No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Diversas 32713
Publicado em 17/12/2014

George Teixeira Giorgis

George Teixeira Giorgis

Mais um lançamento histórico-literário na Livraria LEB, desta feita às 19 horas do dia 23. O bacharel e oficial de justiça aposentado Nílton Jobim Porcelis Matos (que sempre foi um cidadão apaixonado pela tradição gaúcha), autografará “Histórias que a vida me contou”. -*-*-*- Depois de tramitar por sete anos no Congresso Nacional, em 27-04-1.963 o então presidente João Goulart e o ministro da Justiça João Mangabeira enviavam à publicação o chamado “Estatuto do Advogado” (a lei nº 4.215). Povina Cavalcanti (no tempo) era o presidente nacional da OAB. -*-*-*- Somente poderá ser criada e instalada uma Subsecção da OAB nas comarcas que contem com mais de 15 causídicos. Em nosso tempo na presidência da OAB/Bagé instalamos as Subsecções de São Gabriel e Dom Pedrito. E o Dr. Limberger instalou a de Pinheiro Machado e a de Lavras do Sul. -*-*-*- Fatos antigos de Bagé: em 1.922, era criado (R. Bento Gonçalves esq. Barão do Triunfo) o cabaré dos Irmãos Machado, que a imprensa local classificava (ao ensejo) como “uma nova casa de vícios”. Em 1.923, era instalada, na Av. Sete, a loja “Relógio Monstro”. Em 1.924, criava-se aqui a Soc. União dos Cortadores. O 1º presidente foi o Sr. Francisco Fuchs. Em 1.925, eram eleitos Intendente e Vice-Intendente de Bagé o Dr. Carlos Cavalcanti Mangabeira (farmacêutico baiano) e o Sr. Adolpho Luiz Dupont (jornalista). Pertenciam ao partido dominante no RGS, o Republicano (de Borges de Medeiros). Em 11 de janeiro – 1.926, falecia o Visconde de Ribeiro Magalhães (de inesquecível atuação na vida comercial e industrial de Bagé). Em 1.927, formado em Medicina em PoA, iniciava o exercício profissional o Dr. Maurício Infantini Filho. E, no mesmo ano, sucumbia o Sr. Ovídio Candiota (pai de Bebeto e de Iracema), o varão que efetuou o 1º remate de animais na “Rainha da Fronteira”. Via pública, com seu nome, situa-se hodiernamente na Vila Hidráulica.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Na língua francesa, “toast” = torrada. E “printemps” = primavera. Em inglês, “ghost” = fantasma. E “blessing” = bênção. Em nosso idioma, “enleio” = travação, embaraço, enredamento. “Ostracismo” = proscrição, isolamento. “Reiterar” = repetir, renovar. -*-*-*- O casamento, o óbito e o nascimento são “registrados” em registro público. Já as sentenças que decretam a nulidade do casamento e o divórcio são “averbadas” em registro público. A “averbação” significa uma anotação à margem do registro primitivo. É o art. 9º de nosso Código Civil, combinado com o art. 10. -*-*-*- Pelo mesmo Código, o casamento religioso terá validade entre nós, equiparando-se ao casamento civil, desde que se respeite o que ditam os artigos 1.515 e 1.516.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Londres (capital da Inglaterra) tem o aeroporto mais movimentado do mundo. -*-*-*- Minha segunda neta Geórgia (2º ano de Administração de Empresas na PUCRGS) partiu ontem, em companhia do namorado e dos pais deste, para uma estada de trinta dias nos Estados Unidos. Gabriela, a neta primeira, ingressará em março no último ano de Direito (também na PUCRGS). E já redige a Monografia, que versará sobre tema de Direito Penal. Fora do horário das aulas ela faz estágio junto ao Ministério Público Federal de Segundo Grau lá na metrópole. -*-*-*- Instalada “sinaleira” na Av. Marcílio Dias com Rua Bento Gonçalves. -*-*-*- Nos primórdios da República o Brasil teve três presidentes paulistas: Prudente de Morais, Campos Sales e Rodrigues Alves. O sexto, na ordem, foi Afonso Pena (Minas Gerais), que faleceu em 1.909 (no final do mandato) cujo quatriênio foi complementado pelo vice Nilo Peçanha (natural de Campos RJ), que governou por um ano e quatro meses. Alagoas foi o berço dos dois primeiros chefes da Nação: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. -*-*-*- Presidente Dr. Roberto bastante satisfeito com o êxito do “gardenparty” de final do ano da classe no Bagé – Tênis Clube. Muitos advogados e familiares fizeram-se presentes. -*-*-*- Em Campinas, o Cel. Romário Conceição Ramos Guimarães veio de participar da festividade de 45 anos de sua formatura na Escola Preparatória de Cadetes. Foi declarado aspirante a Oficial em dezembro – 1.973, na AMAN, em Rezende. Na sua vida profissional serviu em Bagé (duas vezes), Amambaí (MS), João Pessoa (PB), Rio de Janeiro e Alegrete. Casado com odontóloga bageense, o casal viu formadas uma filha em Medicina e as outras duas em Odontologia. Ele curte hoje os dois netos varões.

Texto revisado pelo autor



Deixe sua opinião