Diversas 41087
Publicado em 29/07/2015

George Teixeira Giorgis

George Teixeira Giorgis

 
Bagé já tinha o Rotary Clube (1.935), sendo seu 1º presidente o industrialista Sr. Rodolpho Moglia. Em 1.956, o Sr. Cláudio Amaral (representante comercial) liderou a criação do Lions Clube de Bagé, para este sendo escolhidos cidadãos não rotarianos. O L. C. de Bagé teve como dirigente inicial o Dr. Clóvis Bevilácqua Sobrinho, filho do Paraná (Auditor Militar Federal). O jantar inicial foi no hoje prédio que sedia a Rádio Difusora, sede do Jóquei Clube. -*-*-*- - No artigo anterior relatamos a morte do Intendente de Bagé Sr. Tupy Silveira (Tupy era apelido afetuoso; seu prenome era Martim, igual ao do filho que foi center-half do Botafogo e da seleção brasileira). Completou-lhe o mandato seu vice, o Dr. Carlos Cavalcanti Mangabeira, farmacêutico militar baiano que servia aqui no Exército; e que, depois, subiu (por eleição) ao posto máximo da comuna, tendo sido diretor-proprietário do “Correio do Sul” também. E, “a posteriori”, deputado estadual. Casou aqui com Srª Aldah Vinhas. Em Porto Alegre morava no Grande Hotel. Bem vestido, com a indefectível bengala, era visto nos dias úteis, assentado em banco da Praça da Alfândega cercado de admiradores, quando, na década de 50, fomos estudar na capital. Foi o 1º presidente do Círculo Bageense com sede na Rua Cel. Vicente.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Foram presidentes do Rotary Clube de Bagé de 1.952 a 1.959 os cidadãos Dr. Nicanor Vieira Paiva, Dorval Duarte Ferrugem. Dr. Luiz Mércio Teixeira, Dr. Arnaldo Faria, Dr. Álvaro José de Godoy, Guilherme Victor Brusius, Dante Peduzzi e Alcides de Quadros Magalhães. -*-*-*- -Presidentes da Subsecção de Bagé da OAB entre os anos 1.947 e 1.960: Dr. João Alfredo Pitrez, Dr. Paulo Tavares Costa, Dr. Oswaldo da Costa Moraes, Dr. Paulo Tavares Costa (de novo), Dr. Telmo Candiota da Rosa, Dr. Moacyr Borges da Silveira, Dr. Carlos Fico. -*-*-*- Presidentes da Sociedade Española de Bagé entre 1.914 e 1.924: Guillermo San Martin, Francisco Torres, Sebastián Budó, Francisco Mata, Jaime Simón e Bernardo Garicochêa. -*-*-*- A escrivã judicial aposentada Srª Mariza Gonçalves de Bem, subitamente falecida, não será deslembrada facilmente. Mulher e mãe notável, sua grande preocupação foi ajudar os filhos e seu próximo, durante a existência. Mas amigos, a vida é essa: vários dias de satisfação e ternura, mesclados a outros tantos de desilusão e tristeza!
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Aproxima-se o dia 6 de agosto quando a presidenta do Tribunal Regional do Trabalho (4ª Região) – Des.ª Cleusa Regina Halfen cá virá (com muitas outras autoridades e convidados) para a festividade dos 50 anos de instalação da Justiça do Trabalho aqui (1.965) ensejo em que presidíamos a OAB local. Até hoje lembramos a peleja empreendida para que tivéssemos aqui dita Justiça, lutando contra óbices e resistências. Prevista uma sessão solene na Câmara Municipal, coquetel na Sede da mesma Justiça e jantar de confraternização (este por adesão), na data. Na coluna vindoura detalharemos melhor o tema.

Deixe sua opinião