No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Diversas- Giorgis
Publicado em 27/09/2019

George Teixeira Giorgis

George Teixeira Giorgis

    Relacionando vias públicas cá em Bagé seja explanado (e explicado) que a Rua Dr. Breno Ferrando (no núcleo Mascaranhas de Moraes) homenageia antigo médico clínico local. A Rua Nelson Machado, no Morro de Belém, relembra um funcionário da Câmara Municipal, filho do Sr. Iolando Machado (vereador local). A Rua Otávio Hipólito, na zona norte, relembra antigo fiscal avaliador do Banco do Brasil e líder trabalhista. Num dos governos de seu partido, ocupou (por certo espaço de tempo) uma Secretaria Estadual. A Rua Jackson Reed Costa relembra oficial do Exército Nacional e vereador municipal pelo antigo PTB. A Rua Homero Rosa Fagundes, paralela à Av. Santa Tecla, homenageia um proprietário rural e alto prócer local da UDN.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
    Em francês, “baptême”: batismo. “Cuire” = cozer. “Étoile” = estrela. Na língua inglesa, “dress” = vestido. “Hot” = quente. “Railway” = estrada, caminho de ferro. -*-*-*- O art. 330 de nosso Código de Processo Civil enumera casos em que, de saída, o juiz deverá reputar “indeferida” a petição inicial. Por exemplo, quando a achar “inepta” ou lhe parecer que o autor “carece de interesse processual”. O réu (e também), ao contestar e antes de discutir o mérito da ação cível, poderá alegar por igual “ausência de legitimidade” de parte do requerente (autor). -*-*-*- Quando cheguei, formado, de Porto Alegre, adquiri meu anel de rubi na Ótica Bagé (janeiro de 1.958) recém-aberta na Rua Bento Gonçalves. Custou dezoito mil (não lembro a moeda do tempo) e Danúbio Carvalho parcelou em dezoito prestações! Todavia, com a ajuda de Deus, paguei tudo em curto prazo. Danúbio (vindo do RJ) onde se especializou em ótica na Casa Comercial de João Citro (bageense lá radicado com loja) primeiramente fez uma sociedade com “Bolão” (Antônio Pierucci), mas em seguida focou em firma individual, onde foi triunfando aos poucos e obtendo larga simpatia dos fregueses. Faleceu cedo!
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
    Prudente de Morais, paulista, foi presidente da República de 1.894 a 1.898. Formado em Direito, advogou, foi deputado e governou o Estado de São Paulo, além de preencher cadeira no Senado Federal. Foi nosso primeiro presidente civil. Seu nome integral = Prudente José de Morais Barros. Nasceu em Itu. Enfrentou distúrbios e revoltas, algo comum no Brasil daqueles idos.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
    Em tempos que já vão distantes, na especialidade “olhos, ouvidos, nariz e garganta”, Bagé contava com os Dr.s Germano von Walvitz, Nicanor Peña Medici, Paulo Eloy Passos e Danilo Villamil Gonçalves.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
    Segundo a Barsa, a metafísica é um ramo da Filosofia. E trata dos princípios e fundamentos últimos da realidade.

* Texto revisado pelo autor
 


Deixe sua opinião