No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Diversas 60336
Publicado em 22/03/2017

George Teixeira Giorgis

George Teixeira Giorgis

Quatro aeroportos federais foram “arrendados”. É a futura privatização em marcha. Houve “concessão por um determinado tempo”. O de Porto Alegre (“Salgado Filho”) teria sido outorgado a um consórcio alemão, com sede em Frankfurt. -*-*-*- Findo “o reinado” de seu partido político na Municipalidade, o Sr. Antônio Augusto Saraiva deixou o setor de iluminação pública ali. Sempre que necessitamos de sua iniciativa, para substituir lâmpadas na quadra de nossa residência, ele prontamente atendeu. Anteriormente, aos sábados, tinha um programa semanal na Rádio Cultura. Agora, ele passou para a Rádio Clube, onde, às 14 horas (exceto sábado e domingo), guarda uma audição musical diária (com comentários). -*-*-*- Com muita lentidão, vimos de findar a leitura de “Dias heroicos de Napoleão”, escrito por seu contemporâneo Sthendal em 1.837. Nossa edição (Editora Anchieta, SP) é de 1.944. Trata-se de uma obra de louvores ao magno guerreiro e estadista, que os ingleses (após vencê-lo) deixaram morrer na ilha de Santa Helena, exilado e aprisionado. Porém, é também um livro louvaminheiro, que se destina a descrever as qualidades do filho da ilha de Córsega. -*-*-*- In “Paraíso perdido”, o britânico John Mílton, sobre Adão e Eva, escreveu: “Estes dois seres não são iguais como não são iguais os seus sexos. Ele, feito para a contemplação e para a coragem. Ela, para a brandura e para a graça, delicada e sedutora. Ele, para Deus somente. Ela, nele, para Deus”.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         “Ibirapuitã” (rio afluente do Ibicuí) significa “madeira vermelha”. “Guaçu-boi” (arroio no município de Alegrete) = “rio da cobra grande”. -*-*-*- Agripino Greco sobre o poeta Castro Alves: “Ele não foi um homem, mas uma convulsão da natureza”. -*-*-*- Ao entregar as novas contas de luz, simultaneamente à leitura, a CEEE abreviou (mais ou menos em dez dias) o vencimento delas. Estará certo? -*-*-*- No 1º trimestre de 2017 o Brasil exportou 116.100 toneladas de carne suína. Ou seja, 16,0% a mais que no mesmo período do ano ido. -*-*-*- O Brasil, também, está tentando vender expressiva quantidade de arroz ao México, que, antes, o importava dos Estados Unidos. A relação desses vizinhos encontra-se algo tensa depois que o Sr. Donald Trump assumiu. -*-*-*- A Cooperativa Tritícola de Sarandi (RS), a Cotrisal, faturou (em 2.016) um bilhão e 240 milhões de reais! -*-*-*- O silo da CESA, em breve, será colocado à venda, como outras unidades similares do RGS. Causa: enxugamento e pagamento de dívidas a ex-servidores. -*-*-*- O Supremo Tribunal Federal mudou a orientação: a cobrança do FGTS prescreve agora em cinco anos e, não mais, em trinta. -*-*-*- É um absurdo que, nos aeroportos brasileiros, se venha a cobrar “taxa de embarque”. Parece que a justiça está pondo um fim nisso. -*-*-*- Segundo amantes da estatística, um funcionário público, nos Estados Unidos, produz quatro vezes mais que um brasileiro! -*-*-*- Em Bagé: “Rua Mãe Luciana” = no Passo do Príncipe. “Rua Dr. Cândido Dias Borba” = na Madezzatti. “Rua Cel. Osmar Paixão Cortes” = próxima ao antigo Quartel da Artilharia.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         Língua francesa: “huile” = óleo. “Sûr” = seguro. Em inglês: “to pray” = orar, rezar. “Blind” = cego. -*-*-*- Nosso antigo amigo, o fotógrafo aposentado Sr. Silva, prossegue sendo o magno incentivador da prática do “xadrez” em nosso meio. Graças aos seus esforços (e da dedicada esposa) os filhos (com formação universitária) acham-se triunfantes nas respectivas profissões. E, agora, já estão sendo diplomados netos e netas. Felicitações! -*-*-*- Justíssima a reeleição de nosso amigo Rodrigo Borba Moglia à presidência do Sindicato e Associação Rural de Bagé. Segundo os pecuaristas, sua gestão foi frutífera e realizadora. -*-*-*- E eis-nos chegados ao “outono”, que os franceses denominam “automne” e os ingleses chamam de “autumn”. -*-*-*- O estimado Saulzinho (Saul dos Santos Silva), que tanto honrou as camisas de nosso Guarany F.C. e do Vasco da Gama (RJ), mudou-se definitivamente de Bagé e foi morar com uma filha, professora, que reside em Florianópolis (SC). A outra é diplomata de carreira do Itamarati e parece que está servindo em nossa embaixada em Moscou (Rússia).

Deixe sua opinião