No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Diversas 55349
Publicado em 12/10/2016

George Teixeira Giorgis

George Teixeira Giorgis

No recente pleito municipal, com votações registradas em todo o país, feitas as apurações, concluiu-se que os partidos políticos ganharam os seguintes números de Prefeituras: PP = 144. PMDB = 130. PT = 38. PDT = 78. PTB = 29. PSDB = 26. PSB = 24. DEM = 10. PPS = 5. PSD = 3. PV – nenhuma. PC do B = 1. PRB = 4. SD = 1. Segundo os entendidos, o maior salto foi dado pelo PSB (33,3%) comparando-se com o pleito de quatro anos antes. Quem mais perdeu Prefeituras foi o PT (47,2%). Em números absolutos, os maiores aumentos penderam para os lados do PDT e do PP.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         Segundo levantamento, Porto Alegre tem 1.475.717 habitantes. Caxias do Sul possui 475.906. Canoas = 350.824. Pelotas = 342.649. E Santa Maria = 274.679. São os cinco municípios gaúchos mais populosos. Municípios que mais têm perdido habitantes = Porto Vera Cruz, Rio dos Índios, Itatiba do Sul, União da Serra e Alpestre. No RGS, 15,67% da população são pessoas idosas (mais de 60 anos). Municípios que contam proporcionalmente com maior número de idosos: Coqueiro Baixo, Coronel Pilar, União da Serra, Santa Tereza e Relvado. No RGS, a percentagem de crianças de zero a nove anos é de 12,4%. Já os municípios que mais cresceram em população de 2.001 a 2.015 = Arroio do Sal, Imbé, Xangri-lá, Balneário Pinhal e Nova Santa Rita.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         A Associação Rural de Bagé em efervescência tendo em vista a Exposição-Feira nº 104 em realização. O presidente Rodrigo Borba Moglia e colegas de mando acham-se entusiasmadíssimos com o evento, que muito promete principalmente em qualidade e valores. Há vários patrocínios em especial de instituições bancárias. Houve um café da manhã (dia 27).O lançamento ocorreu no dia 31 de agosto, na Casa Rural (Parque de Exposição Assis Brasil, em Esteio). Ressalte-se, e também, a homenagem póstuma ao saudoso dirigente Dr. Luiz Olavo de Almeida Salles.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
         O Museu Dom Diogo de Souza também mostrou vibrações no dia 23 pretérito, às 18 horas, quando suas dirigentes (cercadas de expressivo contingente de convidados e autoridades) festejaram seis décadas de sua criação pelo saudosíssimo Dr. Tarcísio Taborda. Exposições várias (e de alto teor histórico) retrataram a efeméride, tendo suas diretoras recepcionado cortesmente os visitantes. -*-*-*- Em nossa Bagé, a Rua dos Ferroviários, a rua Amaro Robaina e a Rua Dr. Hipólito Lucena estão no antigo Povo Novo (hoje, bairro Getúlio Vargas). As Ruas Antônio Magalhães Rossel, Ovídio Candiota e Emílio Osório Grillo ficam na Vila Hidráulica. As Ruas Bernardino Giorgis Sobrinho, Alarico Duarte e Sgt. Otacílio Pereira situam-se no loteamento Jordão e no Bairro Santa Cármen. -*-*-*- O Código de Processo Civil, em seu art. 210, outorga licitude para que se utilize taquigrafia, estenotipia ou outro método idôneo em qualquer tribunal ou juízo, em nosso país. Ele trata, ainda, da “herança jacente” e sua transformação em “herança vacante” nos seus artigos 738 até 743. -*-*-*- E a mesa diretora de nossa Santa Casa voltará a ter um só “Provedor”? E o Hospital Universitário reabrirá algum dia? Ressalte-se que o cargo “Provedor” é exercido com gratuidade. -*-*-*- O novel prefeito de Dom Pedrito (vencedor por larga margem de votos) é neto do benquisto médico Dr. Luís Mário Gonçalves. E é filho de nosso estimado amigo “Guto” (Dr. Luís Augusto de Gonçalves), que, por longo tempo, lá presidiu a OAB e hoje dirige a Associação Rural. O edil é do Partido Progressista. -*-*-*- Boa Esporte (Minas Gerais), Guarani, de Campinas (SP), ABC (de Natal) e Juventude (Caxias do Sul) vêm de subir para o campeonato brasileiro da série “B” no ano que vem.

Texto revisado pelo autor

Deixe sua opinião