Diversas - 1 de abril de 2020
Publicado em 01/04/2020

George Teixeira Giorgis

George Teixeira Giorgis

Em nossa língua portuguesa, “bulhufas” = coisa nenhuma. “Espinafrar” = repreender, descompor. “Focinhar” = revolver com o focinho.

-*-*-*-*-*-*-*-*-*-

         Pela nossa Constituição Federal, art. 220, “a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação sob qualquer forma, processo ou veículo, não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição”. Pelo nosso Código Civil, para que um negócio jurídico seja válido necessário é que haja “agente capaz”, “objeto lícito, possível, determinado ou determinável”; e “forma prescrita ou não defesa em lei”. “Não defesa em lei” significa “não vedada em lei”.

-*-*-*-*-*-*-*-*-*-

         Gil Vicente, pela crítica, é considerado o maior dramaturgo da literatura portuguesa.

-*-*-*-*-*-*-*-*-*-

         Xenofonte foi historiador, filósofo e general ateniense. E Xerxes foi nome de rei da antiga Pérsia.

-*-*-*-*-*-*-*-*-*-

         Emile Zola constituiu-se num escritor francês que fundou o Naturalismo (junto com outros autores). Winnipeg é importante cidade do Canadá.

-*-*-*-*-*-*-*-*-*-

         Derrubada a ditadura Getúlio Vargas (29-10-45) houve eleições presidenciais livres no Brasil (não havia desde 1.934) em 02-12-45. Os principais candidatos: o ministro da Guerra de Getúlio, o Gen. Eurico Gaspar Dutra (que venceu por larga margem) e o Brigadeiro Eduardo Gomes, pela oposição (UDN, etc.). Dutra foi candidato da coligação PSD-PTB. Na época, o PSD era o grande partido nacional. Getúlio fundara o PSD para abrigar os ricos e as classes conservadoras. E fundara o PTB para albergas as classes laborais, a fim de que estas não derivassem para o Comunismo do líder Luís Carlos Prestes.

-*-*-*-*-*-*-*-*-*-

         Heitor Villa-Lobos, falecido em 1.959, é tido como o maior compositor brasileiro.


Deixe sua opinião