No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Diversas 32374
Publicado em 10/12/2014

George Teixeira Giorgis

George Teixeira Giorgis

A profª Sarita Barros foi bastante prestigiada à noite do dia 2, quando, em nossa Biblioteca Municipal, autografou a obra poética “Raízes ao vento”. No ensejo, a Associação dos Amigos da Biblioteca festejava 80 aos da criação daquela repartição pública. -*-*-*- O Prof. Sávio Machado muito faceiro com a programação “Natal-paz e bem”, que ele planeja e organiza. -*-*-*- Na noite do dia 28, o ex-funcionário do Bradesco, hoje radialista e corretor de seguros, Sr. Francisco Carlos da Cruz Viçosa (alegretense), enxergou o plenário da Câmara de Vereadores preenchido por seus amigos e admiradores quando nosso Legislativo (proponente = Sr. Santo Geraldo Camacho – o Saliba) lhe outorgou “a cidadania bageense”, ele que veio para cá no 2º semestre de 1.988. Comoventes os depoimentos traçados num “telão”, como foram muito eloquentes os discursos, principalmente o do Dr. Décio Lahorgue.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
O advogado bageense e funcionário aposentado do Banco do Brasil, Dr. Antônio Carlos da Silva Lopes, faleceu na capital gaúcha, vítima de uma atroz moléstia. Ficaram irmã e irmãos aqui e em outros municípios interioranos. Casado com a Drª Vera Borba Bidone (médica) Antônio Carlos deixou três descendentes. -*-*-*- “Joca Tavares” (figura singular na história do RGS) nasceu na Vila do Herval em 1.816 e faleceu em Bagé em janeiro de 1.906. Seu nome era João Nunes da Silva Tavares. E, por seus méritos guerreiros, ganhou o título de “Barão do Itaqui”. O Dr. Edgard Lopes Lucas e o Dr. José Álvaro Corrêa dos Santos (advogados) são atentos pesquisadores de sua biografia. -*-*-*- Em Porto Alegre, há uma praça (Vila Ipiranga) com o nome do saudoso farmacêutico local Sr. Oscar Salis. E, partindo da Av. Protásio Alves em rumo ao Jardim Sabará, há a Rua Dr. Otávio Santos (consagrado criminalista bageense).
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
A Srª Marilene Alagia Azevedo foi muito prestigiada (na Casa de Cultura) quando autografou seu livro de poemas e poesias. Trata-se de uma autodidata. -*-*-*- Mestre de Reiki, o Prof. Jefferson Alves da Costa, morador em PoA, com todos os filhos graduados e pós-graduados, é muito entendido em assuntos maçônicos. E há pouco proferiu conferência na sua gleba natal (São Gabriel) na Loja Rocha Negra. Quando moço, cá em Bagé, ele presidiu a UBES e foi chefe de gabinete do prefeito Dr. Ferraz. -*-*-*- A 1ª reunião no Foro da Bagé, para fundar a Subsecção da OAB, na década de 30, contou com o comparecimento dos causídicos Drs. Arnaldo Faria, Camilo Teixeira Mércio, Júlio Oscar Gomes da Silva, Alziro Marino e Nazeazeno d’Almeida.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Em 1.931 formava-se em Direito, no RJ. o Dr. Thomaz Mércio Silveira (Tomazinho). Em seguida foi ser Juiz Municipal em Dom Pedrito. Nas décadas de 40/50 ele foi procurador jurídico do município de Bagé. Em 1.931 formava-se em Medicina (PoA) o Dr. Acrísio Jacintho Pereira, que aqui se devotou à Pediatria. E, ainda em 1.931, o Engº Dr. Lourenço Lahorgue, no RJ, era aceito como membro do Instituto Técnico Industrial da então capital do país. -*-*-*- Na sua redação o art. 1.511 do Código Civil frisa que “o casamento estabelece comunhão plena de vida, com base na igualdade de direitos e deveres dos cônjuges”. -*-*-*- No RGS, a partir de 1º de fevereiro vindouro, o salário-mínimo mensal da empregada doméstica passará de mil reais! -*-*-*- Está buscando aposentadoria o prestigiado fotógrafo local Sr. João Batista Bandeira. Promete, porém, seguir frequentando as festas da OAB aqui. -*-*-*- A bacharel Ângela Adélia dos Santos Magalhães, após décadas de preciosos serviços prestados ao Poder Judiciário Estadual, rumou à aposentadoria, deixando, em nosso Forum, folha excelente de trabalhos.

Texto revisado pelo autor.


Deixe sua opinião