No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Diversas 55993
Publicado em 02/11/2016

George Teixeira Giorgis

George Teixeira Giorgis

Em dois de junho de 1.990, nos salões da Associação Rural de Bagé, o Sr. Gilmar de Quadros efetuava a sua festa anual para entregar a estatueta (troféu) “Bravo” aos escolhidos naquele ano. Cerimonial a cargo de Ney Almeida; apresentação de Dirce Brasil Ferrari e Mozart Nascimento; patrocínio da firma Distribuidora Dalé com a Cervejaria Skol; promoção da Liga Feminina de Combate ao Câncer. Iniciada às 21 horas, naquele ano os destaques foram os seguintes cidadãos e cidadãs: Marianinha Nogueira Lopes, Sáskia Alencar da Silveira, Frei Durval, João Roberto Vasconcellos, Manuel Inácio Mansur Fortes, Alceu Collares, Marco Barichello, Julinho Pimentel, Beatriz Silveira Camargo, José Torquato Severo, Lígia Pratini de Moraes, Amâncio do Prado, ItatianeSussembach, Vilson Betemps, Léo Duarte e Salim Amin Salim.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         Algumas novidades sobre o Poder Judiciário em nosso Brasil: no Tribunal de Justiça do RGS (em seu seio) há 753 magistrados, 9.715 servidores e 7.351 auxiliares. No Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (sediado em Porto Alegre) temos 283 magistrados, 3.432 servidores e 895 auxiliares. No Tribunal Regional Federal da 4ª Região (que jurisdiciona RGS, Santa Catarina e Paraná, mas sediado na capital gaúcha),há 415 magistrados, 5.164 servidores e 2.871 auxiliares.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         Nas eleições municipais do final de 1.996, em Bagé, os candidatos foram: Luiz Fernando Mainardi e Elói José Thomas (PT/PMDB); Carlos Sá Azambuja com Luiz Guarani de Bem (pelo PPB); Maria Cristina Netto Lahorgue (pelo PSB, PC do B e PPS) junto com José André Leher (PC do B); e Olnei Francisco Gomes com Nelson Monteiro (pelo PTB). A chapa vitoriosa foi a de Azambuja e Guarany. Na ocasião, em Lavras do Sul, concorreram Alan Delabary e Benta Vieira (pelo PT); Aldo da Silva e Afrânio Bittencourt (pelo PMDB e PDT); e Ítalo Bayard La Rocca Teixeira – Paulo Vidal de Souza (pelo PPB). Vitoriou-se esta última composição.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         Segundo nosso Código Civil (art. 53) há uma “associação” quando pessoas se organizam para uma finalidade não econômica. Ressalta ainda o parágrafo único do precitado artigo: “Não há, entre os associados, direitos e obrigações recíprocos”. Já o art. 1.088 especifica que, na sociedade anônima ou companhia, o capital divide-se em ações, obrigando-se cada sócio ou acionista somente pelo preço de emissão das ações que subscrever ou adquirir.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         O povo deu um nome, mas o que vale é a denominação oficial. Assim, a Praça da Estação é Praça Júlio de Castilhos. A Praça de Desportos é Praça Rio Branco. A Praça das Carretas é Praça João Pessoa. A Praça do Povo Novo é Praça Santos Dumont. A Praça Santos Lugares (cemitério) é a Praça Dom Diogo de Souza. A Praça Duque de Caxias (onde antigamente havia canchas de voleibol e de basquete) “desapareceu” com a construção da nova sede do Colégio 15 de Novembro, hoje Escola Estadual Dr. Justino Costa Quintana.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         Mais uma bageense faleceu em Porto Alegre (onde morava): a Srª Elza Blois Vaz, que era viúva do advogado (também filho de Bagé) Dr. Tupy Duarte Vaz. Deixou três filhos, todos com profissão definida. -*-*-*- No volumoso (1.423 pgs. – edição 2.003) “O Novo Código Civil – estudos em homenagem ao Prof. Miguel Reale”, com dezenas de artigos jurídicos brilhantíssimos, obra densa e compacta, o Prof. Zeno Veloso (catedrático da Univ. Federal do Paraná), sobre Testamento, em certo segmento, inseriu: “Não é exatamente, como alguns dizem, a vontade de um morto que se vai cumprir. Morto não tem vontade. Trata-se da vontade de um vivo, para depois da morte. A vontade foi do vivo; os efeitos ocorrem com o falecimento dele”. -*-*-*- O Dr. Álvaro Floriano Lahorgue e esposa, Srª Luíza, vêm de fazer doação de um finíssimo piano ao mundo cultural bageense, o qual, de saída, ficará sob os cuidados do Museu Dom Diogo de Souza, medida muito louvada. Com tal ato, o casal doador colima homenagear postumamente seu irmão e cunhado Prof. Carlos Théo, que foi talento na música e na arte. -*-*-*- O Sr. Dainor Aveiro da Rocha vendeu sua agência de loterias e resolveu domiciliar-se em Florianópolis, meses atrás. Infelizmente (e de súbito) lá faleceu na ida semana! Era pessoa boníssima. -*-*-*- UNIPAMPA em greve? Surpresa... -*-*-*- Os pleitos recentes serviram para “esfacelar” o Partido dos Trabalhadores, com derrotas contundentes em toda parte como ressaltam os cronistas políticos. Conseguirá repetir o feito da ave FÊNIX da mitologia grega? Mas não esqueçam uma coisa: foi o único governo (nas últimas décadas) que se preocupou em melhorar a vida da população pobre.


Texto revisado pelo autor
 

Deixe sua opinião