No Ar
Folha do Sul
Web Rádio

Diversas 32108
Publicado em 03/12/2014

George Teixeira Giorgis

George Teixeira Giorgis

Deveras expressiva a sessão matutina da Câmara de Vereadores quando a direção, funcionários e colaboradores da “Folha do Sul” foram homenageados (com artístico diploma) ao ensejo das comemorações de seus cinco anos de fundação. A propósito, um de seus criadores, o gerente aposentado do Banrisul, Sr. Arlindo Thomaz, lá se fez presente.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
O Colégio N. Srª Auxiliadora, onde cumprimos o curso ginasial, engalanou-se e enfeitou-se para o lado da Av. Marechal Floriano, mudando para melhor sua fachada e recepcionando seus convidados, 6ª feira, pela noite, para um espetáculo de cultura e arte.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Por telefonema para a Drª Lúcia, soubemos que o Min. Paulo Brossard encontra-se recolhido em sua morada, no bairro Petrópolis, fazendo repetidas sessões de fisioterapia, para recuperar-se de lesão experimentada por queda em sua residência. Mas passa muito bem.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Fatos antigos: em 1.922, o Sr. José Gomes Filho admitia como seus sócios, na fábrica de velas e sabão e no armazém geral, os Srs. Dino Dini e Floriano Bittencourt. No mesmo ano, retornava para o RJ, com sua esposa Ana e filhos, o então Ten. Dilermando de Assis, após servir em nossa Guarnição Militar. Na eleição para “presidente” do Estado do RGS (mesmo ano), cá em Bagé, o Sr. Borges de Medeiros ganhava 3.316 votos e o Sr. Assis Brasil 1.297 (pica-paus versus maragatos). Ainda em 1.922, no interior de nosso município, com 65 anos, morria a viúva do famoso “Chico Diabo”, dona Isabel Vaz Lacerda. Em 1.923, os Srs. Rodolfo Moglia e João Prati Fº aqui organizavam firma para explorar a denominada “Charqueada Industrial”. Em 1.924 o Sr. Pedro Obino, no RJ, era laureado com um diploma na Escola de Engenharia. Na ocasião, os Srs. Vicente Gallo e Xavier Rosado fundavam aqui a Tabacaria Gallo. Na oportunidade, também, os Srs. Nércio e Gentil Peduzzi instalavam o Bazar da Moda na confluência da Av. Sete com a então General Neto (hoje R. Juvêncio Lemos). Ainda em 1.924, na General Osório com Dr. Veríssimo, era inaugurado o Rinhadeiro 12 de Outubro (rinhas de galos). Na mesma época, com animado baile, organizado pelos Srs. Raul Candiota, Dorval Ferrugem, Osvaldo Gelcich e Henrique Lay, tomava posse a nova diretoria do Clube Caixeral. Em 1.924, ainda, faleciam duas pessoas importantes na vida bageense: o historiador Jorge Reis e o Prof. Charles Dupont. No tempo, presidia a Assoc. Comercial o Sr. José Gomes Filho. Presidente do Clube Caixeral era o Sr. Licínio Rodrigues da Silva. Presidente do Clube Comercial o Dr. Ildegardes (Guia) Vinhas. Do Guarany F. C. o Dr. Camilo Teixeira Mércio. Provedor da Santa Casa o Dr. Carlos Cavalcanti Mangabeira. Presidente da Soc. Italiana o Sr. Eurico Saggiomo. A 29-08-1.925, no RJ, falecia o ex-Intendente de Bagé, Dr. Augusto Lúcio Figueiredo Teixeira.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Em inglês, “offside” = em impedimento. “Shop” = loja. “Turkey” = peru. Em francês, “roi” = rei. “Donner” = dar. “Aujourd’hui” = hoje. -*-*-*- O lavrense Dr. Arlindo Ferreira de Souza, engenheiro-civil, pai do ator Paulo José, por muitos anos (décadas de 40-50) foi chefe do DAER cá em Bagé. Era consorciado com dona Carmencita Gómez. O casal era muito amigo de nossos pais. -*-*-*- Em 1.930 colava grau na Fac. Direito de Pelotas o saudoso causídico Dr. Mariano Niederauer. Outrossim, seu filho, Dr. Ruy, auditor militar aposentado, em breve irá à “Princesa do Sul” para festejar, junto com colegas remanescentes, 60 anos de formatura na mesma Faculdade em que o genitor colou grau.

Deixe sua opinião