Um olhar para o futuro da Educação
Publicado em 19/02/2020

Faisal Karam

Faisal Karam

Foto: Itamar Aguiar/Especial FS

A partir desta terça-feira, 18 de fevereiro, 85% da rede pública estadual retoma as atividades em mais de duas mil escolas. São cerca de 800 mil estudantes que voltam das férias com expectativas, sonhos, projetos e pensando no futuro. O ano de 2019 foi de importantes mudanças e transformações na Educação do RS. O novo plano de carreira do magistério, aprovado a partir de convocação extraordinária da Assembleia Legislativa no fim de janeiro, renova as perspectivas para a área. Tínhamos um plano de carreira que datava de 1974, com leis complementares e que foram se adequando conforme os interesses de governos e da categoria.

Ainda em 2019, trabalhamos muito na reorganização da rede, na diminuição da reprovação e da evasão escolar, na reorganização das práticas pedagógicas. Temos certeza de que 2020 será um ano de colheita.

Os resultados, acreditamos, virão a partir de avanços nos índices na área da Educação. Também com a modernização e a otimização de rotinas, a partir da consolidação, em toda a rede, do diário de classe on-line, que permite, entre outras funções, que pais acompanhem em tempo real a frequência dos estudantes, suas avaliações e desempenho.

A Escola Gaúcha, nossa nova política de Educação, está sendo implementada e discutida amplamente com as escolas e as Coordenadorias Regionais desde o fim de 2019. Com ela, buscamos uma política clara de educação, articulada e comprometida com o futuro e com a formação integral das nossas crianças e jovens.

Temos excelentes profissionais na rede estadual. O governador Eduardo Leite sempre destaca, e gostamos de reiterar, que as mudanças são importantes e necessárias – se não precisássemos de mudanças, os índices de educação seriam melhores e não teríamos chegado à situação atual.

Além de ações efetivas, precisamos do apoio de toda a sociedade – pais, alunos, professores, servidores, deputados estaduais e federais, Ministério Público, Tribunal de Contas. É um momento de agradecimento, mas também um momento de refletirmos e colocarmos em prática o que vem pela frente. Lutamos por dias melhores, na Educação e pelo Estado do Rio Grande do Sul.


Deixe sua opinião