No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Diversas 82570
Publicado em 04/04/2019

George Teixeira Giorgis

George Teixeira Giorgis

Em 2.004, na Faculdade de Direito da Urcamp, lecionavam Direito Processual Civil os seguintes professores: Marcos Ferraz Saralegui, Neusa Maria Ferreira da Cunha, Tânia M. Oliveira Pereira, Márcia Helena Gasparoni de Melo, Fernando Dutra de Souza, Paulo Antônio da Silva Costa, José Heitor de Souza Gularte e Francisco Norival Fraga do Couto. -*-*-*- Em abril de 2.004, faleceu em POA nosso conterrâneo e amigo Heitor Costa Germano, representante comercial e corretor de imóveis. -*-*-*- Em 16 / abril / 2.004 era empossado Cmt. de nossa guarnição militar o Gen. Bda. Ramão Grala (natural de Dom Feliciano, RS). Vinha de Campo Grande, Mato Grosso do Sul e parece que cá ficou apenas um ano. Substituiu o Gen. Sérgio Costa de Castro, que daqui saiu para chefiar a ESAO (RJ). -*-*-*- Em dezembro/2.004, ainda, com extraordinário banquete nos salões da Associação Rural a Faculdade de Direito de Bagé festejou 35 anos de fundação. No ágape em foco fomos o orador oficial.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         No final de novembro/96, em sua então aprazível moradia na Rua Barão do Triunfo, o Prof. Reginaldo Gasso Rodrigues, recepcionou os formandos da Fac. Direito local, de cuja turma era o patrono. -*-*-*- Em agosto do mesmo ano, na sede local do Banco do Brasil os Drs. Adair Teixeira e Paulo Antônio Costa, em concorridíssimo coquetel, davam por inaugurada a XVII Semana Jurídica da Urcamp. -*-*-*- Ainda em 1.996 Bagé perdia um de seus médicos mais alegres e humanitários: o Dr. Leonel Corrêa Doglia. -*-*-*- Em novembro/1.947 (após a queda da ditadura Getúlio Vargas) Bagé voltava a eleger seu prefeito, que foi o Dr. Carlos Kluwe (PSD). Para vice sagrou-se o Dr. Camilo Gomes (UDN-PL). O voto não era vinculado. O PSD fez oito vereadores. O PTB, três. A UDN, um. E o Partido Libertador, um. -*-*-*- Os eleitos – PSD: Sílvio da Silva Tavares, José Carrion Moglia, Zoroastro Lamote, Francisco de Paula (Chiru) Pereira, João Baptista Loguércio, Octávio Assumpção, Protásio da Rosa Fagundes e Martin Magalhães Rossell (oito). PTB (três): Dr. João Baptista Fico, Profª Lígia Farinha de Almeida e Dr. Maurício Infantini Filho. UDN (um): Antônio Saturnino Corrêa de Brito. Partido Libertador (um): José Gomes Filho (Pituca).
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         Em princípios de 1.993 a Faculdade de Direito da Urcamp perdia, por falecimento, dois excelentes membros de seu professorado: Luiz Pedro Monteiro Magalhães e Mário Aguiar Moura, o que foi muito sentido na ocasião.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         No Auxiliadora, quando estudávamos Latim, utilizávamos a “Gramática Latina”, de autoria do padre Mílton Luiz Valente (jesuíta do Colégio Anchieta, da capital). Nosso professor era o salesiano leigo José Mamino. Já no Colégio Rosário (POA), no curso clássico, o lente da matéria era o Irmão Marista Arnulfo Maria (Celso Pedro Luft).
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         O escritor português Júlio Dantas deixou-nos “A ceia dos Cardeais”. E seu patrício Júlio Dinis legou-nos “As pupilas do Senhor Reitor”.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         Lá na Vila Kennedy há uma via com o nome de “Rua Herculano Vaz Lopes”. Ele foi pecuarista, agricultor, vereador do extinto PSD e presidente do Clube Caixeral por largo período. O advogado Dr. João Carlos Goudene (morava no Passo do Príncipe) tem Rua com seu nome no Morro de Belém (que a população antigamente denominava “Morro da Cebola”).
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         Nosso Código de Processo Civil (art. 761) ensina que, ao declarar judicialmente a insolvência de alguém, o juiz escolherá um dos maiores credores para “administrador da massa”. E no art. 499 preconiza que só pode interpor “um recurso” a parte que tiver sido vencida, um terceiro prejudicado ou o órgão do Ministério Público.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         Festas religiosas de antanho: Março-1.935, novenas em homenagem a São José na capela do mesmo nome, Zona Norte de Bagé. Festeiros: nosso pai Bernardino Giorgis e dona Aida Asti. Setembro – 1.949 – na Auxiliadora – Festeiros: Dido Machado Ferreira e dona Noemy Brossard. Igreja Auxiliadora, junho/1.950, festa do Sagrado Coração de Jesus, festeiros = Faustino Espírito Santo Netto e dona Minervina Corrêa. Julho de 1.966 festa de São Vicente de Paulo na Vila Vicentina – festeiros = José Antônio Corrêa e dona Auta Gomes. Festa de 50 anos da Capela São José (maio de 1.974). Festeiros: Horacil Dutra e dona Ireni, Dido Machado Ferreira e dona Catarina. Dezembro/1.962 – Festa de N. Srª da Conceição (no templo do mesmo nome) – Festeiros = Drs. Maurício Infantini Filho e dona Alvarina.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         Com a morte do Sr. Aracely dos Santos Menezes, foi-se um varão lutador, comerciante sério, idealista, excelente chefe de família e que muito obrou por seu pago nativo.

Texto revisado pelo autor.

Deixe sua opinião