No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Diversas 57515
Publicado em 21/12/2016

George Teixeira Giorgis

George Teixeira Giorgis

 
         Em 129 pgs – Ed. Lumen Juris (RJ) o jovem advogado Dr. Daniel Alt Silva (radicado em PoA, onde advoga e leciona em Universidade), filho de nossos amigos Dr. Eric – Profª Anelise, lançou o livro “Família Simultânea” com vários e interessantíssimos capítulos. -*-*-*- O famosíssimo escritor gaúcho Érico Veríssimo (nasceu em Cruz Alta, onde começou trabalhando numa farmácia) ainda relativamente moço veio a Porto Alegre procurar emprego. Não tinha maiores estudos nem frequentou Universidade, porém, gostava muito de ler. Conseguiu colocar-se na Livraria do Globo, na Rua da Praia, chegando ali a revisor. Teve o impulso dos proprietários (os irmãos Bertaso). E seus livros foram por lá publicados. Muitos foram traduzidos nos EE.UU. e em países europeus. Aliás, por duas vezes, Érico habitou em Norte América, a serviço da diplomacia brasileira e para lecionar. Sua estreia na literatura deu-se em 1.932 com o conto “Fantoche”. Entre seu precioso acervo, apenas isoladamente, seja citados “O Senhor embaixador” (1.965) e “Incidente em Antares” (1.971). -*-*-*- Vias públicas em Bagé: Rua Dr. Nazeazeno d’Almeida no bairro Ivone. Advogou por várias décadas aqui, predominantemente na área cível e de sucessões, sendo membro do Rotary Clube de Bagé. Depois (com a esposa) foi morar em PoA onde residia o único filho Dr. Edson Garrastazu d’Almeida (engenheiro e empresário). Hoje todos falecidos. Rua Clementino Araújo, no bairro Dois Irmãos. Baiano, arguto professor de História, veio morar em Bagé com a esposa Srª Leonor Araújo (dona Mosa) também preceptora. Lecionaram em vários educandários locais, mas, em especial, no Colégio Estadual.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         O Código de Processo Civil é de 16/03/15. A publicação ocorreu no dia seguinte no Diário Oficial da União. Dito Código passou a vigorar um ano após (17/03/16). O Código Civil (lei nº 10.406, de 10/01/2002) entrou em vigência um ano depois de sua publicação, ou seja, em janeiro de 2.003. Contém 2.046 artigos ao passo que o CPC abarca 1.044. -*-*-*- De Simone de Beauvoir: “Somente o trabalho fora do lar é capaz de ajudar a plena realização psíquica e social da mulher”. -*-*-*- No RGS, nos últimos anos, o município onde mais se colheu arroz foi Cachoeira do Sul. Os técnicos, agora, também antecipam que, na próxima safra, o mesmo município também será o líder na colheita do soja, tirando aqui o lugar de Tupanciretã. Vamos ver.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         Dona Ilse Maria, esposa do jurista lavrense Min. José Néri da Silveira, faleceu em PoA na ida semana. -*-*-*- Antecipando-se à troca de governante, o Dr. Lourenço Lahorgue Neto (há várias semanas) já pediu demissão do alto cargo (no gabinete) que obrava na atual administração municipal. Lourenço, aliás, foi um dos primeiros amigos que o Prof. Colombo fez quando chegou a Bagé para ingressar na vida universitária. -*-*-*- Recordamos que, em 1º de fevereiro de 2.003, se enfeitaram os salões de nossa Associação Rural para a festa de 90 anos de dona Maria Muñoz Jacintho, então nossa antiga amiga, cliente e incentivadora. Veio gente da capital, de Herval, de Pelotas, etc. num dos mais requintados jantares até então organizados cá em Bagé. Dona Maria, em primeiras núpcias, fora consorciada com o médico Dr. Nicanor Peña Medici. E, viúva, veio a casar-se com o pecuarista Sr. Elpídio Jacintho Pereira, ambos cavalheiros da melhor estirpe.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         No amplíssimo palacete da Bento Gonçalves esquina Marcílio Dias, internamente reformado e adaptado, o Dr. José Walter Maciel Lopes, dona Nely, três filhos e três noras recepcionaram (sexta-feira pela noite) “uma montanha” de convidados e amigos das mais variegadas profissões, num evento que enlaçou o congraçamento com a cordialidade e a confraternização. Ali ficaram agora conglomerados todos os diversos ramos de atividade da JW (advocacia, seguros, construções, imobiliária, etc.), negócios de caráter sério e familiar. Parabéns pelo êxito da empreitada e pelo bem receber!

Deixe sua opinião