No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Diversas 83729
Publicado em 16/05/2019

George Teixeira Giorgis

George Teixeira Giorgis

Pelo nosso Código Civil, promulgado em janeiro de 2.002 (lei nº 10.406), não correrá a prescrição, entre os cônjuges, na constância da sociedade conjugal; nem entre ascendentes e descendentes durante o poder familiar; nem entre tutelados e curatelados e seus tutores e curadores durante a tutela ou curatela. É o que deixa estampado o art. 197. Outrossim, no mesmo Código, está prescrito e assinalado, quando ventila o condomínio edilício, que será obrigatório o seguro de toda a edificação contra o risco de incêndio ou destruição total ou parcial (art. 1.346).
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Mexendo na literatura brasileira, hemos de constatar que um dos iniciadores do movimento modernista, entre nós, o escritor Mário de Andrade era natural da cidade de São Paulo (1.893), onde também veio a sucumbir (1.945). E João Carlos de Medeiros Pardal Mallet nasceu cá em Bagé (1.864) e faleceu em Minas Gerais (Caxambu) no ano 1.894. Viveu trinta anos somente. Deixou o estudo da Medicina para consagrar-se ao jornalismo e à literatura.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Aqui em nossa cidade, a Rua Vereador Pinto Machado é paralela à Rua Caetano Gonçalves na Zona Norte. A Av. Itália ladeia o Parque de nossa Associação Rural. A Rua Lourival Clavé fica nas cercanias de nosso Presídio Regional. E as Ruas São José, Santa Cândida e São João encaixam-se no Bairro Getúlio Vargas. Esclareça-se, mais, que a Rua Álvaro Ayres Machado (“Machadão”) resta lá pelas proximidades da Vila São Jorge / São João. Ele era adepto firme do Partido Libertador, morava na Ismael Soares (quase ao lado da Padaria Continental) e possuía um filho único, o Sr. Jacy Machado (do Banco da Província). Foi tesoureiro da Prefeitura de Bagé.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Em 21 de janeiro/2.000 assumiu o comando de nossa 3ª Brigada Cav. Mec. o Gen. Bda. Ronald Silva Marques, hoje morando no RJ, obviamente já inativado. Carioca, despertou aqui muita simpatia e crescido contingente de amigos junto ao nosso meio civil. Teve como chefes de seu Estado Maior o Cel. Renê e o Cel. Paulo César. Deixou-nos em 30 de abril/2.002.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
O Gen. Bda. Antônio Jorge Corrêa (que cá deixou nome respeitável, inclusive por seu entrosamento com o meio civil) chefiou a antiga 3ª DC de fevereiro/65 a janeiro/66. Tempos depois, seu irmão Gen. Bda. Ernâni Jorge Corrêa cá ocupou o mesmo Comando, aqui ficando de março/1.979 a fevereiro/1.981. Antônio Jorge, inclusive, cá esteve na posse do irmão.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Em eleições municipais de 03/outubro/1.955 o PTB voltou a vencer com a chapa Hugo Almeida Souza (comerciante) e Dep. Justino Costa Quintana (vice). Formaram, então, nosso Poder Legislativo os vereadores Luiz Maria Ferraz. Frederico Petrucci, Mário Égas, Iolando Machado, Palmor Pôrto Brignol, Abib Ieffett e João Coronel Sais (bancada do PTB); o Partido Libertador teve os edis Fernando Silveira Abbott, Mário Freitas da Silveira e Jorge Suñé Grillo. O PSD elegeu Antenor Gonçalves Pereira e Zoroastro Lamote. E a UDN Camilo Gomes. Nesses interregnos, presidiram nosso Legislativo os edis Coronel Sais, Ferraz (dois períodos) e Abib Ieffet. O Sr. Hugo Souza (por desentendimento com sua bancada) tirou constantes licenças. De sorte que, no tempo, o presidente da Câmara ocupava a chefia da edilidade frequentemente.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
A atual Rainha do Reino Unido da Grã-Bretanha, Elizabeth IIª, nascida em 1.926, subiu ao trono em 1.952 quando morreu seu genitor Jorge VIº. Casou, em 1.947, com o Príncipe Philip Mountbatten, seu parente distante, hoje Duque de Edimburgo. -*-*-*- O idioma internacional “Esperanto” foi criado pelo médico e linguista polonês Lazarus Zamenhof. -*-*-*- Eurico Gaspar Dutra e Jânio Quadros, que foram presidentes de nosso país, nasceram no Mato Grosso. -*-*-*- Em 1.950, nas eleições para a Presidência da República, de novo a UDN marchou com o Brigadeiro Eduardo Gomes (que já havia sido derrotado em 1.945). O PSD (partido de Dutra) escolheu Cristiano Machado (governador de Minas Gerais). E o PTB foi com Getúlio Vargas (então morando numa de suas estâncias em São Borja). Este venceu por larga diferença. No poder, em 1.954, suicidou-se!

Texto revisado pelo autor

Deixe sua opinião