No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Diversas 60595
Publicado em 29/03/2017

George Teixeira Giorgis

George Teixeira Giorgis

 
         Quando é que um menor é posto sob tutela situação em que o juiz de Direito lhe nomeia um tutor? Tal situação está catalogada em nosso Código Civil (art. 1.728): quando os pais “falecem”; quando os pais são julgados “ausentes”; quando os pais perdem “o poder familiar”. -*-*-*- Em artigo recentemente estampado no “Jornal do Comércio”, verificamos (pela leitura do mesmo) em mãos de que partidos estão as Prefeituras dos maiores municípios de nosso RGS. A posição atualmente é esta: Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Viamão e Novo Hamburgo estão com o PSDB. O PT governa em São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Rio Grande. O PTB dirige Bagé e Canoas. O PSB manda em Cachoeirinha e Passo Fundo. O PRB em Caxias do Sul. O Partido Progressista (PP) tem em mãos as edilidades de Santa Cruz do Sul e Uruguaiana. O PMDB conquistou as de Alvorada e Gravataí.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         Pinto Bandeira teria sido o primeiro rio-grandense a exercer o elevado cargo de governador da capitania do RGS (1.784). -*-*-*- Nossa Praça de Desportos (Rio Branco) teria sido inaugurada em 1.927 nas comemorações da Semana da Independência do Brasil. Foi um presente do Dr. José Pardo Santayana. -*-*-*- No centenário do nascimento do Duque de Caxias a antiga “Praça Santos Lugares” passou a ter o seu nome. Hoje, praticamente inexistente, foi tomada pela construção do “Colégio XV de Novembro”, depois denominado de “Dr. Justino Quintana”. -*-*-*- Daniel Defoe inseriu que “A vida é uma fuga constante do perigo”. Ele também deixou escrito: “Em todos os partidos os interesses pessoais sobrepõem-se aos princípios”. -*-*-*- O nosso estimado colega Dr. João Bosco Abero (OAB/RS nº 8.541), com o sepultamento recente de dona Rita Abero Cardoso, restou como o derradeiro remanescente de uma prole crescida de irmãos e irmãs.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         Segundo reportagem recente, que analisamos, em Porto Alegre, hoje em dia, é na zona da Praia de Belas que se situam os imóveis mais caros para alugar. Em 2º, 3º, 4º e 5º lugares estariam os das zonas de Três Figueiras, Bela Vista, Moinhos de Vento e Independência. -*-*-*- Em seu processo de recuperação judicial, que corre na capital, a operadora OI apresentou demonstrativo em juízo afirmando que seu prejuízo (líquido, 1.916) seria de três bilhões e trezentos milhões de reais!! A notícia está no “Jornal do Comércio”. -*-*-*- Natural de Itaqui (RS) o Sr. João Carlos Aimon com 17 anos começou “a luta pela vida”. Por trinta e seis anos laborou no Banco Sulbrasileiro S. A., depois absorvido pelo Santander. Ultimamente, gerenciou cá em Bagé; e, daqui, foi chefiar a agência de Dom Pedrito ficando surpreso com a intensa movimentação econômico-financeira do vizinho município. Prosseguiu, porém, com moradia familiar aqui, vindo recentemente de aposentar-se. Acostumado ao trabalho diário, passou a ser proprietário, há pouco, do estabelecimento comercial denominado “Só filé” na Av. Presidente Vargas, onde se acha animado e contente. -*-*-*- Em francês: “Chou” = couve. “Glisser” = escorregar, deslizar. Em inglês: “Paradise” = paraíso. “Rock” = rocha. -*-*-*- Em regra geral (art. 12 do Código de Processo Civil) os juízes e os tribunais atenderão os processos cíveis (de preferência) seguindo a ordem cronológica de “conclusão” para proferir sentenças ou acórdãos. Em parágrafos e incisos do mesmo artigo acham-se editadas algumas “exceções”. -*-*-*- Para os que gostam de literatura (leitores nossos) relatamos o que ultimamente vimos de perscrutar: “Dançar tango em Porto Alegre” (168 pgs.) de Sérgio Faraco. “História e teoria dos partidos políticos no Brasil”, de autoria de Afonso Arinos de Melo Franco. “Gatos à paisana”, do saudoso advogado (de Erechim) Gladstone Osório Mársico. “A literatura no RGS”, de Regina Zilberman. E “Céus e terra” (contos e poesias) do escritor gabrielense Nero Meneghello. Obviamente, alguns livros são mais interessantes que outros. -*-*-*- No Estado de Minas Gerais, a maior cidade interiorana é Uberlândia. Seu magnífico estádio de futebol chama-se “Parque do Sabiá”. -*-*-*- Estamos numa transição financeira no Brasil em que só se deve adquirir aquilo que nos é necessário. Salvo em caso de doença a regra básica é gastar-se dentro do que se ganha, isto é, lutar-se para que a despesa não ultrapasse a receita pessoal. Fora disso a crise desponta! -*-*-*- Luiz Giorgis Dias (neto de Juca e Neusa) foi aprovado com recente dissertação na Ufrgs, recolhendo o diploma de “residência” em Psicologia.

Deixe sua opinião