No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Diversas 81589
Publicado em 28/02/2019

George Teixeira Giorgis

George Teixeira Giorgis

Lamentei muito o passamento (dias atrás) de Mariazinha Costa Tavares (filha de seu Zezé e de dona Heloísa), irmã de Beto, Bebeth, Heloísa Maria e Gaspar, viúva do saudoso Dr. Jayme Azevedo da Silva Tavares e que fora nossa companheira de infância e mocidade (na década de 40) na Rua Bento Gonçalves. Não a via há muitos anos, pois levava uma vida retraída, absorta na preocupação com filhos e netos, lá na Barão do Triunfo na confluência da Rodrigues Lima, no vetusto palacete que fora do Dr. Paulo Passos. Indiscutivelmente, foi uma das mulheres mais bonitas que Bagé produziu na minha geração. E sua fisionomia morena, sorridente e pura permanecerá perenemente na lembrança de suas velhas amizades e de sua família.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Guerra Junqueira foi dos mais famosos literatos portugueses. E quando se revivem suas obras não é possível esquecer “Vozes sem eco” e “A velhice do Padre Eterno”. Outro escritor d’além-mar (que tanto pesquisamos nos tempos acadêmicos) foi Camilo Castelo Branco, autor de “Amor de salvação” e “Amor de perdição”. Como se estudava literatura em nossos tempos de aluno do Colégio Rosário (POA) e no curso de Letras Clássicas, que, à tardinha, frequentávamos na PUC! Hoje, em tal ramo de aprendizagem, nossa juventude é quase zero, como a experiência cotidiana mostra e exibe!
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Segundo registros da OAB, no Brasil há 1.119.218 advogados inscritos. Homens = 571.579. Mulheres = 547.639. No RGS: homens = 41.357. Mulheres = 40.924.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
O calor “infernal” é um deleite para os vendedores de bebidas e de sorvetes. Estamos perambulando por um dos verões mais rigorosos de todos os tempos!
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Minha segunda neta, Geórgia, divulgadora da Red Bull e com formação universitária, passa férias no Rio de Janeiro (onde ficará para o Carnaval) com colegas e amigas gaúchas. Dias antes seu grupo foi recepcionado com um churrasco pelo famoso jogador Neymar e seus familiares (todos guardados por uma vigilância rigorosa). Na entrada, tiveram de deixar recolhidos seus aparelhos celulares, restituídos na saída. Ela reputou o ambiente acolhedor e cordialíssimo.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Em Bagé, a Rua Nabor Robaina Menezes e a Rua Dr. Edgar Pereira Pinto ficam no bairro Alcides Almeida. Edgar foi dono de agência de publicidade, corretor de imóveis e advogado. Nabor, jornalista, primeiramente foi aqui representante de “A Plateia” (de Livramento), e, depois, correspondente de “Zero Hora” na região. A Rua Dario Brossard está no bairro Santa Cecília. Bageense ilustre, integrou departamento das Nações Unidas no exterior (era diplomata). -*-*-*-*-*-*-*-*-*-*- Professor Osni Antônio Uber: abriu-se um vácuo no seio do magistério bageense! -*-*-*-*-*-*-*-*-*-*- Novo pároco da Auxiliadora é filho da Rainha da Fronteira e veio imbuído de férrea vontade no sentido de galvanizar o Catolicismo em Bagé. -*-*-*-*-*-*-*-*-*-*- Segundo minha preciosa coleção de jornais antigos (recortes), aqui em Bagé o Lions Clube teria sido instalado em 1956, sendo sócios-fundadores os cidadãos: Abílio Garcia, Álvaro Mata, Carlos Napoleão Ferlich, Cláudio Amaral, Clóvis Bevilacqua Sobrinho, Darcy Luiz Quintana, Darcy Rodrigues Bello, Ernani Romero, Eurico Salis, José Ferreira Cardoso, Mário Douglas Cabral, Oswaldo da Costa Moraes, Paulo Ferreira Barbosa, Sady Torres de Lima e Terêncio José de Lima Pereira. -*-*-*-*-*-*-*-*-*-*- O saudoso Dr. Telmo Candiota da Rosa formou-se pela Faculdade de Direito de Porto Alegre em 1937. Parece que, no tempo, era funcionário do Banco Nacional do Comércio. -*-*-*-*-*-*-*-*-*-*- Em 1977, dirigia o Colégio Auxiliadora o padre Lino Fistarol. -*-*-*-*-*-*-*-*-*-*- O saudoso conterrâneo Dr. Artur Oscar Loureiro de Albuquerque, quando estudava na PUC/Poa, foi lá presidente do "Diretório Acadêmico Maurício Cardoso".

* texto revisado pelo autor

Deixe sua opinião