No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Diversas 61692
Publicado em 03/05/2017

George Teixeira Giorgis

George Teixeira Giorgis

A diretoria da Associação Rural presenteou-nos com os dois últimos exemplares de sua “Revista”, como sempre muito bem impressa, fotos excelentes, noticiário farto sobre suas atividades e certames. Mesmo condoído com a súbita e recente perda do genitor, o Dr. Rodrigo Borba Moglia segura bem o leme da histórica entidade classista. -*-*-*- Para os ingleses, “kid” = garoto, criança. E “jump” = salto. Em francês, “baiser” quer dizer beijar. E “neige” = neve. -*-*-*- De Boris Pasternak in “Doutor Jivago”: “Quem com porcos se mistura na lama se refocila”. Do discurso de Ruy Barbosa, na despedida da Academia Brasileira de Letras, ante o esquife de Machado de Assis: “A morte não extingue, transforma; não aniquila, renova; não divorcia, aproxima”. Da escritora cearense Rachel de Queiroz: “O escritor é um homem que nasceu dotado especificamente para escrever, como outros nascem dotados para cantar de tenor, outros para fazer cálculos mentais, outros para tocar violão elétrico”.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         Cá em Bagé, a Rua Dr. Túlio Barcelos (era médico) fica junto ao loteamento Madezzatti. As Ruas Angelino Previtali (comerciante) e Washington Bandeira (militar, que foi prefeito municipal nomeado) estão sediadas no antigo núcleo Ivo Ferronato. A Rua Iolando Machado (era vereador, ferroviário aposentado) e a Travessa Dr. Otávio Santos (advogado criminalista e intelectual de fama) estão na Vila Floresta (antigamente, Vila do Torrão). Em nossos tempos de guri e de rapaz esta era a vila mais pobre de Bagé. -*-*-*- É impressionante como, em Bagé, em restaurantes, solenidades, espetáculos públicos, etc. homens passam à frente de suas mulheres (ou namoradas) quando a ética e a etiqueta ordenam que a preferência seja delas! -*-*-*- Estados por último surgidos no mapa brasileiro: Amapá tem como capital Macapá. A capital de Rondônia é Porto Velho. E a capital de Roraima é Boa Vista.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         Situada no loteamento São Pedro, debaixo do nº 348 da Rua São João, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Edgar Aquino Rocha foi fundada em Maio, no dia cinco, em 1.972. Tal significa que está a inteirar 45 anos de criação. Na atualidade, conta com 152 alunos e propicia, à sua comunidade, educação infantil (pré I e pré II) mais o ensino fundamental do 1º ao 5º ano. Possui sala de atendimento educacional especializado e conta com professora de Educação Física, Técnico em Informática e vários funcionários, afora o bem qualificado “corpo docente”. A Escola considera como valores “as atividades pautadas na ética, no respeito, na solidariedade, na responsabilidade e na participação constante da comunidade escolar, contemplando os interesses envolvidos”. Na sua cúpula aparece (desde 2.012) a Profª Marleci de Sousa Gonçalves. Vice: Patrícia Cardoso Dias. Supervisora: Iada Teresinha dos Santos Lopes. Orientadora educacional: Érica Cilene Cardoso de Deus. E é secretário da escola Sílvio Renato Jardim Corrêa. Atua como secretário de Informática Detlev Walter Schultze Neto. É ronda Alexandre Almeida Rosa. E são serventes-merendeiras Cristiane Cellas Torbes, Beatriz Vidarte Rodrigues e Rosane Rosa da Silva. Por fim, as vigas-mestras da pedagogia da reportada Escola: professoras Elizandra Mendes dos Santos, Cármen Juliane Feijó, Verona de Borba Mello, Mary Anny da Silva Machado, Ana Caroline Soares, Adriana Portella Ferreira Meirelles, Alaídes Silveira Ferreira, Zuleica Dornelles, Andréia Garcia Medeiros, Jeani Mendes Lemos e Berenice Quadros Vigil. Lá existe um acompanhamento pedagógico em Matemática e Língua Portuguesa. E estão na espreita de “uma verba federal” para dar começo ao programa “Novo mais educação” com o surgimento de oficinas de dança, cineclube e atletismo. Pela visita informal, que lá fizemos, restamos com a impressão sólida de que ali está fincada uma escola de verdade, onde predominam e reinam a ânsia de bem ensinar e a arte de bem fortalecer as novas gerações. Parabéns!
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         Há poucos dias faleceu em PoA a Srª Corália Garcia Poeta, que fora a primeira esposa do saudoso Des. Hermann Roenick, juiz de Direito em Bagé na década de 60. Deixou duas filhas mais um filho, o Des. aposentado Henrique Osvaldo, hoje com escritório de advocacia montado na capital.

Texto revisado pelo autor

Deixe sua opinião