No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Diversas 34371
Publicado em 04/02/2015

George Teixeira Giorgis

George Teixeira Giorgis

Até agora repercute o prestígio que encimou a posse de nosso amigo "Ico" Vaz de Moraes (filho de Sr. Joaquim e de dona Fermina) no cargo de Secretário Municipal da Fazenda. O auditório do andar superior do prédio da Prefeitura estava prenhe de gente e os discursos abundaram em número. -*-*-*- O art. 1.634 de nosso Código Civil (sobre "tutela") e os arts. 1.583, 1.584 e 1.585 (sobre "guarda dos filhos menores") vêm de sofrer alterações com a edição da lei nº 13.058 de 22-12-2.014. Advogados: atualizem-se! -*-*-*- A Vara de Família e Sucessões da Comarca de Bagé tem nova Escrivã, a bacharel bageense Patrícia Ventura Godinho, aqui formada na Urcamp em 2.001. Concursada no MP e, depois, no Poder Judiciário do RGS, atuou em São Gabriel, Bagé, Alegrete, Panambi, Ijuí e Santo Antônio da Patrulha (nas três últimas já como Escrivã), tendo agora se removido para o Foro da terra natal.

-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-

Vias públicas em Bagé: Rua Engº Lourenço Lahorgue (no bairro São Judas Tadeu). Rua Estado Palestino (no núcleo Stand). Rua Geraldo Machado Brião e Rua Simeão Campos Soares (no Passo das Pedras). Rua Olga Benário Prestes no bairro São Bernardo. Rua capitão Ciríaco Garcia de Vasconcelos no bairro Estrela D’Alva. Rua Jorge Abdala Kalil no loteamento São Pedro. Rua Bernardino Giorgis Sobrinho (nosso pai) no bairro Jordão. Rua Túlio Lopes e Rua Maurício Carneiro de Campos no bairro Popular. Rua Dr. Jônio Ferreira de Salles no loteamento Narciso Suñé. -*-*-*- O presidente de nossa Câmara de Vereadores necessita escolher uma comissão de alto nível de nossa sociedade (alto nível intelectual) para elaborar listas de nomes que realmente mereçam encimar muitas ruas de nossos subúrbios que ainda não têm denominação específica.

-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-

Prosseguindo na história das eleições municipais em Bagé, relate-se que, no pleito de 1º de novembro de 1.951, iniciou "o império" do Partido Trabalhista Brasileiro aqui e que se desenrolou até o surgimento do movimento revolucionário de 1.964. Em dita data o Dr. João Baptista Fico e o Prof. Frederico Petrucci foram eleitos prefeito e vice, superando os candidatos do PSD-PL e UDN, o Dr. Jerônimo Mércio Silveira e o Sr. José Gomes Filho (Pituca Gomes). O PTB fez seis vereadores: Iolando Machado, Lígia Farinha de Almeida, Amaro Robaina Corrêa, Gilberto Taborda, Dorval A. Arregui e Walter Dias da Costa. O PSD elegeu Tarcísio Antônio Costa Taborda, Antenor Gonçalves Pereira, Herculano Vaz Lopes e Protásio Rosa Fagundes. O Partido Libertador: Darcy Barcellos e Rev. Antônio Guedes. E a UDN o Dr. Arnaldo Faria. Em tal legislatura, o Dr. Arnaldo presidiu a Câmara em 1.952, 1.953 e 1.954. E o Sr. Protásio em 1.955. Em novembro/54 o Dr. João Fico renunciou o mandato, pois foi eleito deputado federal, completando o quatriênio o vice, Prof. Petrucci.

 

* Texto revisado pelo autor


Deixe sua opinião