No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Coluna Social 85322
Publicado em 13/07/2019

Gilmar de Quadros

Cidade: Bagé / RS
Colunista social
Gilmar de Quadros

Foto: Alina Souza / Especial FS

Presidente da Aciba, Pedro Ernesto Capiotti Obino e família Noemi Menezes, abertura do "Arte na Vitrina", clic Fábio Lucas

MARIO QUINTANA:  “Os livros não mudam o mundo. O que muda o mundo são as pessoas. Os livros mudam as pessoas.”... SOBRE os livros, disse-me Tânia Carvalho: “Os pássaros voam através da asas, e nós voamos através dos livros.” Na tarde de hoje, às 17, Tânia estará na Biblioteca Otávio Santos para inaugurar placa com o nome dela na sala de leitura; depois, às 18h, “ela na Leb – autores e leitores”, uau!

“ADOREI conversar  com o querido prefeito da minha cidade; Divaldo Lara é muito gentil. Acho que vai ser tudo muito lindo. Estou bastante emocionada com esta homenagem que Bagé me concede. Já me imagino andando pela rua onde nasci e revendo meus familiares e amigos. Com certeza, viverei momentos que jamais esquecerei.” Tânia Carvalho: “dia de luz, festa de sol”

TAMBÉM, hoje, na cidade: diretor do documentário “Danúbio”, Henrique de Freitas Lima, Paulo César Brasil do Amaral, presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), instituição do Ministério da Cidadania responsável pela Política Nacional de Museus (PNM) e o gestor cultural Emílio Kalil, atual superintendente da Fundação Iberê Camargo. Eles e mais alguns no jantar, ontem, na residência de Marilu e Sapiran Brito. Reunião, hoje, às 11h, no Museu Dom Diogo de Souza, para discutir a situação dos museus em Bagé.  Aplausos!

UM dos assuntos neste jantar foi em torno do cineasta Zeca Brito, que vai assumir a direção do Instituto Estadual de Cinema (Incine), a convite da secretária estadual de Cultura, Beatriz Araújo... ARTE  NA VITRINA, evento da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba), com apoio da prefeitura, inaugurou quarta-feira (10), na Casa de Cultura Pedro Wayne. A edição deste ano homenageia  Danúbio Gonçalves e também Aracely dos Santos Menezes, ambos falecidos este ano.

NA OCASIÃO, Noemi Menezes, os três filhos e alguns netos receberam os cumprimentos dos diretores da Aciba.  A série de obras de Danúbio Gonçalves foi emprestada à Casa de Cultura; por exemplo, nove obras são de Cecília Collares; também colaborações de: Ibagé Simões Pires, Norma Vasconcellos, Mercinha Nascimento, Heloísa Beckman e por aí segue... RETORNARAM de outra viagem aos Estados Unidos, José Emílio Alcalde e Sônia foram visitar Eleonora e Marcos Machado, o doutor contrabaixista está, agora, no Rio e, semana que vem, desembarca em Bagé. Marcos é o “cara” que merece muitos aplausos! 

Festival Internacional (34º) de Inverno da UFSM, de 31 de julho a 4 de agosto, em Vale Vêneto; colaboração da University of Georgia, Estados Unidos. A Orquestra Jovem do Pampa, maestro Joab Muniz, vai apresentar-se nesta 5ª edição do Encontro de Orquestras Jovens do FIIUFSM que visa oportunizar a essas orquestras trocas de experiências artísticas. Cada uma faz uma apresentação com seu próprio repertório e, no encerramento, todos os grupos tocam uma mesma obra formando uma Grande Orquestra. Aplausos!

FESTA, aniversário de Ieda Gallina Previtali, 60 anos, dia 19, na cafeteria da Associação Rural... ALMOÇO, amanhã, na Igreja do Crucificado, em benefício da Pediatria da Santa Casa... CAFÉ COLONIAL, Rotary Clube Rainha da Fronteira, domingo (21), servido entre 15h e 19h, na social do Clube Caixeiral.

Deixe sua opinião