No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Diversas 84524
Publicado em 14/06/2019

George Teixeira Giorgis

George Teixeira Giorgis

O art. 215 de nossa Constituição Federal estampa que “o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais”. É o seu “caput”. -*-*-*- O art. 1.857 de nosso Código Civil estatui que “Toda pessoa capaz pode dispor, por testamento, da totalidade dos seus bens, ou de parte deles, para depois de sua morte”.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
O Dr. José Antônio Prates Piccoli (ex-juiz de Direito aqui) há muitíssimos anos jurisdiciona uma Vara Criminal de São Leopoldo e não tem aceito promoção para a capital, segundo ainda soubemos. Ele está com mais de 35 anos de carreira.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
A Rua Dr. Mario Araújo fica no bairro São Judas Tadeu. A Rua Bagé está nas cercanias do estádio da Pedra Moura do G. E. Bagé. A Rua Rodolfo Moglia: no núcleo Mascaranhas de Moraes. A Rua Salim Kalil: no Bairro Bonito. A Rua Dr. Menotti Medici: na Vila Ipiranga. A Rua Dr. Breno Ferrando: no núcleo Mascaranhas de Moraes.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
A Fundação Bidart surgiu em 29-11-1.936 na sede da Associação Comercial de Bagé. O casal Martin e Manoela Bidart deixou um legado de duzentos contos de réis para a casa das meninas desamparadas. Ali conhecemos um internato, regido por freiras católicas, onde estavam recolhidas meninas humildes. Não lembramos se anos atrás o prédio foi comprado (ou desapropriado) pela Municipalidade, com instalação de uma escola primária. Parece-nos (e também) que a Urcamp locava (ou ainda aluga) algumas dependências.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
De abril-1.993 até fevereiro/98 comandaram aqui a nossa 3ª Brigada de Cav. Mec. os generais Luís Felipe Medici Candiota (bageense), Newton Mousinho de Albuquerque (potiguar) e Renaldo Quintas Magioli (carioca).
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Em 1.929 foi empossado o Xº Conselho Municipal de Bagé (hoje = Câmara de Vereadores). Eram cinco republicanos: Idalino Campos da Luz, Bento Gonçalves da Silva, Artur Bernardino Lignon, Francisco (Chiru) de Paula Pereira e Dr. Júlio Vieira Diogo. E quanto ao Partido Libertador: Hildebrando Rodrigues da Silva, Dr. Héctor Freitas, Dr. Mário Olivé Suñé e Alcebíades Garrastazú Gontan (Bido Gontan). Já o Conselho Municipal seguinte foi constituído pelo Dr. Guilherme Barbosa. Dr. Mário Olivé Suñé, Nicolau Tolentino Marques, Alcebíades G. Gontan e Hildebrando Rodrigues da Silva (Libertadores). E Dr. Júlio Vieira Diogo, João Guttemberg Carbonel Maciel (Guta Maciel), Viterbo Alves Cruz e Clarimundo Cabral Dias (Republicanos).
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Tupy Silveira (o prenome verdadeiro era Martim) governou o município de Bagé de 05/janeiro/1.914 até 11 de abril de 1.925 (morreu no cargo). O Dr. Carlos Cavalcanti Mangabeira (farmacêutico militar baiano), por eleição, ocupou o mesmo posto de abril – 1.925 até abril de 1.929, O Dr. Carlos Kluwe (eleito) de dezembro 1.947 a dezembro-1.951. O Dr. Jerônimo Mércio Silveira (nomeado) de abril – 1.942 a novembro – 1.945. E de fevereiro/1.946 a novembro 1.946. Popularmente era conhecido carinhosamente como o Dr. Silveirinha (homem de gênio afável e sempre sorridente).
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Mais pecuarista que advogado nos últimos anos o Dr. Luís Clóvis Marques Pereira, agora falecido, perseguiu sempre o exemplo de seu pai, o Dr. Alencastro. Este, ao seu tempo, patrocinou grandes inventários em Bagé, não atuava no contencioso e era louvado por sua meticulosidade e honradez profissional. Clóvis, nos derradeiros tempos, devotava-se unicamente à labuta campesina.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
O policiamento rodoviário precisa preocupar-se com a circulação na Av. Santa Tecla, onde, ultimamente, a maioria dos carros não trafega, mas voa, alcançando velocidade incompatível com o equilíbrio e a temperança!

* Texto revisado pelo autor

Deixe sua opinião