No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Diversas 55778
Publicado em 26/10/2016

George Teixeira Giorgis

George Teixeira Giorgis

Verificando e pesquisando o mapa do RGS, os municípios de Rolador, Dezesseis de Novembro, Caibaté, Mato Queimado e Vitória das Missões estão perto de São Luís de Gonzaga. Já Derrubadas, Vista Gaúcha, Palmitinho e Esperança do Sul estão quase juntos a Tenente Portela.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         Em nossa Bagé, as Ruas São João Batista, São José, São Carlos, Santa Cândida e Santo Antônio ficam no bairro Getúlio Vargas. As Ruas Ernesto Costa, João Hugo Kopp e Profª Cora Lêdo Blanco estão na Vila Operária. As Ruas Lourival Clavé, Ramão Corrêa e Euclydes Moraes situam-se na Vila Floresta (antiga Vila do Torrão).
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         Em nossos tempos acadêmicos em Porto Alegre, no âmbito nacional do Direito (doutrina e jurisprudência) havia a Revista Forense e a Revista dos Tribunais (sob a forma de livros), periodicamente distribuídas ou postas nas livrarias, a primeira impressa no Rio de Janeiro e a segunda em São Paulo. Paralelamente, no RGS, publicada pela Livraria Sulina, tínhamos a Revista Jurídica. Posteriormente, nossos Tribunais gaúchos passaram a imprimir a Revista “Julgados” (do hoje extinto Tribunal de Alçada) e a “Revista de Jurisprudência do Tribunal de Justiça do RGS”. As de nosso Estado já desapareceram. Quanto às nacionais ignoramos, pois não mais as enxergamos aqui.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         José de Alencar, em “Senhora”, deixou dito: “Não se assassina um coração que Deus criou para amar, incutindo-lhe a descrença e o ódio”. E de Joaquim Nabuco em “Minha Formação”: “O juízo da multidão, que hoje nos eleva, ou nos deprime, esse representa apenas a poeira da estrada”.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         O pai e a mãe são usufrutuários dos bens dos filhos e administram os bens dos filhos menores que estejam debaixo de sua autoridade. Mas isso somente sucede se eles estiverem no exercício do poder familiar. É o que exprime o Código Civil em seu art. 1.689.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         Na OAB (em todo o Brasil) estão inscritos 996.303 advogados. Na OAB/RGS, há 75.237 advogados cadastrados e 2.326 estagiários. No mundo, os países que mais possuem advogados são os Estados Unidos e a Índia. Nós ficamos em terceiro lugar. No âmbito nacional, no mais recente exame de admissão à OAB, somente passaram 17,97% dos que se inscreveram para a prova. No RGS, 25% acham-se atrasados no tocante ao pagamento das mensalidades à entidade classista. No censo do Ensino Superior, em 2.015, em cada mil habitantes (nível geral), cinco são advogados.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         Em francês, “beaucoup” = muito. “Joyeux” = feliz. “Juge” = juiz. Em inglês, “judge” = juiz. “Very” = muito. “Happy” = feliz.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         Na comarca de Bagé, novos cargos de juiz e de cartórios extrajudiciais, recentemente criados por projetos de lei, aprovados na Assembleia Legislativa do RGS, somente serão instalados no ano vindouro, tendo em vista não sobrar dotação orçamentária no exercício fiscal fluente. -*-*-*- A Congregação Mariana (Igreja Católica) foi fundada em Roma (ano 1.563) pelo jesuíta belga Jean Leunis. -*-*-*- Viúva de Carlos Torre Carneiro (que fora diretor da Cobagelã), faleceu na semana ida, em Porto Alegre, onde morava, a bageense Srª Teresa Coronel Martins Carneiro. Deixou um filho. -*-*-*- Nas décadas de 40/50 Bagé contava com quatro médicos especializados em “olhos, ouvidos, nariz e garganta” (segundo a propaganda da época). Também era conhecida como “oto-rino-oftalmo-laringologista”: Drs. Germano von Wallwitz (alemão), Nicanor Peña Medici, Paulo Eloy Passos (baiano) e Danilo Villamil Gonçalves. -*-*-*- Filho de Bagé (de onde cedo se afastou) o Dr. Antônio Carlos Bonet Nunes faleceu há pouco em Porto Alegre, onde residia. Foi promotor de justiça e procurador da justiça, onde se aposentou no seio do Ministério Público do RGS. -*-*-*- Na semana que passou apenas perpassamos por um livro: “James Bond in Casino Royale” (edição 1999, 192 pgs.), de Ian Fleming. Relembramos como, antigamente, os filmes de James Bond e de Teixeirinha superlotavam o Cinema Avenida. -*-*-*- E a pavimentação da Av. Itália (ao lado do Prado) será terminada neste ano?


Texto revisado pelo autor

Deixe sua opinião