No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

DIVERSAS 83880
Publicado em 21/05/2019

George Teixeira Giorgis

George Teixeira Giorgis

Em março de 1.984 foi inaugurado o prédio atual de nossa Câmara de Vereadores no imóvel que, antes, houvera sediado o Banrisul entre nós. Era presidente o saudoso Prof. Remídio Garcia. O edifício ganhou o nome do falecido edil Carlos Mário Mércio Silveira.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Conheci a Câmara de Vereadores (reinstalada depois da redemocratização do país) no andar superior da Prefeitura Municipal. Relembre-se que a Prefeitura é um imóvel que serve de “moradia” para a administração municipal. A “Prefeitura”, assim, não executa obras, não tapa buracos, não pavimenta ruas, porque é um substantivo abstrato! Depois, nossos legisladores foram para o edifício Ibagé (dois andares) em março de 1.976 ali ficando até março/1.984, na Rua General Neto. E, dali, para onde está hoje a Câmara Municipal (antigo imóvel do Banrisul).
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Na redemocratização do país (presidente = Eurico Gaspar Dutra; Governador do Estado = Walter Jobim; Prefeito Municipal = Dr. Carlos Antônio Kluwe), o 1º presidente eleito em nossa Câmara foi o Sr. José Carrion Moglia (Zezé Moglia) do PSD, partido governista. A reinstalação da Câmara foi sumamente prestigiada, pois o povo estava desacostumado do Poder Legislativo, fechado (em todo o Brasil) pelo golpe de 10/novembro/1.937 quando o Dr. Getúlio Vargas instalou sua discutida ditadura, terminada em fins de 1.945, pela derrubada do Presidente.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Cá entre nós, a Rua Leopoldino Marques Paiva (“Pudico”) rende homenagem a um proprietário rural, que deixou descendência de vários casamentos. -*-*-*- O Dr. Veríssimo e o Dr. Pena (homenageados com ruas próximas) foram médicos humanitaríssimos, como nossa história assinala. Tanto que morreram pobres!
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Consoante nossos assentamentos, em 17/10/1.965, em Porto Alegre, nosso Guarani F. C. empatou (1 x 1) com o então poderoso E. C. Internacional. Max (Gua) e Edmilson (Inter) movimentaram o marcador. Juiz: Mário Severo. O Guarani formou com Henrique, Bejeja, Solis Rodrigues, Danúbio, Sérgio, Valter, Amarante, Didi, Luiz Augusto, Max e Bedeuzinho. O Inter: Guaporé, Carlos Alberto, Pontes, Luís Carlos, Sady, Edmilson, Dorinho, Puccinelli, Davi, Antoninho e Laone. Segundo o “Correio do Povo” da época, “foi um bom jogo”. Em 09-julho-67, no antigo estádio dos Eucaliptus (POA), um zero a zero caracterizou novo confronto entre citadas agremiações. O juiz foi Mário Severo. Então, nosso “team” formou com Henrique, Mano, Solis Rodrigues, Pedro Celso, Sérgio, Valter, Amarante, Mosquito, Saulzinho, Abílio, Gilberto Andrade. E o Inter: Gainete, Laurício, Pontes, Luís Carlos, Sady, Elton, Lambari, Joaquim, Marino, Claudio, Claudiomiro, Dorinho.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Pelo nosso Código de Processo Civil, art. 496, são cabíveis os seguintes recursos (insurgências contra sentenças e despachos): apelação, agravo, embargos infringentes, embargos de declaração, recurso ordinário, recurso especial, recurso extraordinário, embargos de divergência em recurso especial e em recurso extraordinário. Entre os casos de indeferimento da petição inicial (art. 295) alinham-se: quando ela for inepta, quando a parte for manifestamente ilegítima, quando o autor carecer de interesse processual, etc.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Bagé poderá ser considerada uma comuna altruísta, tantas que são as campanhas de recolhimento de doações e de donativos.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Juvêncio Maximiliano Lemos, nascido em Cangussu em 1.893, foi interventor municipal e prefeito eleito de Bagé em diferentes épocas. Uma vez como “major” e outra como “coronel”. Faleceu em Pelotas em 1.952.

Deixe sua opinião