No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Diversas 83348
Publicado em 03/05/2019

George Teixeira Giorgis

George Teixeira Giorgis

Capistrano de Abreu foi historiador, geógrafo e professor, classificado como dos mais eruditos no seio de nossa literatura. Ele era cearense. -*-*-*- Já Alvaro Moreyra era gaúcho de Porto Alegre e faleceu no RJ em 1.964. Ambos deixaram nomes importantes no seio das letras brasileiras.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Aqui em Bagé, lá onde está a Escola Justino Quintana e adjacências, ficava a Praça Duque de Caxias (todo um quarteirão) em tempos idos. Os parques e circos, que vinham funcionar e atuar em Bagé, lá tinham situação. Os animais dos circos em regra viajavam pelos trens da Viação Férrea do RGS e, enjaulados, desfilavam, na chegada, pelas nossas vias. Então, a gurizada corria atrás e tentava provocá-los...
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
A Rua Bartolomeu Fico, que corta (tipo “uma viela”) a Rua Vinte de Setembro, presta homenagem póstuma a um alfaiate italiano, que tinha seu comércio na Marechal Floriano, perto da antiga Ferragem Valente. Foi pai do médico Dr. João Baptista Fico e do advogado Dr. Carlos Fico, entre outros descendentes. A Rua Dr. Nicanor Peña Medici, lá pelos idos do Povo Novo, rememora um expressivo médico, que era especialista em olhos, ouvidos, nariz e garganta. Morava no palacete da Rua Bento Gonçalves esq. Marcílio Dias e, ao lado, pela primeira, num sobrado agregado, tinha consultório muito prestigiado. Teve morte trágica.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Segundo meus volumosos livros de apontamentos desportivos do passado, cá em Bagé, no dia 31-3-1.949, o Guarani “empurrou” 7 x 1 no Farroupilha (de Pelotas), sendo juiz o Sr. Lauro Lima. Valdir Saladuro 4, Rubilar 2 e Rui Garrastazu 1 foram os artilheiros. Em 17 de abril do mesmo ano, ainda na Estrela D’Alva, o Guarani superou o Cachoeira por 6 x 1. Marcaram para os nossos: Valdir Saladuro 2, Ataíde, Gonzaga, Rui Garrastazu e Rubilar. Juiz: Italo Patta (de lá). O “team” alvirrubro: Mustafa, Totino e Bataclan. Ernâni, Caboclo e Ataíde. Gonzaga, Edgard, Valdir, Rubilar e Rui. Como se nota, então, um excelente começo de temporada naqueles idos.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Nosso Código Civil especifica que os nascimentos, casamentos e óbitos serão “registrados” em registro público. E que as sentenças que decretarem a nulidade ou anulação do casamento, o divórcio e o restabelecimento da sociedade conjugal serão “averbadas”. Em seu art. 15 um dispositivo muito interessante: “Ninguém pode ser constrangido a submeter-se, com risco de vida, a tratamento médico ou a intervenção cirúrgica”. E no art. 449: “O termo de conciliação, assinado pelas partes e homologado pelo juiz, terá valor de sentença”.

Texto revisado pelo autor

Deixe sua opinião