Diversas 57057
Publicado em 07/12/2016

George Teixeira Giorgis

George Teixeira Giorgis

Significados de alguns vocábulos de nossa língua: “cupido:  = deus do amor entre os romanos, semelhante ao “Eros” grego. “Filosofar” = raciocinar acerca de termos filosóficos. “Medianeiro” = mediador. “Beleguim” = empregado inferior da justiça, que citava e prendia. -*-*-*- Segundo as últimas revelações estatísticas, a expectativa de vida no RGS é de 77 anos e meio. -*-*-*- No Direito Civil Brasileiro, quando o tutor falece, se ausenta ou é interditado, a prestação de suas contas competirá aos seus herdeiros ou representantes (art. 1.759). -*-*-*- Segundo seus familiares e amigos, embora mais recolhido em casa e pouco saindo às ruas, o Dr. Jesus Ollé Vives vive sempre preocupado e atento às coisas e problemas de seu Grêmio Esportivo Bagé. -*-*-*- O ministro aposentado do STF e nosso amigo pessoal Dr. José Néri da Silveira (um dos mais famosos filhos de Lavras do Sul) há pouco recolheu expressiva homenagem do Instituto dos Advogados do RGS, quando a entidade (no Plaza São Rafael) comemorou noventa anos de existência em jantar concorridíssimo.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         Em inglês, “inside” = dentro de. “Spot” = gota, pingo. “Village” = vilarejo. Em francês, “gendarme” = guarda, policial. “Noir” = negro, preto. “Raprocher” = aproximar. -*-*-*- Nas vias públicas de nossa Bagé, a Rua Vereador Elpídio Ruiz faz frente para a Praça das Bandeiras. A Rua José Bonifácio resta entre o núcleo Mascaranhas de Moraes e a Vila São João. A Rua Heraldo Duarte está inserida no Bairro Popular. -*-*-*- O general Antônio Ernesto Gomes Carneiro nasceu em Minas Gerais em 1.846. Lutou na guerra do Paraguai e lá foi ferido por duas vezes. Perdeu a mão direita e seguiu engenharia militar. Substituiu o general Argolo na luta contra os federalistas do RGS, guiados por Aparício e Gumercindo Saraiva, lá pelas terras do hoje Estado do Paraná. Queria obstar a subida dos rebeldes gaúchos para São Paulo. Na heroica resistência da Lapa veio a ser ferido e logo faleceu num sete de fevereiro. Seus bens teriam sido saqueados pelos vencedores momentâneos da refrega. Gomes Carneiro passou a ser, na época, herói nacional, galardoado (“post mortem”) pelo presidente Mal. Floriano Peixoto. Daí a razão pela qual Bagé deu seu nome (“Rua Gomes Carneiro”) a uma de nossas principais artérias (entre as Ruas Barão do Triunfo e Fabrício Pilar), rua, aliás, ampla e de muita circulação de veículos.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         Na sexta-feira (no final da manhã), o Gen. Hertz comandou a troca da chefia do Estado Maior da sua Brigada, empossando-se o Cel. Maia Filho (ex-Cmt. do 3º Bat. Logístico) substituindo o Cel. Álvaro Siqueira Vasco Junior (que passará a laborar em cargo, também importante, na capital do RGS). Passadas as cerimônias, discursos, troca de gentilezas, etc. os convidados (o meio civil esteve muito representado) foram convocados para uma confraternização generalizada e cordialíssima. -*-*-*- Novos livros recém lidos: a) “Casos e coisas da história nacional” (270 pgs. – edição de 1.934) de autoria de David A. Carneiro; b) Em 135 pgs., capa e edição magníficas, finíssimo papel, “2.016 – Sombras e luzes”, coleção de crônicas e conceitos do ilustre conterrâneo Dr. Luiz Coronel, que o autor generosamente nos presenteou, com pensamentos e opiniões de alto estilo; c) “Os salesianos no Brasil à luz da história” de Riolando Azzi, 178 pgs., edição de 1983. No Natal do referido ano ganhei-o do padre Décio Bona, então diretor do Auxiliadora.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         Como se portará Cuba após a morte de Fidel Castro? Enxergar-se-á alguma mudança positiva na implantação da liberdade de expressão e da democracia? -*-*-*- O político mineiro Wenceslau Brás (que faleceu com 98 anos) era formado em Direito, foi promotor público, deputado estadual, Secretário do Interior, presidente de Minas Gerais, deputado federal e vice-presidente da Nação no Governo de Hermes da Fonseca. Em 1.916 (no seu governo), foi promulgado o Código Civil (lei 3.071).Morreu na cidade em que nasceu: Itajubá. Ele governou o Brasil de 1.914 a 1.918. -*-*-*- A TV-Com (que era da RBS) deixou de funcionar. Era direcionada a ouvintes do RGS exclusivamente (canal 36). -*-*-*- Senhores e jovens: não se ingressa em ambientes fechados (Bancos, repartições, igrejas, salas de aula, de chapéu, bonés, etc.). É refinada falta de educação! E nunca se entra no prédio de uma Universidade de “calção”. É demérito!

Deixe sua opinião