Coluna Social Gilmar de Quadros 1273
Publicado em 17/11/2012

Gilmar de Quadros

Cidade: Bagé / RS
Colunista social
Gilmar de Quadros

Aplausos

Foto: -

A exuberância de Sara Brum ao piano

NÃO dá para iniciar a coluna deste sábado sem mencionar o magnífico Concerto de Pianos (5), 34 pianistas, quarta-feira (14) no Salão Carlos Gomes do Instituto Municipal de Belas Artes. Realmente, uma noite de primeira linha que poderia muito bem exigir traje de gala da plateia pela excelência de quem esteve em cena e pela magia daquele momento que vai levar um ano ou mais para se repetir.

ERAM diversos mapas de vida no palco. Aliás, vidas dedicadas ao estudo, ao ensino e ao exercido diário do piano. O resultado disso foi a esplêndida apresentação daquela noite que jamais será esquecida: gente em pé até nos corredores, gente que voltou da porta por falta de lugar na sala. E o que dizer de Lúcia Antônia Bezerra de Mello que pensou e dirigiu esse grande espetáculo. Simplesmente: agradecer, agradecer, agradecer. Foi lindo demais!

TUDO em doses comedidas, como convém a quem deseja encontrar um equilíbrio adequado à função espinhosa que é o exercício da música erudita, principalmente, no Brasil onde ela é fruto da erudição e não das práticas musicais populares ou folclóricas. Quando alguém consegue lotar plateia com muitos jovens e adolescentes super ligados, acompanhando com muito interesse o programa executado, então, é consagração total para uma Bagé ainda mais intelectual, mais erudita. Aplausos!

QUEREM SABER, os três grandes momentos do concerto? Sinfônia Nº 40 de Mozart, Valsa das flores (suíte Quebra-Nozes) de Peter Tchaikovsky e Dança Macabra, de C. Saint-Saens. Os aplausos em pé tomaram conta da sala na metade da apresentação, uau!... GOSTEI também de escutar que já começa haver no Imba uma preocupação muito justa e apropriada sobre a permanência ou não de sua atual diretora Leila da Motta Cabela a partir de janeiro. Será que o prefeito reeleito vai mantê-la no cargo ou ela será mandada embora? A grande maioria prefere Leila na direção. É claro que esta coluna vai voltar a este assunto muitas vezes. Alô prefeito Dudu...  
      
VOLTANDO ao concerto, bem que na sua próxima edição poderiam incluir Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e Cláudio Satoro; afinal, nossos brasileiros merecem ser lembrados como os pioneiros desse gênero de música no Brasil.

UMA correção apenas precisa ser feita; não pode aquela filmagem e fotografias o tempo todo no palco. Isso desconcentra os pianistas e atrapalha o público que gosta de ouvir a música e ver o movimento das mãos dos pianistas deslizando no teclado: pra lá, pra cá; sem falar que o palco deve ser apenas e tão somente deles, os virtuosos do piano, meus queridos! A solução é realizar uma “avant-premiere” para as gravações e as fotos ou usar câmera aérea que não interfere em nada. “Pode não ser a sua opinião, pode não ser a melhor opinião, mas esta é uma coluna com opinião.”  
  
OUTRA EMOÇÃO, as pianistas Eliane Hubert e Zaida Valentim, comemoraram trinta anos de formadas em piano no Imba; Leila Kalil Castro e Lúcia Antônia B. de Mello, 40. Todas alunas de Gelci Porto Médici que lhes entregou flores, uau!... FOI Ana Maria Loureiro de Souza Delabary quem apresentou essas suas colegas à plateia; super bacana; assim como o colar de pérolas de Leila Kalil e a emoção de Wagner Brasil ao piano... UMA PIANISTA DE ATITUDE, na vida e na arte, Magali Collares Gonçalves performance bonita, vibrante ao piano.  Aplausos!

O HIGH volta a se encontrar hoje no casamento de Alice Gerson de Araújo e Henrique Brasil Salis, que trocam alianças e juras de amor, às 20h, na igreja Auxiliadora, com direito à música do Coral (show) Auxiliadora, é claro. Depois, recepção no Clube Comercial, onde os pais dela: Mara Sandra e Luis Alberto Andrade de Araújo e os dele Clarice e Oscar Roberto Jacinto Salis vão dividir tarefas de anfitriões. Este promete ser outro momento social primoroso da atual temporada social.

A NOIVA vai usar vestido confecção Célia Dalmolin, cabelo e maquiagem por Marcos Senna. O noivo, terno da marca italiana Ermenegildo Zegna, um presente do tio Wagner Martins Brasil ao sobrinho, uau! Querem conhecer a ficha técnica completa de hoje: decoração de Miriam Akagi que executa projeto da arquiteta Rachel Morgado Pillon; iluminação, Fabrício Leal; fotos e filmagem a cargo de Diones Alves; cerimonial assinado por Simone Azambuja Salles e Mana Romero; bolo e  mesa de doces de  Viviane Mazzini Budó; os garçons da equipe de  Clodoaldo Monteiro e música para dançar selecionada pelo Dj Murilo Dotto. Aplausos!

ENTÃO É NATAL, e por isso, dia 25, vão se acender as luzes da decoração natalina que promete surpreender com seus efeitos coloridos e muito bem distribuídos pelas praças centrais da cidade. Houve uma alteração no projeto que ficou ainda melhor: por causa daquele encontro de motos de todos os anos, a Árvore de Natal será montada na Praça da Catedral  e não na do Centro Administrativo. Se o foco da decoração é a Sete, a Catedral tem mais a ver com o cenário todo. 
     
ABRE hoje a temporada de  piscinas no Cantegril Clube. A festa de logo mais será em parceria com o Natal Luzes no Pampa. Para animar a festa, a partir das 22h, a boa música do Dj Felipe Meirelles... TAMBÉM, hoje, os DJs Flavinho Rodrigues e Felipe Ratto tocam músicas da década de 90 numa festa Retrô que vai rolar no Parador Griffe. Na outra pista, Celinho e banda atacam de pagode. Aplausos!

Deixe sua opinião