No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Coluna Social 20-08-19
Publicado em 20/08/2019

Gilmar de Quadros

Cidade: Bagé / RS
Colunista social
Gilmar de Quadros

Foto: Divulgação/FS

A linda Karen Muñoz, Neca Capiotti

NOITE de reconhecimento ao talento de quem faz Bagé acontecer dia após dia. Há 17 anos, a Associação Comercial (Aciba) entrega “Prêmio Distinção”, sexta-feira (16), no aristocrático Clube Comercial (podem crer jamais haverá salão de festas mais requintado do que o do Comercial), o presidente da Aciba, administrador Pedro Ernesto Capiotti Obino, conduziu o protocolo de entrega deste cobiçado Prêmio. Ao lado dele, prefeito Divaldo Lara, deputado Luís Augusto Lara, diretor do HU, médico Henry Ritta  e outros integrantes da Aciba.    

HIERARQUIA DAS NECESSIDADES, conceito criado na década de 1950, pelo psicólogo norte-americano Abraham H. Maslow, tem por objetivo determinar o conjunto de condições necessárias para que um indivíduo alcance a satisfação: pessoal ou profissional. Para Maslow, a perspectiva de satisfação dessas necessidades é o que gera a força motivadora nos indivíduos. Levantamos todos os dias para trabalhar porque estamos em uma constante busca por sermos reconhecidos por nossas competências, nossos diferenciais e resultados. Precisamos que os outros reconheçam e identifiquem nosso valor. Existem estudos científicos que mostram que há uma parte do cérebro dedicada à recompensa e motivação. Quando esse sistema é ativado, automaticamente, o organismo libera elementos químicos, que farão com que nos tornemos mais comprometidos, proativos e focados em nossos objetivos.

O PRÊMIO Distinção faz a gente pensar, meus queridos! Enquanto os troféus eram entregues, eu olhava aquele salão lotado de rostos, alguns bem conhecidos, outros nem tanto, tomados de satisfação pelo reconhecimento e por ali estarem “os mais lembrados” em pesquisa Urcamp.  Neste momento, lembrei-me do último romance da escritora Clarice Lispector:  "A hora da estrela” . Obra marcada por emoções e sentimentos pessoais. Mas por que “A Hora da Estrela”? Porque muitos elementos do livro se contextualizam no Prêmio da Aciba: o empregado e o patrão; a namorada e o diretor; a balconista da loja, o vendedor ambicioso, o motorista que sabe guardar segredos, a professora e o aluno, pais e filhos e netos e amigos e colegas.  Todos “estrela”  do seu próprio filme e/ou da sua empresa.

NEM o rádio, a alegria de Macabéa – personagem central do romance de Clarice – faltou ao Prêmio Aciba. O “Grupo Voz de Bagé” (pelo conjunto de sua história) é homenageada todos os anos a este evento seja através da Difusora ou Delta FM ou programa Aplausos Antena 1. “Ligava invariavelmente para a rádio Relógio, que dava “hora certa e cultura”, e também música. E sobretudo esse canal de rádio aproveitava intervalos entre as tais gotas de minuto para dar anúncios comerciais – Macabéa adorava anúncios. Era rádio perfeita pois também entre os pingos do tempo dava curtos ensinamentos dos quais talvez algum dia viesse a precisar saber.” A Hora da Estrela (Clics Rosane Coutinho)

SERVIÇO: Hoje, na Fiergs, POA, 38ª Convenção Gaúcha de Supermercados e Expoagas 2019. Palestras (6) magnas, uma delas com a jornalista Glória Maria: “É preciso se reinventar”... AMANHÃ, às 8h30min, general Ramires vai receber a imprensa para café da manhã no QG. Ele conta com assessoria competente do cel. Márcio Eduardo Rangel Fidélis... CASA DA AMIZADE, dia 31, Chocolate da Amizade, R$ 30.  Aplausos!


Deixe sua opinião