Luiz Silva proferiu palestra sobre "A Criminalização do Assédio Moral". Aplausos!

BAGÉ SOB OLHAR DA MODA é a grande pedida agora, sexta-feira no Clube Comercial, às 20h. Com direção de Kely Pinheiro que em entrevista ao programa Aplausos (Antena 1) disse: “ Moda é comportamento que atravessa gerações que conta o passado e prevê o futuro e retrata de maneira ímpar o presente. Pois neste evento mostraremos história, moda, arte e interatividade nos estudos dos estilos mais presentes na sociedade bageense. Pesquisamos nas ruas e descobrimos que aparecem: clássico, casual, vanguarda, esporte, romântico, tradicional/folk, glam, party, on time, punk, étnico, rocker, vintage, minimalista e andrógino. Cada uma das lojas participantes vai mostrar um desses estilos na passarela. E os fotógrafos: Julio Pimentel, Francisco Bosco, Cema Isquierdo, Cristiano Lameira, Stela Vasconcellos, Jorge Goulart, Roberta Hech, Diones Alves, Leko Machado, Bruna Ayres, Gleider Ayres, entre outros também destacam os estilos que circulam pelas ruas de Bagé. ” Uma promoção com apoio do Cobame, da prefeitura e em benefício da Apae. Aplausos!  
       
AH, nossa querida Gladis Wolf Suñe é uma eximia professora de piano em todos os aspectos. Como amiga de seus ex-alunos está sempre na maior torcida por eles, vendo-os crescer ela cresce junto deles.  Como formidável colecionadora de amizades, Gladis é amorosa, despretensiosa, aliás, é modesta demais! Ela merece nossos aplausos! 

BELOS e muito simpáticos: Gabriela Habeyche Cardoso e Ederson Couto da Rocha marcaram presença na festa de Alice e Henrique Salis Brasil sábado. Não à toa, o épico jornalista do high society brasileiro Ibrahim Sued dizia que “em sociedade tudo se sabe”. Ederson Rocha assumiu em julho de 2010, o cargo de analista processual, da carreira de Analista do Ministério Público da União, em Bagé. Esse foi o motivo que trouxe, meses mais tarde, Gabriela para administrar o Espaço Cultural Da Maya.

SÁBADO (17), faleceu Ramon Calo Wayne, 80 anos, irmão de Ernesto, filhos de Pedro Wayne e Dina. Ramon residia há alguns anos em Capão da Canoa, era casado com Catarina Wayne, Foi um dos grandes contista de nosso sul. Levantou prêmios  literários importantes. Talentoso, brilhante e extremamente modesto. Foi um dos patronos da Feira do Livro de Bagé, funcionário do Banco do Brasil. Também atuou como radialista e publicitário, sofreu heroicamente por nossa democracia e a justiça social durante os anos de chumbo. Sua  morte não fere as letras do Rio Grande  do Sul, porque nelas, ele será eternizado, com certeza. .    
O HIGH SOCIETY bateu ponto na festa de casamento de Alice Gerson de Araújo e Henrique Salis Brasil no Clube Comercial. Esse será o tema desta social quinta-feira.

Deixe sua opinião