No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

DIVERSAS 33343
Publicado em 07/01/2015

George Teixeira Giorgis

George Teixeira Giorgis

A Rua Dr. Eduardo Contreiras Rodrigues está na Vila Gaúcha. A Rua Dr. João Carlos Goudene no bairro Castro Alves. -*-*-*- Na língua portuguesa, “predito” = vaticinado, profetizado. “Gueto” = bairro de judeus, isolamento. “Emperrar” = empacar, parar. -*-*-*- O gen. Hermes Rodrigues da Fonseca (depois, Marechal) era nascido em São Gabriel (RS) e foi o 1º presidente da República gaúcho. Seu pai, que era engenheiro, contam, foi quem traçou as ruas e avenidas bem delineadas de Bagé, no final do século XIX. Hermes governou de 1.910 a 1.914. Era sobrinho do Mal. Deodoro da Fonseca. Na gestão do presidente Afonso Pena tinha sido ministro da Guerra. Segundo os historiadores, seu período foi politicamente muito agitado. Depois dele, os mineiros voltaram à presidência da República com Venceslau Brás, filho de um distrito de Itajubá. Formou-se em Direito em São Paulo. Venceslau ocupou vários cargos em Minas e no Brasil. E tinha sido vice-presidente de Hermes da Fonseca. Falando em mineiros, acabamos de ler a autobiografia de Benedito Valadares, que foi tudo na política das Alterosas. Foi lá nomeado Interventor por Getúlio Vargas. Foi um dos fundadores do extinto PSD (surgido para dar apoio ao Gen. Dutra – sucessor de Vargas). Foi prefeito de sua cidade natal, governador de Minas e senador, sendo (ao seu tempo) político dos mais importantes nas altas camadas da República.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Estava chegando de PoA quando, pela noite, Divaldo Lara estava sendo empossado na presidência da Câmara de Vereadores. Lá na capital recolhi seu convite via-celular. Agradeço-lhe e almejo-lhe gestão séria e realizadora. É um edil jovem, idealista e, no futuro, “pinta” como candidato anti-PT nas vindouras eleições municipais. -*-*-*- Na capital meu filho levou-me a conhecer (num dia para as visitas) o novo Estádio do Beira-Rio, do Internacional. Percorremos todas as suas instalações e, em realidade, é uma obra monumental! Gente velha, moça e crianças tirando fotos de todo aquele colosso naquela tarde de verão. Passamos pela estátua (há pouco inaugurada) do falecido craque Fernandão, uma excelente obra de arte. -*-*-*- Nosso companheiro da primeira série ginasial, no Auxiliadora, em 1.946, Zeno Dias Luiz (dono da Agência Lotérica Luiz, que herdara de seu pai Ulisses), foi sepultado na tarde de domingo. Pessoa boníssima e servidora, estava “esclerosado” há muitos anos, infelizmente. Sua filha já vinha sendo sua continuadora no negócio (filha única) e haverá de prosseguir na mesma senda laboriosa e realizadora do genitor.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Faleceu em PoA (onde se hospitalizara) a magistrada pelotense Drª Yvonne Isaacsson de Souza e Silva, juíza do Trabalho aposentada. Quando se criou e instalou, em Bagé, a antiga Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ) ela foi a primeira titular. -*-*-*- Em PoA, sucumbiu o Des. Mílton dos Santos Martins. Fora nosso contemporâneo lá na Fac. Direito da URGS (ele uns dois ou três anos mais adiantado). Filho de Soledade, quando era presidente do TJRGS coube-lhe vir a Bagé inaugurar o atual prédio de nosso Forum. -*-*-*- O que se instalará agora no belíssimo prédio (Bento Gonçalves com Marcílio Dias) onde estava situada a filial da Loja Krause (de Pelotas)? -*-*-*- Jovem médico (filho da DrªTânia e do Dr. Bispo) virá em breve clinicar entre nós. -*-*-*- Falando-se em médicos sempre se escutam comentários elogiosos à benemerência e ao sentido de caridade do Dr. Sidney Silveira Paiva. -*-*-*- Pessimismo é o vocábulo que emana das altas esferas governamentais do país para o ano que começa. Só resta rezar para que Deus ajude o Brasil!

*Texto revisado pelo autor

Deixe sua opinião