No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Diversas 56168
Publicado em 09/11/2016

George Teixeira Giorgis

George Teixeira Giorgis

       O Código Civil Brasileiro, ao tratar da “prova”, entre outras disposições, ensina, por exemplo, que não poderão ser admitidos como “testemunhas” os menores de dezesseis anos; e o cônjuge, ascendentes, descendentes e colaterais até o 3º grau de alguma das partes, por consanguinidade ou por afinidade. -*-*-*- Quando versa as ações possessórias, nosso Código de Processo Civil (art. 554) predispõe: “A propositura de uma ação possessória em vez de outra não obstará a que o juiz conheça do pedido e outorgue a proteção legal correspondente àquela cujos pressupostos estejam provados”.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
       Em 2010, em 18 de maio, pela noite, no Complexo Cultural Dom Diogo de Souza, com o patrocínio de diversas entidades locais, encimadas pela Terrasul, o cronista social Sr. Gilmar de Quadros galardoou, com o prêmio “Bravo – Dr. Álvaro José de Godoy” e com o prêmio “Mérito Anunciação Gomes de Godoy” os seguintes cidadãos e cidadãs: André Severo Previtali, Antônio Nocchi Kalil, Artur Cimirro, Eduardo Burns, Eduardo Sonza, Eduardo Moglia Suñé, Flabian Meinardo, Flávio Leite, Frei Álvaro Bordignon, Grupo Sonido del Alma Gaúcha, José Walter Maciel Lopes, Mathias Nagelstein, Rubem Oliveira, Vórgia Obino, Zuleika Torrealba e Farmácias Alves.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
       Em nossa cidade de Bagé, a Rua Engº Antônio Siqueira corta a Av. Marechal Mallet, nas cercanias do Bairro Tiaraju. Neste, estão engastadas a Rua Gregório de Mattos Guerra, a Rua Gonçalves Dias, a Rua Álvares de Azevedo e a Rua Mário de Andrade. As Ruas Rodolfo Moglia e Expedicionário Ruy Bianculli Gallo ficam no Núcleo Mascaranhas de Moraes.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
       Conseguirá o futuro prefeito de Bagé, a contar de janeiro, concretizar todos os planos e prometimentos formulados em campanha eleitoral ? A empreitada não será fácil... -*-*-*- Na língua portuguesa, “festim” é um divertimento, uma festa popular. “Lesar” = prejudicar, contundir, ferir. “Juçara” é uma palmeira. “Malfeitor” é um bandido, uma pessoa que comete atos criminosos. -*-*-*- Em idas décadas, situada na Av. Sete, ao lado das Casas Pernambucanas, quase em frente ao Clube Comercial, havia uma loja pelotense, a Casa Sedutora (vendia calçados), cujo gerente era o Sr. Antônio do Pinho, caloroso torcedor de nosso Guarany F. C.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Nosso tio Alberto Candiota (Bebeto), casado com Alady (irmã de nossa genitora), manteve em Bagé, no antigo Edifício Feitosa (térreo), ao lado do saudoso Cinema Capitólio (hoje, lojas Grazziotin), a melhor loja de confecções para homens que Bagé já conheceu. Vendia do bom ao melhor. O interior de seu estabelecimento, pela manhã, reunia sempre amigos, fregueses e autoridades (principalmente torcedores do Guarany F. C.) que ali confraternizavam. -*-*-*- Em coluna anterior, já mencionamos que os altos próceres do G. E. Bagé tinham como ponto de encontro a Alfaiataria Benevenga, na Mal. Floriano, quase no encontro com a  Bento Gonçalves. -*-*-*- Tendo em vista que Bagé já “hospeda” mais de mil cidadãos e cidadãs ligados às lides do Direito, muito gostaríamos de  manter uma coluna jurídica semanal. Porém,  parece que não dispomos de espaço exclusivo para tanto. Eis a razão pela qual, em nosso artigo das quartas-feiras, sempre colocamos tópicos a respeito. -*-*-*- Estatística de hoje: o Brasil tem 522.016 advogados e  475.219 advogadas. -*-*-*- Falecimento de dois médicos bageenses que residiam fora daqui: Dr. Luís Carlos Vieira Teixeira (no Rio de Janeiro) e Dr. Joaquim Pedro Vieira Pinto (no interior do RGS). Pelo que noticiou uma revista médica, este tinha 83 anos e houvera sido formado (1.961) pela Fac. Medicina da Santa Maria (RS). Luiz Carlos fora filho dos saudosos Dr. Lili e Dona Maria, irmão de Vitoriano  e de Marilu.-*-*-* O Juiz de Direito Dr. Max Akira Senda de Brito (3ª Vara Cível) está se removendo para outra comarca. Consta que virá preencher sua vaga um magistrado que atualmente jurisdiciona Vera Cruz. -*-*-*- O jurista Juca Giorgis, na corrente semana, especialmente convidado, está proferindo palestras nos meios advocatícios   de Cachoeira do Sul e Pelotas. -*-*-*- Emotiva a homenagem de ontem à noite (Câmara de Vereadores) prestada ao competente Prof. Luiz Carlos Deibler.

Texto revisado pelo autor

Deixe sua opinião