No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Diversas 35440
Publicado em 04/03/2015

George Teixeira Giorgis

George Teixeira Giorgis

Advogado

Nesta localidade de Bagé, a Rua Capitão Álvaro da Cruz Marques está no Bairro Pedras Brancas. A Rua Jornalista João Alves Ribeiro fica na Vila Ipiranga. A Rua Poeta Camilo Rocha situa-se no Bairro Santa Flora. -*-*-*- Em francês, “nuage” = nuvem. “Planche” = tábua. “Hache” = machado. Em inglês, “meeting” = encontro, reunião. “Blind” = cego. “Desk” = carteira. -*-*-*- Língua portuguesa: “comezinho” = comum, usual. “Guatambu” = uma espécie de madeira própria para cabo de enxada, de machado, de foice. “Politeísmo” = religião em que há pluralidade de deuses. -*-*-*- Quando fomos estudar em Porto Alegre (em 1.951) os grandes colégios masculinos lá eram o Rosário, o nosso (Irmãos Maristas); o N. Srª das Dores (Irmãos Lassalistas); o Anchieta (dos padres jesuítas) e o Júlio de Castilhos (leigo, estadual, gratuito). Havia, ainda, o IPA, o Cruzeiro do Sul e o Farroupilha (de religiões protestantes ou evangélicas). Já os educandários femininos mais renomados eram o Bom Conselho e o Sévignè (de freiras, católicos) e o Americano (protestante). E o Instituto de Educação (Av. Osvaldo Aranha) o grande estabelecimento feminino oficial de ensino secundário.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Em 10/11/1.963, eleições municipais em Bagé, vitoriando-se o Dr. Luiz Maria Ferraz e o Prof. Frederico Petrucci (PTB) sobre a chapa Dr. Átila Taborda – major José Osvaldo Jardim (PSD – PL – UDN). O PTB elegeu a maioria da Câmara de Vereadores: Walter Alexandre de Almeida, Sedenir Martins, Wílson Tavares, Telêmaco Colares, José Carlos Teixeira Giorgis, Iolando Machado e Palmor Brignol. O Partido Libertador viu eleitos: Flávio Pilla Ribeiro, Camilo Moreira e Roberto M. Burns. E o PSD elegeu Jorge Mansur, Carlos Mário Mércio Silveira e Herculano Vaz Lopes. A posse aconteceu em 31-12-1.963. Em tal período, presidiram o Legislativo os Srs. Iolando Machado, Palmor Brignol (duas vezes) e Carlos Mário Mércio Silveira. Despontando o movimento militar de 31/03/64, houve a deposição de todos os prefeitos e vices das chamadas “zonas de segurança nacional”. Vagos aqui os cargos, sob “a pressão” do comando da antiga 3ª DC, os vereadores foram compelidos a reformular a Lei Orgânica do Município. E sob “sugestão” das autoridades militares o Sr. José Wílson Barcelos (diretor da CICADE) e o industrialista Darcy Barcelos (PL) foram eleitos pela Câmara e empossados à noite de 10/5/64, como prefeito e vice. O mandato da chapa Ferraz – Petrucci perdurou por quatro meses e nove dias. Tempos após foi cassado também o mandato do vereador Walter Alexandre de Almeida (antes, tinha sido aqui agente do extinto IAPI), como cassados, antes, haviam sido os da dupla Ferraz-Petrucci.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Por disposição contida num testamento, o testador poderá deserdar alguém, mas terá de ali declarar e expressar o “porquê” de estar deixando tal ordem. É a leitura do art. 1.964 de nosso Código Civil. -*-*-*- Aproximam-se “dias sombrios” para os brasileiros e para a economia brasileira, pelo menos neste semestre primeiro do corrente 2.015. De que maneira enfrentar essa “tempestade”? Cuidando-se das respectivas finanças, não fazer débitos novos, poupar, evitar-se a compra de coisas supérfluas (desnecessárias). Enfim, a regra básica: não se gastar mais do que se ganha (a não ser para enfrentar uma doença). -*-*-*- Nascido em 1.882 (Taubaté – SP) e morto em 1.948 Monteiro Lobato foi dos mais ilustres escritores brasileiros quer para o mundo adulto quer na edição de livros infantis. ****
Foi sepultado em POA antigo amigo e colega nosso, o ilustrado advogado Alcides Saldanha, que foi prefeito de Caçapava do Sul, ministro de Minas e Energia e suplente do senador Pedro Simon. Era orador de extraordinária eloquência.

Texto revisado pelo autor

Deixe sua opinião